1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com a Temperatura do CPU

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por mylastword, 27 de Março de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1836)

1. Boas,

O meu problema é o seguinte:

Motherboard - 42 °C (108 °F)
    Processador - 85 °C (185 °F)
    Aux - 29 °C (84 °F)
    Diodo GPU - 57 °C (135 °F)

Como podem verificar, a temperatura do meu Processador atinge os 85 ºC (quando estou a jogar por exemplo, CS 1.6 este chega mesmo aos 95 ºC). Passado uma hora +/- de o PC estar ligado, ele desliga-se completamente sozinho, e quando inicio o mesmo, aparece "CPU Over Temperature Error", eu pressiono F1 e o CPU inicia normalmente..

Tenho o seguinte PC:

Processador - Intel Pentium 4 630, 3000 MHz (15 x 200) [Fiz um pc própriamente para jogos como CS/Starcraft].
    Motherboard - Asus P5GPL (3 PCI, 3 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 4 DDR DIMM, Audio, Gigabit LAN).
    Memória - 512 MB PC3200 DDR SDRAM (3.0-3-3-8 @ 200 MHz) (2.5-3-3-7 @ 166 MHz) (2.0-2-2-6 @ 133 MHz). [duas destas]
    Placa Gráfica - NVIDIA GeForce 6600 LE (256MB)
    Disco - ST3250823AS (250 GB, 7200 RPM, SATA).

Gostaria de ter a vossa ajuda, aceito sugestões claro.

Obrigado.

Última edição: 27 de Março de 2008
  2. luxboy

luxboy Power Member

xii.. tenta limpar o po acumulado no dissipador e no ventilador do cooler.. e renova a massa termica..

3. Hum ok. Acho que o problema nao é devido ao pó, porque limpei o CPU à 1 mês mais menos.. Mas de qualquer das maneiras, eu limpo outra vez..
    Já agora, como e onde é que eu renovo a Massa Térmica? (Desculpa a ignorância ;p)

Obrigado.

4. Já agora, diz-me como estão as velocidades das ventoinhas?? É que para atingir essas temperaturas, cheira-me mesmo a ventoinha desligada...
    Renovar a massa térmica, é comprar nova em qualquer loja de electronica ou informática, e limpar a antiga e meter nova, entre o dissipador e o processador!!!

5. Eu utilizo o EVEREST Ultimate Edition, já estive a procurar e não encontro.
    Podes-me dizer onde posso encontrar as velocidades das ventoinhas sff?

Obrigado.

6. A maneira mais fácil e basica, é na BIOS, mas se instalares o software que vem com a board, também te vai dar todos os valores!! Aliás, acho que o melhor é mesmo instalares o software da board, não vá o everest está com problemas de compatibilidade com essa placa!!
    Vê mesmo é na BIOS ;)

7. Eyeless

Eyeless Power Member

é muito provável que a cooler não seja grandes coisas, talvez é a de origem. Convém tu mudares isso, comprar uma Thermaltake ou alguma da Cooler Master, depois disso também como disserem renovar massa térmica porque pode ser que a que esteja lá não seja das melhores. E também é possível a caixa ser um bocado pequena e não haver muita circulação de ar na caixa.

8. fabio-8800gts

fabio-8800gts Power Member

Essas temperaturas cheiram me a cooler da intel. Não devo tar enganado. Eu tenho um p4 624 3200 a as temperaturas eram quase essas nunca chegou aos 85. Comprei um cooler, um asus v-60, pasta termica nova e agora nos jogos nao passa dos 52 53.
    Cumpz

9. MadLance

MadLance Power Member

Antes de mais gostaria de te dizer que e pretinente que resolvas esse problema, dado que ao manteres o processador com essas temperaturas estas a diminuir em grande escala a vida util do mesmo, o facto de ele ir a baixo tem a ver com o valor do CPU Temperature thershold seja a volta dos 90º a 100º depende do modelo, atingindo essa temperatura ele desliga-se para evitar danos no CPU.

Nao deixei de reparar que para alem do CPU tambem a tua motherboard esta a uma temperatura muito elevada, o que tambem indica que o ar nao esta a circular devidamente no interior da tua caixa. Quantas Fans tens de saida e de entrada?
    Os cabos tao devidamente arrumados e organizados bem?

Quanto ao cooler aconselho-te antes uma Zalman, sao faceis de instalar, em puro cobre e a pasta termica que vem com ela sao de alta qualidade, podes verificar em varios testes, reduzem a temperatura muito eficazmente.

Quanto ao programa para veres a temperatura/velocidade, procura o ASUS PROBE, é o mais indicado para motherboards da Asus.

Para renovares a massa termica, basta retirares o cooler, suponho que seja o de origem, assim sendo os coolers da intel têm umas patilhas que basta levantar, julgo que sao cinzentas ou algo do genero, o processo deve ser feito com cuidado ( ja me aconteceu arrancar o processador da motherboard porque a massa termica tava colada ao dissipador), depois tiras o dissipador, com um bocado de jornal fazes genero de um triangulo de forma a ganhar rigidez, limpas toda a massa termica com isso. depois e so aplicares a massa termica de forma uniforme e colocar o cooler por cima.
    P.S.: Nao te esqueças do cabo que liga o cooler :) tens de o desligar.

Outra coisa, seja qual for o cooler que comprares nao vas pelo seu tamanho, procura antes a qualidade dos materias e a sua eficacia, quanto maior, mais dificil de instalar, em muitos dos casos se a caixa for pequena tens de tirar o pc todo ca para fora.

Se precisares de mais alguma coisa diz
    Espero ter sido util
    Cumps

10. AlmaMater

AlmaMater Power Member

o MadLance disse tudo.... :) Podes tb limpar a massa termica com 1 produto própio e tb há quem o faça com acetona...

Eu mudava já esse cooler do CPU... tenho um Orb da Thermaltake que é muito porreiro.. pode não ser dos melhores mas é fixe! parecidos ao Zalman

As fans da caixa tens que ter uma à frente a meter ar.. se der para uma de 120mm melhor ainda.. depois metes outra a tirar o ar atrás da caixa! se preferires e se n te importares com o ruido metes tb uma a tirar o ar no topo da caixa (opcional) :)

11. shockeerc

shockeerc Power Member

Acetona não é muito bom. Embora limpe impecável deixa residuos e é abrasivo.

A melhor coisa é Alcool isopropilico.
    Não havendo... alcool a 96%.

Limpas cooler e cpu primiero com papel higiénico até n conseguires tirar mais.
    Aplicas um pouco de alcool num pano seco e que n deixe pelo e limpas o restante.

Com o CPU no socket aplicas um pouco ao centro do mesmo tipo um grão de arroz mais gordinho e espalhas por todo o CPU.

No final poes um bocadinho de nada... bem menor que um grão de arroz no centro e colocas o Cooler em cima.

12. AlmaMater

AlmaMater Power Member

pois eu nunca usei acetona não sei o resultado final :) o alcool parece-me bem !

13. shockeerc

shockeerc Power Member

Para que isto não acontecça deves ligar o PC já com a tampa aberta e deitado prontinho a sacar o Cooler.

Ligas o bicho e vais dar uma curva de 2 3 minutos.

Quando vieres desligas o PC e sacas o Cooler.

Em principio não tens problemas.

14. Boas,

Deveria de ser mesmo problema de pó.. Não entendo, tinha-o limpo há um mês a trás :/ O processador neste momento está a 41 ºC (tendo em conta que dantes estava a 85 ºC)

Obrigado pessoal.

Por agora, está tudo bem :p

15. luxboy

luxboy Power Member

ou o pó.. ou mal encaixado.. e estava semi apoiado no cooler..

16. AlmaMater

AlmaMater Power Member

ya mal encaixado... pk o pó não faz o gaxo ir aos 85º só se for carradas de cotão lol

Partilhar esta Página