Problema com a velocidade do processador

batatadoce

Power Member
Tenho um portatil com i7 2630QM que nunca deu problemas, agora ha pouco tempo aquecia demais. Limpei, pus massa termica cool master, formatei. Mas o problema mantem-se. O processador tem velocidade maxima de 2.0Gz e turbo de 2.9Ghz. Acontece que esta sempre os 4 cores nos 2.9Ghz mesmo em idle, e nao tem processos manhosos porque formatei.
Só consegui resolver o problema andando a mexer no windows 10 nos power settings no processor power management, tenho de limitar a velocidade maxima e minima, mas assim fica lento.

Nao sendo um expert parece que o speedstep nao esta a funcionar e porta-se como os processador antigos, dá tudo o que tem pra dar todo o tempo.

Ele andava sempre no high performance sem mexer nos settings e nunca deu este problema e era um PC bem construido e muito fresco (claro tirando em jogos com a placa dedicada a funcionar) mas nunca mais jogou ate porque ja nao tem capacidade pra jogar a nada ha muito tempo.

Alguem sabe ajudar, que raio se passa?
 
ia por ali acima, ja andava em 91 no hwinfo, a ventoinha parecia um aviao, e a caixa quente mas mesmo quente. claro que tive de bloquear senao ia o portatil pro galheiro. È velhito mas tenho desktop e pra trabalhar da jeito e nao via ainda grandes limitacoes.
 
Pasta de dentes cooler master... xD

É péssima a pasta térmica, usa a MX-4 ou a Grizzly (não sei o nome completo desta última pasta térmica, mas é tipo grizzly krionaut... é por aí xD)

Depois vê se não melhora... Se não melhorar, corre o ThrottleStop e desliga o Turbo Boost, deve-te ajudar...

De resto... @Spartacuss Será que dá para fazer Undervolt neste CPU?

Boa sorte
 
Até agora não encontrei forma de fazer undervolt em processadores bloqueados/os normais os portáteis em processadores de 1ª,2ª e 3ª geração, nunca tive um 2630qm na mão, mas o sucessor, por exemplo o 3630qm não dá para fazer.

Testei com bios desbloqueada e o que acontece é que ao baixar a energia que recebe ele baixa o clock automaticamente.
 
Tenho um portatil com i7 2630QM que nunca deu problemas, agora ha pouco tempo aquecia demais. Limpei, pus massa termica cool master, formatei. Mas o problema mantem-se. O processador tem velocidade maxima de 2.0Gz e turbo de 2.9Ghz. Acontece que esta sempre os 4 cores nos 2.9Ghz mesmo em idle, e nao tem processos manhosos porque formatei.
Só consegui resolver o problema andando a mexer no windows 10 nos power settings no processor power management, tenho de limitar a velocidade maxima e minima, mas assim fica lento.

Nao sendo um expert parece que o speedstep nao esta a funcionar e porta-se como os processador antigos, dá tudo o que tem pra dar todo o tempo.

Ele andava sempre no high performance sem mexer nos settings e nunca deu este problema e era um PC bem construido e muito fresco (claro tirando em jogos com a placa dedicada a funcionar) mas nunca mais jogou ate porque ja nao tem capacidade pra jogar a nada ha muito tempo.

Alguem sabe ajudar, que raio se passa?

Sabes que o High performance serve mesmo para por os clocks no máximo certo? Porque te incomoda isso? Pela temperatura? Ou metes em modo equilibrado ou desligar o turbo, podes também limitar o clock como tens feito.
 
Sabes que o High performance serve mesmo para por os clocks no máximo certo? Porque te incomoda isso? Pela temperatura? Ou metes em modo equilibrado ou desligar o turbo, podes também limitar o clock como tens feito.

pois mas o problema é que estava sempre no high performance mas limitava se conforme a carga, agora sem andar la a mexer nos power settings do windows esta sempre na velocidade maxima do clock em turbo mesmo sem estar a fazer nada, mesmo formatado. Ou estou a ver mal?
 
Pasta de dentes cooler master... xD

É péssima a pasta térmica, usa a MX-4 ou a Grizzly (não sei o nome completo desta última pasta térmica, mas é tipo grizzly krionaut... é por aí xD)

Depois vê se não melhora... Se não melhorar, corre o ThrottleStop e desliga o Turbo Boost, deve-te ajudar...

De resto... @Spartacuss Será que dá para fazer Undervolt neste CPU?

Boa sorte

ora bolas obrigado pela dica, pensei que era boa :( assim que puder vou mudar entao.

mas ou estou a ver mal ou esse pode ser um problema mas nao o problema mais premente. seja qual for a pasta termica ele nao devia estar sempre no maximo do processador e logo nos 4 cores, tudo a 2.9Ghz?!
 
ora bolas obrigado pela dica, pensei que era boa :( assim que puder vou mudar entao.

mas ou estou a ver mal ou esse pode ser um problema mas nao o problema mais premente. seja qual for a pasta termica ele nao devia estar sempre no maximo do processador e logo nos 4 cores, tudo a 2.9Ghz?!

Volto a perguntar, em modo equilibrado (de energia) qual o funcionamento dele?
 
Volto a perguntar, em modo equilibrado (de energia) qual o funcionamento dele?

em qualquer dos 3 modos fica sempre no red line nos 4 cores.

Li algures na net quando pesquisava sobre isto acerca de mexer nos parametros maximos e minimos do cpu dentro do power setting do windows e só assim o consegui limitar, nao percebendo muito daquilo, fui mexendo ate baixar a velocidade. Agora esta limitado a 800Ghz, menos que isso nao dá. Mas podia limitar a qualquer velocidade.
posso fazer isto em qualquer dos 3 modos de energia, é irrelevante o resto dos parametros disponiveis pra este problema. Eu andei a mexer em todos á vez e so mesmo os parametros max e min do cpu altera o problema.
 
Isso não é normal, por isso é que te disse aquilo do ThrottleStop...

Se nada do que te disse funcionar, god help you lol

eu nao ignorei o que disseste, pelo contrario. Mas nao faco ideia o que é o throttlestop e com calma logo vou pro google :) Desligar o turbo nao sei fazer donde que ia pesquisar tambem. E tentar ambos.
 
@batatadoce usa o throttlestop que o rainlight te disse, lá dá para mexeres nos clocks a vontade, desativares o turbo etc.

Eu no meu caso tenho o clock permanente no maximo e undervolt (o teu não dá eu sei), como o pc que estou a usar é o da minha namorada só tem um i3-4005u que só tem 1,70Ghz logo obrigo-o a estar sempre no maximo, em benchamrts sempre dá mais uns pontinhos.

Por exemplo no com o i7-3630qm tinha desativado o turbo para não aquecer pois eu uso as minhas graficas em overclock e como é o mesmo dissipador para ambos há que tirar num para meter no outro.
 
ok vou agora ver isso.

Entretanto agora estive so aqui com ele. No windows com os power settings consigo limita-lo, mas se entro na bios fica logo todo descontrolado, ventoinha no maximo, aquecer á doido. E no windows qualquer programa diz que esta a usar 5% por exemplo mas a velocidade esta sempre no limite que ponho nos power settings.

no task manager esta assim: (faz sentido?)
Untitled.jpg


edit: o throotlestop funciona, limita o turbo mas acaba por nao ser diferente do que o windows faz que tambem consegue limitar a velocidade, seja aos 2.0Ghz (o limite ate entrar o turbo) ou outra velocidade.

Pesquisando na net um pouco mais parece ser um problema invulgar mas que acontece, o speedstep deixar de funcionar tanto deixando de reduzir as velocidades com cargas menores como ao contrario, limitando ao minimo independetemente da carga do processo. Nao parece haver é grandes solucoes. Por vezes sao utilizadores que mexeram na bios sem saber o que faziam ou overcloocks manhosos, mas no meu laptop nao da pra fazer OC nem tentei e na BIOS nem sequer tem opcao pra ligar ou desligar o speedstep.
 
Última edição:
Essas pessoas que mexeram na bios, meteram uma bios modificada e mexeram então no speedstep... (penso que seja isso, não te sei dizer com 100% certeza)
 
bios "modificada"... Alguém criou uma bios própria para esse pc, para andar a mexer nessas coisas... Coisas que os próprios fabricantes não deixam (geralmente) mexer nas bios deles...
 
perdeste-me completamente. O unico update á bios foi feito com ficheiros do site da ASUS POR MIM
Mas se eu disse que o PC já é de 2011 altura em que teve o ultimo update á bios, como raio o problema só se manifestava agora? Não tem nada a ver com a BIOS, funcionou lindamente 6 anos com esta BIOS.
 
Exatamente, o que eu te estou a dizer, é que as pessoas que conseguiram mexer no speedstep, foram as pessoas que COMPRARAM BIOS à parte e a instalaram no seu PC... Só isso... Eu não te perdi, eu percebi exatamente o que te disseste, tu é que não estás a perceber o que eu disse xD

quanto ao problema, não faço ideia pq se manifestou agora xD
 
Back
Topo