Problema com Alojamento da LusoServers

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kilOmbo

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Isto passou-se com um amigo meu.

Basicamente, esta empresa de webhosting permite os seus clientes usufruirem do tráfego que quiserem, mesmo que este ultrapasse o tráfego definido pelo plano adquirido, e depois querem cobrar (de uma forma impensável) por isso.

Já não basta os seus servidores serem uma porcaria por estarem constantemente sobrecarregados, e os seus preços serem, de longe, dos mais altos do mercado, ainda fazem exigências de pagamentos completamente ilegais e fora do contrato inicial - para além de tratarem mal o cliente a partir do momento em que ele quer deixar de o ser.

Referem-se ao lucro da empresa, como se isso fosse do interesse do cliente..
A meu ver, se eles tiveram prejuízo com o tráfego, foi porque permitiram que isso acontecesse ao fazer uma má gestão dos seus recursos e mau controlo dos seus clientes.

Agora, o problema é que eles detém o controlo do domínio da empresa em causa, e da forma como falaram, recusam-se a libertá-lo ao cliente que o alugou, se não for pago um montante que eles exigem para cobrir o prejuízo deles (ou não).

A quem é que se deve recorrer nestas situações?


E passo a citar..

Email 1:
Caro cliente,

A sua conta voltou a atingir valores demasiado elevados para o plano que detêm actualmente (16,7 Gb desde 27 de Outubro).

Desta forma deverá modificar o seu plano para que o mesmo reflicta este tráfego, sendo que o plano 5 G já não cobre totalmente este gasto.
Aguardo que me diga o que fazer, dado que, caso não resolva o problema o tráfego a mais gasto pela sua empresa será cobrado mensalmente.

Com os melhores cumprimentos
Resposta do cliente:
Ola, quais são os valores para um novo plano?
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Email 2:
Bom dia,

Deverá consultar os nossos planos na seguinte página: http://www.lusoservers.com/index.php?t=alojamento&l=windows
Tudo depende do valor que pensar gastar ao final de cada mês, verifique qual o plano que pretende que nós fazemos-lhe o acerto de contas para determinar o valor a pagar até ao final do contracto.
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Resposta do Cliente:
Boa Noite,

Iniciei um processo de transferência de domínio para poder assumir controlo do domínio que me pertence: XXXXXXXX.com
Agradecia que procedesse à cedência do domínio o mais brevemente possível.

Obrigado
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Email 3:
Bom dia,

Lamentamos que pretenda sair da LusoServers mas se de facto é essa a sua vontade apenas teremos que aceder às suas pretensões e transferir o domino.

No entanto a questão do tráfego ultrapassado mantém-se dado que o tráfego gerado a mais pela sua conta representa um custo real para a LusoServers, que contávamos minimizar com a renovação do alojamento.

Caso não efectue essa renovação teremos que pedir o valor gasto pelo seu website durante o período em causa.

Esperemos que compreenda a situação, dado que, a LusoServers, como qualquer empresa comercial, tem o objectivo de ter lucro em todas as suas transacções e não custos como aconteceu no seu caso.

Com os melhores cumprimentos
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Resposta do Cliente:
Bom dia, ok qual é o valor em causa?
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Email 4:
Boa noite,

Realmente é difícil fazer as contas para o tráfego gerado pela sua conta, senão veja o tráfego gasto este Mês durante o período em causa:

30.7 GB/5.0 GB

Cerca de 6 x mais que o tráfego permitido para a sua conta.

Desta forma o valor a cobrar seria só durante este período (Desde 29 de Outubro até agora) de 25,7 Euros, isto sem contar com os meses anteriores.

Iremos proceder às respectivas contas e retornaremos a si logo que as mesmas se encontrem feitas.

Com os melhores cumprimentos
-----------------

Email 5:
Boa noite,
O tráfego gerado pela sua conta nos últimos 3 meses foi de:



Setembro: 40,8 GB
Outubro: 53,3 GB
Novembro: 30,7 GB

TOTAL:
124,8 GB

Para acertar os valores propomos o pagamento de um ano de prestação do plano 5G que apesar de não representar o tráfego gerado pela sua conta minimiza os custos tido por nós com este tráfego.

O valor a pagar será então de 120 Euros na condição de retirar o alojamento imediatamente dos nossos servidores.

Aguardamos o seu comentário a este e-mail para procedermos à liquidação deste valor e libertação do domínio XXXXXXXX.com

Com os melhores cumprimentos

EDIT: nome do post alterado. obrigado pela chamada de atenção anjo2!
 
Última edição:
pa, lamento ser chato, mas há que ver o seguinte

- o teu amigo contratou um serviço com limite de tráfego

- o teu amigo ultrapassou o limite de tráfego em X GB

- o custo por cada GB de tráfego adicional é de €2 (está na página)

na verdade, o host está até a cobrar um valor bastante baixo em relação ao que seria seu por direito (2x125=250), daí não estar a compreender onde se vê tamanha injustiça.
 
É perfeitamente legal se o domínio estiver em nome deles. Básicamente, o teu amigo abusou e agora não quer pagar. Buhu.

Ninguém no mundo do hosting oferece freebies, muito menos quando as pessoas abusam tanto quanto o teu amigo abusou (fodass, 50GB de tráfego com um limite de 5GB?????).

E a responsabilidade do tráfego é inteiramente da parte do teu amigo, de certo que eles têm um contador para o tráfego no sistema de control panel deles (se não tiverem então a responsabilidade deixa de ser do teu amigo).

Básicamente, ou arrota com o dinheiro ou então bai bai domínio.

(E até acho que eles foram brandos com o teu amigo ;))
 
Onde está os termos de uso?

Existe vários pontos.
O cliente comprou algo que supostamente sabia que ia usar em excesso (também 5GB de tráfego qualquer site utiliza, supostamente nem sei como teem clientes, deve ser mesmo por desconhecerem o mercado). Se usa 50GB num mês, preferia ter o seu site logo bloqueado nos primeiros dias do mês? Acho que não.

O domínio deve estar no nome de quem o compra e não de do provedor de domínio.
Pedir dinheiro ao cliente para ele sair, acho que é um pouco absurdo, o cliente deve sair à vontade, no entanto se houver contas a ajustar, devem ser feitas, mas nunca prender o cliente até que ele pague.
 
Última edição:
Onde está os termos de uso?

Existe vários pontos.
O cliente comprou algo que supostamente sabia que ia usar em excesso, também 5GB de tráfego qualquer site utiliza, supostamente nem sei como teem clientes, deve ser mesmo por desconhecerem o mercado. se usa 50GB num mês, preferia ter o seu site logo bloqueado nos primeiros dias do mês? Acho que não.

O domínio deve estar no nome de quem o compra e não de quem o aluga, é o que faz todo o sentido. Eles estão a infringir num crime se não libertarem o domínio.
Pedir dinheiro ao cliente para ele sair, acho que é um pouco absurdo, o cliente deve sair à vontade, no entanto se houver contas a ajustar, devem ser feitas, mas nunca prender o cliente até que ele pague.
por mais correcto que possa estar esse pensamento, vamos ver isto de um ponto de vista prático, e pondo-nos na pele do host

há 2 hipoteses

- liberta o dominio, e assume que nunca mais vê o dinheiro
- apenas liberta o dominio quando for compensado pelo abuso do cliente. ora, se o cliente se queixar que o host não liberta o dominio, fica à perna com a acusação de estar a dever ao host a quantia falada.

como procedias se fosses o SP? :wvsore:
 
sem dúvida que o tráfego foi consumido, mas eu acho que se um cliente compra um plano com X tráfego, deveria ser imposta essa limitação, até porque o tráfego é algo que o cliente não tem controlo directo!
não é deixar andar.. (note-se os meses todos que passaram), e no final vir dizer que tem de se fazer um acerto de contas dos últimos meses!

até porque eles até estavam a ser fixes antes de ser mencionada a transferência do domínio - estavam apenas pedir para ser escolhido outro plano de alojamento que cobrisse o tráfego utilizado (plano esse, inexistente na página deles)..

a partir do momento em que foi referida a transferência do domínio, mudaram de ideias e decidiram cobrar pelo tráfego extra dos últimos meses, e ainda por cima, impõem a condição de remover todo o conteúdo dos seus servidores de imediato.. acho isso incorrecto.
 
por mais correcto que possa estar esse pensamento, vamos ver isto de um ponto de vista prático, e pondo-nos na pele do host

há 2 hipoteses

- liberta o dominio, e assume que nunca mais vê o dinheiro
- apenas liberta o dominio quando for compensado pelo abuso do cliente. ora, se o cliente se queixar que o host não liberta o dominio, fica à perna com a acusação de estar a dever ao host a quantia falada.

como procedias se fosses o SP? :wvsore:

Como administrador de um SP, nunca bloqueava o cliente, aliás o cliente tem sempre total controlo do domínio.
A melhor maneira a seguir pelo provedor de alojamento é dar x tempo para o cliente sair ou mudar para um plano superior.

Provavelmente o host fica sem o dinheiro, mas se todos os meses passava o tráfego, já deviam ter pedido responsabilidade ao cliente à mais tempo, logo até podia só cobrar o tráfego do ultimo mês com o tarifário referente no site.


kilOmbo,
A reacção deles foi normal até ao ponto de bloquear o cliente a não sair enquanto não pagasse. Se a tua conta não está de acordo com os termos de uso, ela pode até ser suspensa, e ficas sem acesso a backups nem nada.
O cliente deve ter no painel o tráfego que já usou, logo tem controlo sobre o mesmo. 50GB/mês, se só tem 5GB, dava para cerca de 3 dias... ficar 27 dias sem o site todos os meses achas que é bom para o cliente?
 
Última edição:
e já agora, em relação aos dados do registrar que foram introduzidos no domínio:

Registrant:
Lusoservers Alojamentos
Lisboa
Lisboa, 1000
Portugal

não é ilegal ter dados fakes? o_Õ
 
sem dúvida que o tráfego foi consumido, mas eu acho que se um cliente compra um plano com X tráfego, deveria ser imposta essa limitação, até porque o tráfego é algo que o cliente não tem controlo directo!
não é deixar andar.. (note-se os meses todos que passaram), e no final vir dizer que tem de se fazer um acerto de contas dos últimos meses!

até porque eles até estavam a ser fixes antes de ser mencionada a transferência do domínio - estavam apenas pedir para ser escolhido outro plano de alojamento que cobrisse o tráfego utilizado (plano esse, inexistente na página deles)..

a partir do momento em que foi referida a transferência do domínio, mudaram de ideias e decidiram cobrar pelo tráfego extra dos últimos meses, e ainda por cima, impõem a condição de remover todo o conteúdo dos seus servidores de imediato.. acho isso incorrecto.
não. não vi o contrato, mas aposto que não é isso quem vem escrito - o que deve ser dito é que cada GB adicional é taxado a €2. e o facto de o cliente não ter controlo directo não é uma desculpa - continua a consumir mais do que aquilo que contratou.

como é claro, os gajos tavam dispostos a deixar isso passar para voltarem a fazer negócio com o cliente. é natural, não? ;) quando o cliente diz que vai sair, a atitude muda. também é compreensivel...ou não é?

é uma situação chata, mas o teu amigo não tem grande coisa a fazer senão pagar o que deve, não é? :wvsore:
 
Como administrador de um SP, nunca bloqueava o cliente, aliás o cliente tem sempre total controlo do domínio.
A melhor maneira a seguir pelo provedor de alojamento é dar x tempo para o cliente sair ou mudar para um plano superior.

Provavelmente o host fica sem o dinheiro, mas se todos os meses passava o tráfego, já deviam ter pedido responsabilidade ao cliente à mais tempo, logo até podia só cobrar o tráfego do ultimo mês com o tarifário referente no site.
com todo o respeito, essa é a maneira moralmente correcta de resolver o assunto. mas muito raramente se irá verificar - os negócios não obedecem à lei moral...e o cliente, com as suas acções/inércia está a lesar o SP.
 
concordo com o que o anjo2 disse.
a partir do momento em que a página excedesse o limite imposto, ou notificavam imediatamente o cliente para se resolver a situação da melhor forma, ou a página era suspensa automaticamente e aguardavam que a iniciativa de resolução da situação fosse do cliente, visto que é do seu interesse.

o cliente deve ter o total controlo daquilo que pagou para gerir, e isso inclui o domínio.
 
Não são dados fakes.

Eles legalmente são os donos do domínio (bastante comum nos webhosts tugas, por isso é que nunca os uso).

Agora ou o teu amigo paga ou o dominio dele passa a ser um link farm :P
 
Uma coisa é verdade, nota-se pelos mails que são o menos profissionais possível.Só a parte do fazer contas já parte a louça toda...

Mas vamos lá ver, o teu amigo já tem sorte que deixassem passar tanto tempo, e até estarem dispostos a deixar passar o tráfico por um simples upgrade.Porque se fossem a cobrar todos os meses o tráfico adicional nada disto passava, mas claro, quiserem ser bons e lixaram-se, mais uma vez aqui está presente a falta de profissionalismo.

Mas esclarecendo, o teu amigo tem uma dívida(perfeitamente legal, estão no site os preços), que, ou paga, ou fica sem o domínio...(E quem se lembra de registar um domínio assim?).
 
tens razão setekh, mas lá está.. o SP tapou os olhos durante uns meses, e depois quando o tráfego extra atingiu um valor considerável, é que veio querer cobrar tudo.. isso é no mínimo imoral :s

o cliente sem duvida que detém a responsabilidade de controlar o tráfego que foi consumido, e neste caso, creio que se tenha tratado de ignorância.. acho que ninguém contrata um serviço sabendo que vai necessitar mais do que aquilo que contratou - a página poderia muito bem ficar suspensa ao ultrapassar o tráfego definido pelo plano.

mas vendo do ponto de vista da ignorância, o cliente tem o site online, o trafego vai sendo consumido.
os meses vão passando e nunca houve nenhum aviso / advertência, ou valor extra cobrado no final de cada mês.
o que é que ele vai pensar? que se tem de preocupar com o tráfego?
 
Aquelas dados estão incompletos, logo podem perder os domínios todos, de qualquer forma, se for denunciado o whois, é lhes enviado um mail para colocar os dados correctos.

Demio, Generalizar em "hosts tugas" é muito mau, não confias no trabalho dos outros, será que estás à espera que confiem no teu? Nem todas as empresas são iguais, independentemente de serem nacionais ou estrangeiras, depende de quem administra, e o cliente deve perguntar antes de comprar.

Nenhuma empresa tem apenas os clientes que mais lhe convém, se um cliente é menos bom, e quer sair, devem aceitar isso, estar a lhe bloquear a saída é também estar a bloquear a entrada a novos possíveis clientes, já que o cliente saí insatisfeito, e neste tipo de serviços, muitos dos clientes veem a partir da opinião de clientes actuais.

EDIT: Existe um tópico sobre a vodafone que cobrou 600€ por tráfego 3g de uma placa, e supostamente a agente disse que era ilimitado, e essa pessoa apenas veio pedir ajuda para ver se havia volta a dar, não chegou a lhes chamar chulos e coisas do genero, porque haviam de chamar aqui? Podem não ter tido a melhor abordagem no assunto, mas não são chulos por isso...
 
Última edição:
O cliente tem total controlo sobre tudo. Se gasta 50 e paga 5 lógicamente que o cliente sabe que está a usufruir de algo que não é seu nem está contratado. Está na mão do cliente pagar o que está a usar a mais, perguntar o que fazer ao passar o que está contratado ou simplesmente pedir um upgrade de plano.

Por analogia veja-se o caso dos impostos (IRS) que pagamos.. Se no final do ano não apresentares declaração ou não declarares o que ganhastes, não tens de pagar nada, mas se ao fim de 3 anos o estado te vier pedir um acerto de contas porque por qualquer motivo descobriu que pagaste menos do que o que devias, pagas o que falta, juros e não tens direito a refilar.

Sempre que usamos algo que não é nosso estamos sujeitos a que no fim nos peçam contas pelo abuso.

No entanto, hà que ver que a posição da HSP neste caso também foi do "deixa andar" e para além disso o registo do dominio em seu nome próprio, se o cliente o pagou, não só é indevido como um abuso de posição. Se o cliente pagou/contratou o registo de dominio e pode fazer disso prova, a empresa em questão está a enganar o cliente e isso por si só já é passivo de acção.

De qualquer modo, eu no lugar no teu amigo, ou exercia o direito ao dominio e teria muito provavelmente de partir para uma luta na justiça, ou então pagava o que devia e "dava à sola" o mais depressa possivel para outro lado.

Saudações
 
Aquelas dados estão incompletos, logo podem perder os domínios todos, de qualquer forma, se for denunciado o whois, é lhes enviado um mail para colocar os dados correctos.

Demio, Generalizar em "hosts tugas" é muito mau, não confias no trabalho dos outros, será que estás à espera que confiem no teu? Nem todas as empresas são iguais, independentemente de serem nacionais ou estrangeiras, depende de quem administra, e o cliente deve perguntar antes de comprar.

Nenhuma empresa tem apenas os clientes que mais lhe convém, se um cliente é menos bom, e quer sair, devem aceitar isso, estar a lhe bloquear a saída é também estar a bloquear a entrada a novos possíveis clientes, já que o cliente saí insatisfeito, e neste tipo de serviços, muitos dos clientes veem a partir da opinião de clientes actuais.

EDIT: Existe um tópico sobre a vodafone que cobrou 600€ por tráfego 3g de uma placa, e supostamente a agente disse que era ilimitado, e essa pessoa apenas veio pedir ajuda para ver se havia volta a dar, não chegou a lhes chamar chulos e coisas do genero, porque haviam de chamar aqui? Podem não ter tido a melhor abordagem no assunto, mas não são chulos por isso...


Eu sei que não se deve generalizar, mas para o mal ou para o bem, não acho que a nível nacional já haja companhias com capacidade para competir com a qualidade e profissionalismo asegurados pelo MediaTemple ou pelo DreamHost, com preços igualmente bons. Logo não recomendaria nenhuma empresa de hosting português a não ser que fosse imperativo que o tráfego fosse nacional.

Em relação a domínio e hostings, sinceramente é assim em muitos sítio. Logo, à partida recomendo nunca comprarem o vosso domínio através de nenhuma empresa de hosting, pois o mais provável é eles abrirem entraves a uma possível transferência futura do domínio para outro host. Tenham sempre tudo separado, domínios numa empresa dedicada a vender domínios (como o dynadot ou o Joker), e o hosting numa empresa de hosting. Ainda me hão de agradecer por este conselho ;)
 
Última edição:
obrigado pelas vossas opiniões, ele irá ponderar o que fazer.
duvido que fique nessa SP, visto que o profissionalismo não é o seu forte.. já para não falar na qualidade do serviço e nos preços altíssimos.

o domínio em questão é um .com já bastante divulgado (para ter 50GB de tráfego mensal, só poderia ser..)..
caso não seja possível recuperar o domínio (ou ele decida não pagar, ou mesmo depois de pagar a empresa não o liberte da mão), a sugestão que lhe dei foi de alterar para um .pt. dessa forma, os clientes iriam ver isso como um upgrade, e o problema passava despercebido.

vamos a ver..
 
domínios numa empresa dedicada a vender domínios (como o dynadot ou o Joker), e o hosting numa empresa de hosting. Ainda me hão de agradecer por este conselho

Conselho sem nexo nos dias que correm uma vez que desde que o dominio esteja em teu nome e tenhas acesso ao controle do dominio, o que dizes deixa de ter qualquer significado. Aquilo que é importante é deixar de comprar por impulso e passar a consultar os potenciais "vendedores" sobre as condiçoes.

A palavra chave é "EDUCAÇÃO" e não "o que é nacional fede". Como em todos os mercados, e o nosso não é excepção, existem boas e más empresas.

O que dá a sensação pelas tuas palavras é que acima de tudo desconheces o mercado actual.

Saudações
 
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