1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com a Motherboard ou a BIOS

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por José Alberto, 7 de Outubro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 567)

1. José Alberto

José Alberto Power Member

Há uns meses que tenho (ou tinha) o meu Q6600 a 3200Mhz (8x400) e a memória 1:1, mas hoje reparei que por um qualquer motivo a velocidade estava muito mais baixa que a de fábrica que no caso deste processador que é 2400Mhz.

Deixo aqui umas imagens do CPUz:

Como podem ver o FSB é muito baixo MAS no BIOS o seu valor é de 400. Curioso que todos os valores estão gravados para OC (e assim aparecem, posso fotografar isso se quiserem) mas depois ao iniciar o Windows a velocidade muda).

O que poderá ser?

Vou continuar a investigar.

2. apoc

apoc Power Member

o multiplicador disso devia ser 9 e não 8 ... qd fizeste oc desligaste o speedstep? pode ser ele q esteja a gerir o sistema ....

3. José Alberto

Antes de mais obrigado pela ajuda.

Coloquei 8 porque outro membro assim recomendou (8x400=3200). O SpeedSteep está ligado, mas assim os valores deviam ser 2400 (6x400) e 3200 (8x400), pelo menos antes de descobrir este problema era assim.

Outro dado: tenho memórias Team Elite 800Mhz combinadas assim 1024+512+1024+512, e aparentemente todas a funcionar normalmente.

Aqui uma foto dos settings de OC no BIOS:

Faltou referir que todo o sistema está actualizado, desde o BIOS até o ultimo update do SO.

4. José Alberto

Fiz Load Safe Defaults e coloquei os valores de fábrica para o Q6600. Agora ele anda entre os 1600 (6x267) e 2400 (9x267---> os tais 267).

A memória já está a 400Mhz mas não sei o que se passa com esses 267 que deviam ser 400 (no caso do multiplicador ser 8).

Outra coisa que acabei de fazer foi desinstalar o VMWare. Hum...

PS1: e agora a memória voltou aos 267. É isto o que está a falhar!

PS2: mudei a pilha da MoBo mas o problema continua. Não estou a ver o que se passa, parece como se o sistema estivesse bloqueado a esse valor 267.

Última edição: 7 de Outubro de 2008
  5. apoc

apoc Power Member

update a bios .. pode ser algum bug ...

6. José Alberto

Editado por mim às 23:21 porque a moderação, na minha opinião, não fez o que estava certo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Post das 16:12

A BIOS é mais mais recente (sem contar com a beta disponível). Estava precisamente pensando voltar à versão anterior.

Espero que seja isso.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Post um pouco mais tarde, às 17 horas

Fiz downgrade para a BIOS F11 mas a situação está na mesma.

Isto é muito esquisito, estive a ver tudo com cuidado e não vi nada a mais ou a menos nos settings.

...e outro minutos depois

Uma imagem de outra thread e de outra época: Março deste ano.

Com a mesma BIOS F11, os mesmos componentes, o mesmo SO, etc, vejam os dados:

Onde hoje marca 267 (e não deixa passar daí) antes marcava 425 (ou 400, que era o que tinha).

Numa última tentativa, fiz Clear CMOS mas o problema se manteve.

O interessante é que se colocar os valores de fábrica do Quad estes são aceites. O problema é que não deixa fazer OC.

Neste momento, com EIST ligado (como sempre) tenho 1600Mhz (6x267) e 2400Mhz (9x267). Noutras palavras, tenho 800Mhz menos do que tinha há uns dias....

Daqui a pouco mando mail à loja.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Post às 22 e tal

Problema solucionado :cool:

Fiz alguma pesquisa no Google e cheguei a este tópico:

http://forums.anandtech.com/message...ORDFRM=&STARTPAGE=1&FTVAR_FORUMVIEWTMP=Linear

E como podem ver deve haver muita gente com o mesmo problema, só que no meu caso se manifestou (feliz ou infelizmente) tarde. Nesse mesmo tópico apareceu esta solução:

...e resultou! Já reiniciei o computador, também desliguei durante vários minutos e voltei a ligar e os settings se mantêm.

Fica como referência futura. 23:26

Última edição: 7 de Outubro de 2008

Partilhar esta Página