1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com Acer Aspire 1600.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Padrinho, 17 de Setembro de 2005. (Respostas: 28; Visualizações: 3221)

1. Padrinho

Padrinho Power Member

Olá,

comprei um Acer 1600 a uma amiga minha que o comprou à menos de um ano pela empresa.. infelizmente os problemas bateram-me à porta.. as molas do monitor já se encontram um pouco gastas e se andar com o monitor para tras e para a frente, praticamente nao tenho que fazer forca nenhuma num raio de 2cm.. dps ja fica bem preso!

Mas o pior ainda estava para vir... em Windows, nunca tive problemas, independentemente de estar 20, 40, 60 horas ligado... mas instalei recentemente o quake 3 (graficos a 1024x) e ele aquece muito ... mas o pior e' que a ventoinha ao final de 30 / 40mts desliga-se e provoca um shutdown no portatil imediato.

Nunca tinha testado o portatil em jogos que puxasse por ele.. a rapariga que me vendeu, e' bastante minha amiga e não estou a ver que me mandasse a tanga nesse respeito.. tb sei que ela nunca jogou esse tipo de jogos.. foi mais naquela de ir ah internet e msn.. ate pq ela nao percebe mto disto..! A garantia esta na contabilidade da empresa, vou aguardar por ela.. mas se houvesse alg coisa que desse para fazer.... ?!

Quest1: O que será isso ?
    Quest2: Será que um update à BIOS resolve ? Onde posso encontra-lo ? Qual o indicado para este portatil ?
    Quest3: A garantia cobre o problema das molas no monitor ?

Cump's,
    LS

2. diablos

diablos Power Member

Isso é frequente acontecer em portateis P4 tenho colegas meus q têm o mm problema e mandares o pc para a garantia ou mto me engano ou n vai resolver o problema de qq maneira deixa ver se alguém mais experiente diz alguma coisa, se n so te resta esperares pelo inverno :rolleyes: .
    Cumps.

3. Padrinho

Padrinho Power Member

pois..... e' isso que me deixa preocupado..

4. Padrinho

Padrinho Power Member

Corri o MemTest-86 v3.2 ... para verificar se era alg problema de memória..

fiz o teste com uma memória de cada x (tenho duas de 256!) .. fui trocando de slots.. e so chegou ao teste 7... em algumas hipoteses so chegou ao 5!

estou a ficar desesperado.. !

Ou tenho os 2 slots avariados.. ou não e' da ram...

5. Tenho um portátil igual ao teu e, como já foi dito, P4's em laptop's é mesmo assim...

O portátil desliga-se sozinho uma vez que está configurado para o fazer quando o CPU atinge uma temperatura considerada excessiva (se n me engano tá a cerca de 70º).

Infelizmente, metem os P4's nos portáteis e a construção tá mal pensada e o cooling eh insuficiente.. Assim, aconselho-te as seguintes cenas:
    - Um CoolPad para portátil não é nada mau pensado.. consegues reduções consideráveis, consoante o uso do CPU, e já n se desliga ( o meu em full n passa dos 58º )
    - Um software para controlares as temps também é útil (MobileMeter funciona)
    - Uma limpeza do cooler de vez em quando torna-se necessária pq acumula mesmo muito pó. Se não notares o ar a sair pelo lado direito aconselho-te vivamente a efectuar limpeza aquilo. Podes entregar na assistencia ou se preferires fazes tu mesmo. (Acedes ao cooler pelo teclado, nao há selos de garantia pelo caminho - Há alguns guias na net para abrir os aspire 1600)
    - Moderar o tempo seguido a correr um jogo também é conveniente ( a gráfica tem apenas um dakeles adesivos para dissipar o calor e ao fim de muito tempo pode haver azares )

Sei isto por experiência própria, porque já vou na 3a mobo (a gráfica foi-se 2 vezes). No entanto, caso vás controlando as cenas não deves ter problemas.

EDIT: Quanto às molas, numa das vezes que foi para a garantia apertaram o monitor e ficou como novo..

Cump's

Última edição: 17 de Setembro de 2005
  6. Padrinho

Padrinho Power Member

pois.. vou apostar no coolpad!

e vou instalar esse soft para controlar a temperatura.. infelizmente.. deviam pensar nas coisas antes das criarem..!

ps: e' por ser ACER ou e' smp assim (ASUS, HP, TOSHIBA, COMPAQ)?

cumps

MT OBRIGADO PELOS POST'S!

7. Caius

Caius Power Member

Tenho no meu trabalho vários portáteis Compaq (EVO 1020) com P4 e as avarias têm sido sucessivas, por isso os teus problemas são normais.
    Hoje em dia com portáteis mais vale gastar mais algum dinheiro e comprar Pentium mobile.

8. kazuza

kazuza Power Member

Manda para garantia para fazerem um flash de serviço e apertarem/colocarem novas springs antes que partas o TFT ...

9. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

mesmo com um centrino..vejam pela pic..penso que diz tudo..o melhor mesmo é um coolpad a nao ser que usemos isto como portátil sem puxar o cpu a 100%.. :D

10. Padrinho

Padrinho Power Member

bateu certo.......... instalei o MobileMeter .. comecei a jogar quake em modo window.. e qd chegou aos 69 graus.. TAU! desliga-se... (o que quer dizer que passou para os 70º!)

vou seguir as vossas dicas... esperar pela garantia e enviar para a acer para apertarem as springs.. comprar um coolpad.. (ate pq só uso o portatil para jogos em casa..!)

de resto... e' esperar por uma novidade que resolva isto!

obrigado a todos.. e se houver mais alg dica.. e' bemvinda!

11. cRaZyzMaN

cRaZyzMaN Power Member

Tive aqui um toshiba que cheirava mesmo a queimado e reiniciava, era a treta do cooler que não tava a bulir correctamente.

Disse à minha amiga para mandar aquilo à garantia não sei como ficou mas ela não me disse nada.

12. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

ja testei milhares de Programas pra ver Temperaturas, e nenhum funcionou nos ACER 1600.... vou testar esse mobile-meter!

btw, o meu foi 3 vezes para a garantia.... da ultima vez veio impecavel.
    Ele aquece de crlh, mas nao desliga...

recentemente abri o laptop (vi-me grego pra descobrir como lol), tirei o Shim do P4, meti massa dissipadora de jeito (na ATI 9000 tambem), e no inverno ele nem se queixa (no verão é outra historia lol)

edit: ler le.... mas reconhece a velocidade mal (está em modo bateria "1600mhz" mas o programa lê 3.06ghz)

e está em alemão esta cena.... n percebo nada...

Última edição: 18 de Setembro de 2005
  13. Padrinho

Padrinho Power Member

14. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

15. NoOsPhErE

NoOsPhErE To fold or to FOLD?

O meu toshiba (P4 2600mhz com gforce4) nunca me deu problemas... vou p lans.. a noite toda a jogar e tal.. e nunca deu o berro ;)
    A gráfica já na rende nada, mas qualquer jogo puxa isto ao máximo ;)

16. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

vou ver esses links todos...... nao sei do que falam ainda, mas agora que tenho o tal programa pra ver as temps, ele não passa de 60º nunca, e quando chega aos 55/56º ele desce de 3060mhz pra 1600! que é uma treta!!!!
    O live for speed S2 a 1024-768, desce de 90 FPS pra 25!!!!!
    Ou seja, mesmo ligado á corrente, passado X ele desce pra velocidade "modo bateria" e fica uma lesma...

irritante...
    quando estou a jogar, queria que ele fica-se sempre a 3ghz (nao interessa o barulho... tou a jogar lol)
    E quando estou a ver os live-timmings da F1 pela internet, queria que ele tivesse sempre a 1600mhz (pra fazer pouquinho barulho).

Centrino e turions rulam... P4 se [email protected] lol

Última edição: 19 de Setembro de 2005
  17. Padrinho

Padrinho Power Member

Finalmente tive oportunidade de testar esta dica... e VOILA! Funcionou na perfeicao! estou neste momento com 42º de temperatura (pc ligado ah 2h na corrente)

Coloquei "pasta" no processador, na propria placa grafica e num chip da board que estava bastante quente tambem!

Parece-me estar a resultar a 100%.. ah mais de uma semana que tenho isto colocado e tem funcionado que e' um espectaculo!

Para todos aqueles que têm o meu problema, eis a resoluçao!

Abraço e obrigado por todas as dicas!

LS

18. Chimaira

Chimaira Power Member

boas...exist alguma forma d utilizar estas dicas d forma a n ser necessária a utilização da ventoinha...primo muito o silencio e esta ventoinha é um atentado à poluiçao sonora...
    O meu portatil tb vai abaixo qdo tenh por ex a mula, o antivirus, o msn e o prog d visualizaçao d tv ligado, aliás...so vai abaixo apos alguns 30mn da tv tar ligada... uso o msi tvbox usb2.0 ... curtia mesmo desligar esta bentoinha...

19. Padrinho

Padrinho Power Member

o portatil desliga-se pq possivelmente atinge os 70 graus (o meu tb faz isso)... aconselho que utilizes um "suporte com fans" para o portatil... para nao akecer tanto...

Isto ! (Não faz mt barulho...)

Pelo que tenho reparado a ventoinha so dispara a um determinado nº de graus... pelo que quanto mais "fresco" o pc estiver, menos vezes vai disparar... recomendo que faças o que fiz ao meu... neste momento estou com 41º...

Abraço,
    LS

20. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Usa isto: http://www.pbus-167.com/chc.htm

Depois activas o Dynamic Switch e sempre que o PC não precise de muito processador, anda a uma velocidade mais baixa, logo menos temperatura ;)

Partilhar esta Página