1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com a Memória RAM

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Fr0stY, 9 de Agosto de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 1847)

1. Antes de mais boas a todos! Sou novo neste forum mas pelo que li todos parecem ser bastante atenciosos por isso parabéns!

Agora cá vai, eu decidi fazer um upgrade à minha ram, tinha 2x ddr333 de 256mb e quis por 2x 512mb. Fui a loja em que costumo comprar material informático disseram-me que só tinham uma (ddr333) e levei-a. Cheguei a casa instalei a de 512mb k tinha comprado com uma das de 256mb que tinha anteriormente e funcionou sem problemas obtendo a memoria total de 756mb. Hoje fui a outra loja e nao tinham nenhuma de 512mb ddr333 mas tinha uma 512 ddr400 e informaram-me que funcionaria com a de 512 ddr333, obtendo no entanto apenas a capacidade de uma ddr333. Cheguei a casa tentei instalar as duas e o computador ligou. Fui ver a capacidade e apenas estava a funcionar a 512mb. Depois de algumas tentativas reparei que so a ddr400 estava a funcionar e a ddr333 tinha deixado de funcionar (tanto sozinha como com uma de 256mb). Que devo fazer? Já me tinham dito o que senhor da segunda loja me disse, ou seja, que uma memória de ddr400 com uma ddr333 funcionariam as duas como 333. Será que o problema é da memória de 512ddr333 (primeira que comprei e que funcionou até à ligaçao em conjunto com a ddr400) ou será problema da 512ddr400 que poderá ter a "habilidade" de avariar as memorias que entra em contacto?

Obrigado e Cumprimentos :)

2. Prodigy

Prodigy Suspenso

poderá e ser uma incompatibilidade entre as duas, quais são os timmings das duas? e que board tens?

3. A board é uma ECS P4VXASD2+.
    Quando aos timings nao sei como se vê.. mas o modelo das memórias é:
    Kingston KVR333X64C25/512
    Kingston KVR400X64C3A/512

4. Techdoctor

Techdoctor Power Member

Teoricamente uma DDR400 funciona bem a 333MHz, mas na prática depende muito da board (principalmente da estabilidade desta).
    Se ainda por cima a colocares em conjunto com DDR333, tanto pode dar como n. Só testando.

Conheço casos em q n houve problema nenhuma (p.ex., comigo há uns tempos) mas tb conheço outros q experimentaram 2 e 3 marcas diferentes e n conseguiram juntá-las.

Faz + 1 teste: coloca no socket nº1 a 512MB/333 e no nº2 a 512MB/400 e verifica se as encaixaste mesmo bem.
    Se te continuar a dar mal, então vai à loja devolver a DDR400 pq n te vai servir para nada.

Última edição: 10 de Agosto de 2006
  5. E em algum desses casos a alguma ram ficou danificada? é que o meu grande problema é mesmo a ram de 512 ter ficado estragada.. Será que eles me trocam?

6. Techdoctor

Techdoctor Power Member

N foi pelo facto de a teres ligado em conjunto com a outro q ela poderá ter ficado queimada.
    Só se n a encaixaste correctamente e mesmo assim n creio q ela queimasse.
    Para a memória queimar tinhas q a montar ao contrário e isso n me parece fácil... :)

Testa-a novamente isolada. E verifica bem o encaixe (tens q ouvir os 2 cliques, 1 de cada lado).

Se confirmares q ela deixou mesmo de funcionar e n apresenta sinais de queimadura, leva-a à loja q eles trocam isso.
    Diz-lhes apenas q deixou de funcionar. N precisas falar dos testes com a outra senão podem "cortar-se" a fazer a troca.

7. ok eu vou testar outra vez.. acho k a inseri correctamente e ela nao apresenta sinais absolutamente nenhums de queimadura. Pode ser que eles me troquem obrigado pela ajuda :)

8. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Tens k meter a ram que tem mais velocidade no 1º slot. Isso ja´me aconteceu a mim, depois disseram-me isso, pus então a mais rapida no 1º slot e a outra no 2º e passou a funcionar.

9. vascorama

vascorama Power Member

na bios deves ter quase de certeza a frequência ram(DRAM Frequêncy) em auto, ao instalares duas rams com frequências diferentes a bios vai definir o clock delas pela mais rápida das duas(desde que a board suporte qq uma das duas frequências), ou seja a tua board está a dar-lhe 200mhz(ddr 400) e a de 166(ddr333) não gosta, define na bios para elas trabalharem a 166 mhz(ou ddr 333) e já deve aparecer 1gb, pelo menos já me aconteceu isso duas vezes em pc´s diferentes e resultou.

10. netrider

netrider Power Member

Boas...

A bios pode ficar embaralhada, mas normalmente funciona sempre a velocidade mais baixa, nunca à mais elevada por defeito.

Os teus Kingstons são single side (chips só de um lado) ou double side (chips dos dois lados) ?
    Pode ser mesmo uma incompatibilidade entre eles. Em principio a tua board, pelo tempo que tem, não gosta de ddr single side (de maior densidade).

P.S.: Por acaso não estás a usar os 256 Mb. Não mistures memória DDR com SDRAM !!!

11. Não resultou :(

Tentei com as duas frequências que estao na bios (133mhz e 166mhz) e n deu. A de 512 ddr333 ja n funciona sozinha nem com 133mhz, 166mhz nem com auto. Além disso a de 256 ddr333 k tenho deve ter a msm frequencia da de 512ddr333 e msm assim quando as coloco juntas só dá a de 256ddr333.

As duas rams sao double side, só as de 256 é que sao single side.
    É tudo ddr, nao tenho sdram.
    -------------------------------------------------------------
    De qualquer forma eu acho que se a de 512mb ddr333 estivesse em condiçoes daria sozinha o que nao acontece. Vou ver se me trocam a de 512ddr333 por uma 512ddr400

12. Já me trocaram a ram. Obrigado pela ajuda :)

Partilhar esta Página