1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com a HD4870

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Enjoy_&_Relax, 5 de Janeiro de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 1504)

1. Enjoy_&_Relax

Enjoy_&_Relax Power Member

Boas

Precisava de alguma dica/solução para um problema da gráfica que já me atormenta desde que montei o meu novo pc. Tem +/- 2meses de vida.

Partindo para a descrição do que se passa... para quem possui e percebe de graficas ATI de certeza que já ouviu falar do VPU Recovery. O que me acontece são constantes erros(aleatórios,tanto pode ser 10minutos após começar a jogar,como 1hora) de Vpu Recovery Error. O jogo minimiza, sou enviado para o desktop e surge uma mensagem de erro de vpu recovery. Clicko em enviar relatório ou não, e volto a maximizar o jogo e lá continuo. Algumas vezes crasha-me mesmo o jogo,mas a maioria não. Isto começa a ser irritante e incompreensível. Só me acontece em jogos mais pesados tipo gta4,farcry2... se tiver a jogar por exemplo pes2009 é rarissimo dar o tal erro.

Desd o 1º dia após montar o pc que isto me acontece, seja 1vez em 1hora,seja 5vezes em 2horas,é aleatório.

No inicio quando isto me apareceu pelas 1as vezes perdi horas a pesquisar e a perguntar no forum oficial da ATI,mas em vão..realmente encontrei muita gente com o mesmo problema mas nenhuma solução para o meu caso.

Grafica em questao. Powercolor HD4870 PCS+ 1GB

Possíveis causas:
    1-->Suposto problema da bios do GPU, vim a descobrir que a minha grafica era a 2nd version do modelo,e por isso ja vinha com a bios mais recente. posso postar a versão se necessário

2-->Fonte de alimentação fraca. Impossível, a minha fonte é esta: custou 60euros em novembro de 2008, é fonte para crossfire/sli, com bastante amperagens nos 12v. http://www.ocztechnology.com/products/power_management/ocz_600w_stealthxstream_power_supply
    Amperagens-> http://www.ocztechnology.com/drivers/600wchart.JPG

3-->Temperaturas. Vim a saber que esta placa aquece pa caraças e por isso mesmo comprei esta versao PCS+(cooler xpto,lol) para evitar problemas com isso. Ela em Idle anda nos 47º/48º graus, em jogos vai me aos 55º/58º graus. pelo que li na altura a temp tá excelente para a grafica que é.

4--> Overclock. Tanto me acontece o vpu recovery error em OC(oc baixo) como não. A placa tá nos 790mhz, que era suposto ser o OC de origem,mas ela veio nos 750mhz( gpu sem oc de origem).

Report do Gpu-z --> http://gpuz.techpowerup.com/09/01/05/8m8.png

Specs do meu pc.
    Core2Duo E8400
    2x 1gb Kingston8500 1066mhz ddr2 (dual channel)
    Asus P5Q-E p45chipset
    Disco Seagate 500gb
    Win Xp Pro SP3 32bit
    Drivers ATI 8.12 (nos 8.11 tb me acontecia o mesmo erro)

Obrigado por qualquer ajuda futura

2. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

defacto é estranho !!

espera pelas Catalyste 9.1 que devem chegar para a semana, se não resolver manda para RMA, visto que a bios já é a recente !!

3. amigo expertimenta por isso 750 es capaz de te safar

4. Enjoy_&_Relax

como referido no meu post, a 750mhz acontece o mesmo

5. erdnagama

erdnagama Power Member

Tenho exactamente o mesmo problema mas só acontece com o Pes2009 e GTAIV!
    A gráfica é exactamente o mesmo modelo.

De resto parece que descreves-te o meu problema com exactidão cirurgica...

Tou a pensar mandar o bicho para RMA, mas primeiro gostava de ter a certeza.

Cumps

6. Enjoy_&_Relax

Somos muitos por aí,lol

O que só prova que o o problema n está na placa, mas sim em qualquer software ou opção por trás.
    Drivers? Um programa qualquer(da board por exemplo) k esteja a dar conflito ? chipset ? Windows ?

sei la...pode ser tanta coisa, algumas com mais probabilidade k outras..mas possibilidades sao muitas. se tivesse na bwin metia pasta nas drivers,lol.

O que vale é que o problema n é assim mt annoying. ha sempre a esperança k se resolva.
    Ja agora, RMA, como funciona isso no caso de uma gráfica? E qual o prazo máximo após compra?

Última edição: 6 de Janeiro de 2009
  7. cesaroco

cesaroco I'm cool cuz I Fold

ja tive esse problema e a unica maneira de resolver foi mesmo RMA... em principio vais te rde a mandar para la

8. erdnagama

erdnagama Power Member

O RMA, caso indiquem o contrário (para mais sempre), tens no minimo 2 anos.

Como a placa tem no mercado menos de 1 ano tas a mais que tempo para mandar o bixo para trás.

O problema não é esse, mas sim ficar sem jogar entretanto...

cesaroco, o problema resolveu-se com o RMA? qual era o problema da gráfica? disseram-te?

Cumps

9. sniperfox

sniperfox Proud Donor

Tenho uma gráfica dessas mas é a de 512Mb. Nunca tive esse problema .

Desculpem lá mas o que é o RMA ? lol

10. Rodolfo Pereira

Rodolfo Pereira 1st Folding then Sex

re

Return Merchandise Authorization

Abraço

11. Enjoy_&_Relax

tem limite após compra?

12. Rodolfo Pereira

Rodolfo Pereira 1st Folding then Sex

re

Tem, os 2 anos de garantia. Enquanto estiver na garantia podes enviar para RMA.

Abraço

13. erdnagama

erdnagama Power Member

Já o tinha dito atrás...

14. Traveller99

Traveller99 Xtreme BOINC

eu também tenho uma HD4870 1Gb mas é a da Sapphire.. já não é o primeiro caso que vejo em a Powercolor PCS+ dá problemas.. nunca tive problemas com a minha, já a tive com OC e sempre a rodar tudo direitnho.. o melhor mesmo é mandar para RMA..

15. Higarian

Higarian I'm cool cuz I Fold

Tenho uma powercolor4850 e tb me acontece isso num jogo o Gird nos outros mesmo pesados nao me dao problemas, por isso acho que deve ser do software (espero eu). Ja exprimentaste fazer scan de artefactos?

16. shaos

shaos Power Member

eu tinha tive esse problema quando a comprei e a resoluçao foi simples, foi so ir ao menu Ati overdrive,onde diz Enable ati overdrive,basta desceelecionares esta opçao,e comg numca mais deu esse prob

17. hguia

hguia Power Member

tb quando tive a minha ati era assim q solucionava.
    postem aqui se deu resultado

18. Enjoy_&_Relax

n,continua igual.

19. Higarian

Higarian I'm cool cuz I Fold

A minha tb agora tb me aparece de vez em quando o raio do vpu recovery em alguns jogos como o tf2 ou source:005:. Ja instalei os ultimimos drivers e nada. Mas tambem nao sei se é razao para mandar para a rma porque so acontece ocasionalmente.

20. Serod

Serod Banido

Isso aconteceu-me bastante com as drives 8.12, faz downgrade para as 8.10 e vê se volta a acontecer.

Partilhar esta Página