Problema com Alojamento da LusoServers

Status
Fechado a novas mensagens.
Que têem a ver os usuários do site(clientes)a ver com tudo isto?

bem, pelo que interpretei das palavras usadas na troca de emails, eles aceitavam os 120€ para compensar o tráfego extra, na condição de remover todo o conteúdo dos servidores deles de imediato (é de notar que o alojamento foi pago até Março 2008).

portanto o site irá abaixo e há que considerar a hipótese de não haver qualquer indicação da alteração do domínio (ou redireccionamento), no domínio antigo, para o domínio novo.
 
Nesse sentido sim...
Mas vamos lá ver, suponho que pelo menos o teu colega tenha acesso a base e dados(se existe), e aos ficheiros do site, ou nem isso?
Se é assim terá cópias de tudo...se não quer pagar avisa os usuários e transfere o site a outro dominio.
 
Esta é a típica história do "enquanto posso, aproveito..."

Exceder 45GBs por mês não passa ao lado a ninguém, não me venham com tretas, não são 2 ou 3GBs.

Ele certamente sabia que excedia, se sabia porque não se controlou ele e não contactou a empresa para lidar com a situação? Como ninguém reclamava foi usando.

Nem sempre o problema de falta de profissionalismo é problema do vendedor, por vezes o cliente também não sabe ser profissional.
 
Esta é a típica história do "enquanto posso, aproveito..."

Exceder 45GBs por mês não passa ao lado a ninguém, não me venham com tretas, não são 2 ou 3GBs.

Ele certamente sabia que excedia, se sabia porque não se controlou ele e não contactou a empresa para lidar com a situação? Como ninguém reclamava foi usando.

Nem sempre o problema de falta de profissionalismo é problema do vendedor, por vezes o cliente também não sabe ser profissional.

concordo com a tua perspectiva, mas não foi isso que aconteceu desta vez..

a pessoa em causa não era entendida na matéria, queria apenas por um site online, ponto final.
o site não tem bases de dados nem qualquer tipo de programação, é um site meramente informativo e com downloads de musicas/videos - tudo dentro dos parâmetros legais.

para um site deste género, se fosse alguém entendido na matéria ia pagar 120€ num alojamento WINDOWS, para ter 'espaço ilimitado e 5GB de trafego mensal'?

eu creio que se de facto a pessoa estivesse bem informada e fosse entendida naquilo que estava a adquirir, iria antes talvez procurar um que fosse de quota fixa mas trafego ilimitado (nem que seja pseudo-ilimitado, porque aí a empresa não se poderia queixar os 50GB consumidos, ou sejam lá quantos forem!).

mas de facto tens toda a razão.. muitas vezes é o cliente que não sabe ser profissional.
 
Depois do que acabaste de dizer, foi mesmo esse o caso..., o cliente não foi nada profissional.

Adquirir um serviço da treta e não estar atento às condições é sinal de falta de profissionalismo por parte do cliente.

Desculpa-me a frontalidade, mas não acho que a falta de conhecimentos (na matéria) por parte do cliente sejam desculpa para o caso. É um facto que ele ultrapassou o tráfego, e só tem de pagar por isso.

De facto CALHAVA bem à empresa alertar o cliente que estava a exceder o tráfego, mas a culpa aqui é do cliente, não da empresa.
 
POLÍTICA USO DE RECURSOS ELEVADO
--------------------------------------------------
São considerados recursos a largura de banda, espaço em disco e/ou a utilização do processador.

A Lusoservers.com pode executar a seguinte política apenas para estes casos:
Quando um website é encontrado a monopolizar ou a consumir em excesso os recursos disponíveis originando sobrecarga do servidor correspondente, a Lusoservers.com reserva-se no direito de suspender imediatamente esse site. Esta política é executada somente em circunstâncias extremas e pretende impedir o uso indevido dos nossos servidores. Os clientes podem receber uma proposta que possibilite à Lusoservers.com a continuação da hospedagem do website mediante uma taxa adicional.

Cada um entende da forma que achar adequada, mas suponho que...

- Direito da Lusoservers.com: Suspender o site.
- Dever da Lusoservers.com de forma a impedir a suspensão: Apresentar uma nova proposta ao cliente (para o período restante, deduzo).

... não chegou ao ponto de ser suspenso sequer...

No entanto, e por uma questão de bom senso, o cliente deveria ter recorrido à Lusoservers.com para reformularem o seu plano, já que certamente não agradaria ao cliente chegar a "extremos" (suspensão de serviço).

Quanto à questão de "nacional só em ultimo recurso" e dar como exemplos a DreamHost... revela que certamente não estarás familiarizado com necessidades de alojamento de nível profissional, mas sim mais "home-user". Existem certos factores para além do tráfego nacional (até porque uma empresa nacional poderá ter os servidores noutro país). O suporte e acção comercial na língua materna, é um deles. A necessidade de obter soluções especificas, que não passam necessariamente por toneladas de tráfego e toneladas de espaço a preços fantásticos serão outros factores. O factor flexibilidade e expansibilidade, dependendo da empresa, será mais um factor. Existem empresas nacionais que dispõe de serviços que vão desde a simples conta de alojamento nacional, até serviços de completa redundância de máquinas dedicadas. Isto garante ao cliente que, independentemente dos recursos e exigências por este impostas, encontrará sempre uma solução à sua medida. São certas coisas que só se repara quando se chega a níveis superiores no que diz respeito a necessidades de alojamento.

Felizmente ainda há quem prefira a SuperBock à Heineken ;)
 
kilOmbo:
o domínio em questão é um .com já bastante divulgado (para ter 50GB de tráfego mensal, só poderia ser..)..
O tráfego não depende só do número de visitas, depende essencialmente do tipo de conteúdo transferido. Nem precisa de ser um site 'bastante divulgado'. 50Gb de tráfego num site cujo conteúdo principal são ficheiros audio/video, até nem é muito.

HecKel:
o cliente não foi nada profissional.
O cliente não tem de ser profissional. O que não faltam são sites feitos por amadores e pessoas que não têm noção nenhuma do que é a Internet. Quem tem de ser profissional é a empresa que presta o serviço.
Neste caso, o único erro do prestador do serviço é ter sido complacente com o excesso de tráfego nos meses anteriores. Logo no primeiro momento deviam ter alertado o cliente. Se este não alterasse o plano, na proxima vez suspendiam-lhe o site. É que para o cliente o site pode ser um passatempo, mas para quem lhe presta o serviço é o 'ganha-pão'.
 
Última edição:
Cada um entende da forma que achar adequada, mas suponho que...

- Direito da Lusoservers.com: Suspender o site.
- Dever da Lusoservers.com de forma a impedir a suspensão: Apresentar uma nova proposta ao cliente (para o período restante, deduzo).

... não chegou ao ponto de ser suspenso sequer...

No entanto, e por uma questão de bom senso, o cliente deveria ter recorrido à Lusoservers.com para reformularem o seu plano, já que certamente não agradaria ao cliente chegar a "extremos" (suspensão de serviço).

Quanto à questão de "nacional só em ultimo recurso" e dar como exemplos a DreamHost... revela que certamente não estarás familiarizado com necessidades de alojamento de nível profissional, mas sim mais "home-user". Existem certos factores para além do tráfego nacional (até porque uma empresa nacional poderá ter os servidores noutro país). O suporte e acção comercial na língua materna, é um deles. A necessidade de obter soluções especificas, que não passam necessariamente por toneladas de tráfego e toneladas de espaço a preços fantásticos serão outros factores. O factor flexibilidade e expansibilidade, dependendo da empresa, será mais um factor. Existem empresas nacionais que dispõe de serviços que vão desde a simples conta de alojamento nacional, até serviços de completa redundância de máquinas dedicadas. Isto garante ao cliente que, independentemente dos recursos e exigências por este impostas, encontrará sempre uma solução à sua medida. São certas coisas que só se repara quando se chega a níveis superiores no que diz respeito a necessidades de alojamento.

Felizmente ainda há quem prefira a SuperBock à Heineken ;)
Não me venhas com balelas... :rolleyes:

Eu dei o exemplo do MediaTemple e do DreamHost porque neste caso era o que se aplicava.

Mas eu trabalho para uma grande empresa americana, e eles têm uns poucos servidores dedicados num Datacenter espectacular. Cá em Portugal nunca conseguirias um serviço como o que eles têm sem pagar 10x mais.

Por cá os preços de servidores dedicadas e afins ainda são muito caros para aquilo que oferecem ao utilizador. Por isso sinceramente nunca recomendaria o mercado de hosting nacional a ninguém, a não ser que o suporte na língua de camões e/ou o tráfego nacional sejam importantes.
 
Qualquer SP que se preze, limita a largura de banda ao designado para esse pacote salvo pedido expresso por parte do cliente em contrario.

Ou seja, o pacote tem 10GB de tráfego por mês, se atingires o limite, levas com a bela da mensagem de "Bandwidth Exceeded".

É de uma falta de profissionalismo enorme chantagearem o cliente desta forma.

Por outro prisma o cliente ao exceder por varias vezes os limites, andou a "esticar-se". A cama era curta, e acabou por cair.

Ambos têm razão, mas quem fica mesmo mal visto pelo serviço prestado é a Lusoservers.
 
Não me venhas com balelas... :rolleyes:

Eu dei o exemplo do MediaTemple e do DreamHost porque neste caso era o que se aplicava.

Mas eu trabalho para uma grande empresa americana, e eles têm uns poucos servidores dedicados num Datacenter espectacular. Cá em Portugal nunca conseguirias um serviço como o que eles têm sem pagar 10x mais.

Por cá os preços de servidores dedicadas e afins ainda são muito caros para aquilo que oferecem ao utilizador. Por isso sinceramente nunca recomendaria o mercado de hosting nacional a ninguém, a não ser que o suporte na língua de camões e/ou o tráfego nacional sejam importantes.


Pagar 10x mais ?


LOL ! Pode ser um pouco mais caro, mas se dizes 10x só podes estar completamente a leste.

Diz lá as condições espetaculares que tens lá que cá não arranjas ...
 
Neste momento não tenho acesso a tudo, mas sei que por exemplo, este ISP tem sempre servidores preparados para entrar em acção caso seja preciso distribuir o peso de um site. (por exemplo se a nossa loja a qualquer momento começar a usar muitos recursos, em menos de 5 minutos conseguimos ter um servidor extra colocado online para se distribuir o peso (mudar para la numa hora um dos sites, ou as bases de dados).

Ah, e onde é que ca arranjas uma linha de 100Mbps full duplex, com taxas de contenção baixíssimas e unmetered sem teres de pagar os olhos da cara?

(edit: btw, a nossa loja é enorme, tem mais de 85 000 produtos em base de dados, e milhares de hits por dia)
 
Última edição:
Neste momento não tenho acesso a tudo, mas sei que por exemplo, este ISP tem sempre servidores preparados para entrar em acção caso seja preciso distribuir o peso de um site. (por exemplo se a nossa loja a qualquer momento começar a usar muitos recursos, em menos de 5 minutos conseguimos ter um servidor extra colocado online para se distribuir o peso (mudar para la numa hora um dos sites, ou as bases de dados).

Ah, e onde é que ca arranjas uma linha de 100Mbps full duplex, com taxas de contenção baixíssimas e unmetered sem teres de pagar os olhos da cara?


O problema cá não é a linha. também arranjas 100mbits full duplex cá com boas taxas de contenção. Eu tenho uma e consigo taxas de 10, 11MB/s sem problemas em território nacional.

Agora se queres servidores de substituição, aí não falo porque não estou por dentro dos serviços praticados cá. Mas só por curiosidade, por quanto fica o suporte para um serviço desses ?
 
O problema cá não é a linha. também arranjas 100mbits full duplex cá com boas taxas de contenção. Eu tenho uma e consigo taxas de 10, 11MB/s sem problemas em território nacional.

Agora se queres servidores de substituição, aí não falo porque não estou por dentro dos serviços praticados cá. Mas só por curiosidade, por quanto fica o suporte para um serviço desses ?

Sim, também arranjo 100Mbps nacionais com taxas 1:10, mas ficam muito mais caras do que nos EUA por exemplo.

E em termos de preços, posso dizer-te que não custa os olhos da cara ;)
 
Boas,

Eu sinceramente tenho muitas dúvidas mas...
Toda a gente sabe como é que funcionam as coisas, ninguém deixa de estacionar o carro em cima do passeio até o policia nos vir chatear...

Se no contracto estiver a dizer que paga mais x por cada y de tráfego adicional, o dinheiro é devido.
Se não está nada, então aí não deve nada, porque a responsabilidade de manter o tráfego limitado a 5GB é do prestador do serviço.

Tenho um site que apenas me permite 1GB por mês, se chegar ao limite penso que me vai aparecer no lugar do site tipo "Bandwidth limit exceded", a não ser que previamente tenha ficado acordado que pagaria por unidade de tráfego em excesso.

Quando as coisas entram em litigio a boa/má fé não leva a conlcusão nehuma, o que leva é o contracto.

Áté podem ter agido os dois de má fé:

Cliente - ultrapassou o consumo e eles não cortaram ehehehe
Prestador do serviço - o gajo ultrapassou o consumo e agora vai pagar mais ehehehe

Como é que se resolve isto?
Com o contracto. ficou acordado o que aconteceria caso os limites fossem ultrapassados, se não ficou alguém era responsável por esse controlo, e a meu ver esse controlo devia ser feito por quem presta o serviço.


Cumprimentos,

K0ma
 
Última edição:
K0ma:

Falando agora em causa própria, apesar dos limites existirem nos planos contratados, caso um cliente os ultrapasse, não bloqueamos o tráfego a esse cliente. Nestes casos contactamos de imediato o cliente para este nos informar do que é que pretende fazer.

Se eu fosse cliente e ultrapassa-se o tráfego, não gostava de ver o meu site offline por esse motivo...

No entanto isto é um tema extremamente subjectivo. Existem modos de actuar que diferem de HSP para HSP e de cliente para cliente. Facto é que nas condições existe um item que fala sobre tráfego em excesso e o cliente deve estar ciente que caso ultrapasse os limites fica em divida para com o prestador.

Mas, também existem casos de ultrapassarem o limite esporádicamente e nesse caso fecha-se os olhos pois o importante é manter o cliente satisfeito, e num caso esporádico, deixa-se passar. Agora também é má fé do cliente que ao ultrapassar o tráfego depois vem dizer que se vai embora...

Como disse, este é um tema extremamente subjectivo. No caso especifico deste thread, penso sinceramente que ambos estão em falta e que a melhor forma de resolver o assunto é chegar a um acordo e cada um seguir o seu caminho.

Saudações
 
Se eu fosse cliente e ultrapassa-se o tráfego, não gostava de ver o meu site offline por esse motivo...
Sim Santo38,

Mas isso é no interesse dos dois, o cliente quer o seu site online, e o prestador quer continuar a prestar o serviço, outra coisa é o prestador não dizer nada e no final apresentar uma factura sem mais nada.
apesar dos limites existirem nos planos contratados, caso um cliente os ultrapasse, não bloqueamos o tráfego a esse cliente. Nestes casos contactamos de imediato o cliente para este nos informar do que é que pretende fazer.

Acho muito bem que façam assim, mas discordo que deixem andar, sem estar nada acordado sobre tráfego adicional e no final apresentem uma factura desse mesmo tráfego.


Cumprimentos,

K0ma

PS. Este tópico veio mesmo a calhar, tinha metido uma shoutbox e andava a monitorar o tráfego e ocorreu-me que isto podia acontecer ehehe
 
Última edição:
Acho muito bem que façam assim, mas discordo que deixem andar, sem estar nada acordado sobre tráfego adicional e no final apresentem uma factura desse mesmo tráfego.

Como podes ler pelo meu post, penso que é ai que o problema reside. Mais, penso que a falta de diálogo entre ambas as partes deu nisto. O cliente que pensou que era tudo à borla e a HSP que assumiu que iria ter o cliente para sempre ou que nem deu pelo facto senão agora que o cliente manifestou vontade de ir experimentar outras parragens.

Saudações
 
PS. Este tópico veio mesmo a calhar, tinha metido uma shoutbox e andava a monitorar o tráfego e ocorreu-me que isto podia acontecer ehehe

Num ligeiro off-topic, que tipo de shoutbox tens? Eu tenho um fórum alojado no EmpireSP e quando meti a minha shoutbox com shouts pseudo-ilimitados, recebi em 5 dias a mensagem "Bandwidth limit exceeded", e nunca imaginei ultrapassar 5GBs em tão pouco tempo. Pelo menos, bastou falar com o admin do alojamento e ele nem levantou problemas em duplicar o tráfego. Foi a minha safa, senão eram 26 dias com o fórum offline.
A minha resolução ao problema foi diminuir o nº de shouts para 30, e mexer no HTML de modo a consumir o mínimo de tráfego possível (retirar hiperligações desnecessárias para o perfil de cada utilizador foi o que mais diferença fez). Fiz também um protótipo de uma shoutbox em AJAX, mas não chegou a ser necessário pô-lo em uso, porque agora tenho o tráfego controlado.

Quanto ao tópico em si, sou da opinião que ambos estiveram mal. Não ando muito a par de HSPs, mas sei que é mau o site ficar offline por causa do tráfego (que foi o que me aconteceu), e quem espera desespera, nestes casos.
Mas pelo menos um e-mail a avisar que o tráfego para o mês corrente foi ultrapassado não era mal pensado. Algo do tipo "o tráfego foi ultrapassado, e se não resolver esta situação no prazo de 5 dias, a conta será suspensa".

Como o K0mA disse, agora é uma questão de olharem para o contrato.
 
Foi uma shoutbox que eu próprio fiz seguindo um tutorial na internet, ou seja adaptei ligeiramente.
Como aquilo usa ajax para actualizar a shoutbox faz chamadas de 1 em 1 segundo para actualizar a shoutbox, ou seja é quase tipo CHAT, mas podes meter mais tempo entre cada actualização.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo