Problema com Acer Aspire 1600.

Padrinho

Power Member
Olá,

comprei um Acer 1600 a uma amiga minha que o comprou à menos de um ano pela empresa.. infelizmente os problemas bateram-me à porta.. as molas do monitor já se encontram um pouco gastas e se andar com o monitor para tras e para a frente, praticamente nao tenho que fazer forca nenhuma num raio de 2cm.. dps ja fica bem preso!

Mas o pior ainda estava para vir... em Windows, nunca tive problemas, independentemente de estar 20, 40, 60 horas ligado... mas instalei recentemente o quake 3 (graficos a 1024x) e ele aquece muito ... mas o pior e' que a ventoinha ao final de 30 / 40mts desliga-se e provoca um shutdown no portatil imediato.

Nunca tinha testado o portatil em jogos que puxasse por ele.. a rapariga que me vendeu, e' bastante minha amiga e não estou a ver que me mandasse a tanga nesse respeito.. tb sei que ela nunca jogou esse tipo de jogos.. foi mais naquela de ir ah internet e msn.. ate pq ela nao percebe mto disto..! A garantia esta na contabilidade da empresa, vou aguardar por ela.. mas se houvesse alg coisa que desse para fazer.... ?!

Quest1: O que será isso ?
Quest2: Será que um update à BIOS resolve ? Onde posso encontra-lo ? Qual o indicado para este portatil ?
Quest3: A garantia cobre o problema das molas no monitor ?

Cump's,
LS
 
Isso é frequente acontecer em portateis P4 tenho colegas meus q têm o mm problema e mandares o pc para a garantia ou mto me engano ou n vai resolver o problema de qq maneira deixa ver se alguém mais experiente diz alguma coisa, se n so te resta esperares pelo inverno :rolleyes: .
Cumps.
 
Corri o MemTest-86 v3.2 ... para verificar se era alg problema de memória..

fiz o teste com uma memória de cada x (tenho duas de 256!) .. fui trocando de slots.. e so chegou ao teste 7... em algumas hipoteses so chegou ao 5!

estou a ficar desesperado.. !

Ou tenho os 2 slots avariados.. ou não e' da ram...
 
Tenho um portátil igual ao teu e, como já foi dito, P4's em laptop's é mesmo assim...

O portátil desliga-se sozinho uma vez que está configurado para o fazer quando o CPU atinge uma temperatura considerada excessiva (se n me engano tá a cerca de 70º).

Infelizmente, metem os P4's nos portáteis e a construção tá mal pensada e o cooling eh insuficiente.. Assim, aconselho-te as seguintes cenas:
- Um CoolPad para portátil não é nada mau pensado.. consegues reduções consideráveis, consoante o uso do CPU, e já n se desliga ( o meu em full n passa dos 58º )
- Um software para controlares as temps também é útil (MobileMeter funciona)
- Uma limpeza do cooler de vez em quando torna-se necessária pq acumula mesmo muito pó. Se não notares o ar a sair pelo lado direito aconselho-te vivamente a efectuar limpeza aquilo. Podes entregar na assistencia ou se preferires fazes tu mesmo. (Acedes ao cooler pelo teclado, nao há selos de garantia pelo caminho - Há alguns guias na net para abrir os aspire 1600)
- Moderar o tempo seguido a correr um jogo também é conveniente ( a gráfica tem apenas um dakeles adesivos para dissipar o calor e ao fim de muito tempo pode haver azares )

Sei isto por experiência própria, porque já vou na 3a mobo (a gráfica foi-se 2 vezes). No entanto, caso vás controlando as cenas não deves ter problemas.

EDIT: Quanto às molas, numa das vezes que foi para a garantia apertaram o monitor e ficou como novo..

Cump's
 
Última edição:
pois.. vou apostar no coolpad!

e vou instalar esse soft para controlar a temperatura.. infelizmente.. deviam pensar nas coisas antes das criarem..!

ps: e' por ser ACER ou e' smp assim (ASUS, HP, TOSHIBA, COMPAQ)?

cumps

MT OBRIGADO PELOS POST'S!
 
Tenho no meu trabalho vários portáteis Compaq (EVO 1020) com P4 e as avarias têm sido sucessivas, por isso os teus problemas são normais.
Hoje em dia com portáteis mais vale gastar mais algum dinheiro e comprar Pentium mobile.
 
mesmo com um centrino..vejam pela pic..penso que diz tudo..o melhor mesmo é um coolpad a nao ser que usemos isto como portátil sem puxar o cpu a 100%.. :D

 
bateu certo.......... instalei o MobileMeter .. comecei a jogar quake em modo window.. e qd chegou aos 69 graus.. TAU! desliga-se... (o que quer dizer que passou para os 70º!)

vou seguir as vossas dicas... esperar pela garantia e enviar para a acer para apertarem as springs.. comprar um coolpad.. (ate pq só uso o portatil para jogos em casa..!)

de resto... e' esperar por uma novidade que resolva isto!

obrigado a todos.. e se houver mais alg dica.. e' bemvinda!
 
Tive aqui um toshiba que cheirava mesmo a queimado e reiniciava, era a treta do cooler que não tava a bulir correctamente.

Disse à minha amiga para mandar aquilo à garantia não sei como ficou mas ela não me disse nada.
 
ja testei milhares de Programas pra ver Temperaturas, e nenhum funcionou nos ACER 1600.... vou testar esse mobile-meter!

btw, o meu foi 3 vezes para a garantia.... da ultima vez veio impecavel.
Ele aquece de crlh, mas nao desliga...

recentemente abri o laptop (vi-me grego pra descobrir como lol), tirei o Shim do P4, meti massa dissipadora de jeito (na ATI 9000 tambem), e no inverno ele nem se queixa (no verão é outra historia lol)

edit: ler le.... mas reconhece a velocidade mal (está em modo bateria "1600mhz" mas o programa lê 3.06ghz)

e está em alemão esta cena.... n percebo nada...
 
Última edição:
O meu toshiba (P4 2600mhz com gforce4) nunca me deu problemas... vou p lans.. a noite toda a jogar e tal.. e nunca deu o berro ;)
A gráfica já na rende nada, mas qualquer jogo puxa isto ao máximo ;)
 
vou ver esses links todos...... nao sei do que falam ainda, mas agora que tenho o tal programa pra ver as temps, ele não passa de 60º nunca, e quando chega aos 55/56º ele desce de 3060mhz pra 1600! que é uma treta!!!!
O live for speed S2 a 1024-768, desce de 90 FPS pra 25!!!!!
Ou seja, mesmo ligado á corrente, passado X ele desce pra velocidade "modo bateria" e fica uma lesma...

irritante...
quando estou a jogar, queria que ele fica-se sempre a 3ghz (nao interessa o barulho... tou a jogar lol)
E quando estou a ver os live-timmings da F1 pela internet, queria que ele tivesse sempre a 1600mhz (pra fazer pouquinho barulho).

Centrino e turions rulam... P4 se fod@m lol
 
Última edição:
Padrinho disse:
crash.. acho q descobri a dica !!!

nao estou a ver a garantia vir.. ptt.. acho q vou arriscar ainda durante esta semana (tenho andado cheio de trabalho.. dps posto aki novidades!)

fica aki o link explicativo:
http://www.futureshape.net/wiki/index.php?title=Acer_Aspire_1603_Laptop

LS

Finalmente tive oportunidade de testar esta dica... e VOILA! Funcionou na perfeicao! estou neste momento com 42º de temperatura (pc ligado ah 2h na corrente)

Coloquei "pasta" no processador, na propria placa grafica e num chip da board que estava bastante quente tambem!

Parece-me estar a resultar a 100%.. ah mais de uma semana que tenho isto colocado e tem funcionado que e' um espectaculo!

Para todos aqueles que têm o meu problema, eis a resoluçao!

Abraço e obrigado por todas as dicas!

LS
 
boas...exist alguma forma d utilizar estas dicas d forma a n ser necessária a utilização da ventoinha...primo muito o silencio e esta ventoinha é um atentado à poluiçao sonora...
O meu portatil tb vai abaixo qdo tenh por ex a mula, o antivirus, o msn e o prog d visualizaçao d tv ligado, aliás...so vai abaixo apos alguns 30mn da tv tar ligada... uso o msi tvbox usb2.0 ... curtia mesmo desligar esta bentoinha...
 
o portatil desliga-se pq possivelmente atinge os 70 graus (o meu tb faz isso)... aconselho que utilizes um "suporte com fans" para o portatil... para nao akecer tanto...

akasa_nbc7.jpg


Isto ! (Não faz mt barulho...)

Pelo que tenho reparado a ventoinha so dispara a um determinado nº de graus... pelo que quanto mais "fresco" o pc estiver, menos vezes vai disparar... recomendo que faças o que fiz ao meu... neste momento estou com 41º...

Abraço,
LS
 
Back
Topo