1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com antena parabolica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por xplor, 16 de Junho de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 9245)

1. xplor

xplor Power Member

o meu pai comprou ontem no intermarche uma antena parabolica que lhe custa 70 e n sei qts €.
    tudo bem que este tipo de artefactos :P são sempre de qualidade duvidosa... mas gostava de por isto a funcionar.

o que se passa é que com as indicações que uma pessoa que comprou outra igual nos deu, aquilo não funciona:

-antena orientada pra sul, e o "receptor" virado para a parte de baixo do prato(6 horas)​

os sintomas, é que diz que o sinal está baixo e não consegue sintonizar canal nenhum.

as minhas duvidas são:

-apesar da outra pessoa estar a cerca de 8-9Km de distancia pode interferir na orientação da antena?
    - o "receptor" não deveria estar apontado para o foco e este ser no centro do prato?

eu não percebo nada disto e tou uma beca ah nora.

ja agora a marca da coisa é : "Plusat"

cumps

2. amg_tech

amg_tech Power Member

Eu não sei se estás minimamente dentro do assunto dos satelites, mas pelo que eu sei, para colocares essa antena a apontar para um (seja astra, hotbird, astra 2, whatever) tens que usar um aparelho especifico, para aponta-la com precisao, e olha que é preciso muita :)

3. xplor

xplor Power Member

aparelho especifico?? WTF??

achei este site(traduzido plo google) mas continuo um bocado ah nora...

vºao onde diz "Sattelite" no menú do lado esquerdo

que significa isto mm? o meu prato é de 80cm..

Última edição: 16 de Junho de 2006
  4. Savage

Savage Power Member

Se não consegues sintonizar canal nenhum, é porque a antena está mal orientada.
    Vê este site para orientares:

http://www.satlex.net/pt/azel_calc-...satlo_dir=E&location=&la=&lo=&country_code=pt

O método mais simples é ires rodando devagarinho a antena uns cms para a esquerda, e depois para a direita até apanhares um sinal forte. Quando tiveres um sinal forte, fixa a antena, e roda o LNB (o tal receptor) uns graus para a esquerda ou para a direita para tentares que o sinal fique ainda mais forte. Quando conseguires isso, faz uma busca de canais.

Boa sorte!:)

5. xplor

xplor Power Member

thnks! amanha vejo isso ja que não são horas de andar empoleirado em cima de escadotes. :P
    e quanto ah orientação do LNB segundo a vertical? aponto pra que lado do prato? pro centro?

cumps

6. Savage

Savage Power Member

O LNB aponta para um ponto abaixo do centro do prato... Mais ou menos 1/3 da altura do prato.

7. Viva,
    Com tantos foruns de satelite, meu, fazeres essas perguntas aqui é um bocado absurdo!!!
    Tenta
    visao-digital.net
    invasao-digital.com
    satelites.co.uk
    etc.
    etc.

8. Savage

Savage Power Member

Já agora porque é que é absurdo? Não teve já respostas para as perguntas que fez?:rolleyes:
    E o pessoal que anda por esses outros fóruns, não pode andar também neste?:shifteye:

9. xplor

xplor Power Member

sempre pensei que podia perguntar neste forum aquilo que quisesse desde que tivesse na secção certa... vais dizer-m que é proibido falar aqui de satelites? absurdo é o teu comentario. mas obrigado na mesma pelos links.

cumps

10. paraai5

paraai5 Power Member

Boas,

E + ou - assim , n sei k utilização keres dar a isso mas a maioria das antenas são viradas para o hispassat......

vais ao google, procuras por hispassat e tens la tds as orientações para onde hades d apontar a antena,,,,

mas msm assim se n apanhares sinal, n entres em panico...é k os sinais por esta altura estão tds codificados....

abraço... 1 conselho : ha varios foruns dessa materia onde te podes inteirar melhor e aprofundar conhecimentos...experimenta 1 desses foruns

11. Juzhan

Juzhan Power Member

E atenção.. tem k estar alinhada com o satélite "milimetricamente"...
    s vezes basta o aperto final dos parafusos que a seguram para perderes o sinal!

12. xplor

xplor Power Member

ja me disseram que o meu descodificador pode não funcionar com o hispasat e ja me disseram pra usar o astra...

13. nepice

nepice Power Member

mas se keres o astra...nao é apontar pa sul...é apontar pa sul e dps 19º para este, penso eu de k...
    e digo-te ja k nao é nada facil acertar com akilo ao olhometro, aconselho-te a comprares um satfinder ou entao a dares 20/30euritos a alguem pa te orientar isso, k é o k as vezes mais vale...

fika bem [][]

14. xplor

xplor Power Member

onde é que eu arranjo um satfinder e a q preço?

15. EJAY

EJAY [email protected] Member

bom... é verdade que este forum possa n ser o mais indicado para se discutir acerca de tv satelite (aqui fala-se mais de informática, pc's e assim) por isso tens aqui um excelente forum sobre esse assunto satnagra.com
    eu montei a minha parabolica ha dias, apontada para o hispasat, para apanhar a tv cabo:-D
    e n precisei de nenhum satfinder ou assim.... sempre convem teres uma bussola
    levas uma tv pekena la pa cima com o receptor (o meu indica a força do sinal) para medir o sinal ha medida k vais calibrando o prato.... tens de ter muita precisao porque basta um milimetro e ja perdeste o sinal.
    pa apanhar a tv cabo n falo aqui neste forum porque é pirataria... mas tens muita informação no satnagra.com, desde à montagem do equipamento até à configuração do receptor:P

cump's:kfold:

16. Michel

Michel Power Member

Como já aqui foi dito, o Astra é 19º Este e n Sul...

Se é a 1º vez q estás a montar uma parabólica, n é de facto nda fácil a olho conseguir acertar...

Quem já tem experiência consegue a olho mas para quem n tem, ou recorres a um Satfinder ou pedes ajuda a alguém q tenha experiência...

Já q referiram fórums dessa área, aqui deixo outro mto bom: www.tugadigital.name

17. redalert

redalert Folding Member

19º em direcção a Este a contar a partir do Sul. Isso sim!

Ninguém acerta nos satélites a olho... :rolleyes:

Quem não tem experiência, lê, investiga, pergunta a quem sabe ou, em última instância, paga pelo serviço de instalação.

Primeiro estuda o funcionamento e propriedades da parábola e depois dedica-te a "apanha-los todos"! :-D

[[]]

18. Michel

Michel Power Member

Isso está implícito smp q se indica uma coordenada...

Já orientei dezenas de parabólicas para o Hispa, Astra e Hotbird sem usar Satfinder...
    Qdo disse "a olho" implica obviamente ter um receptor com lista de canais sintonizada e ligado a uma TV visível qdo se está a orientar o prato... :)

19. redalert

redalert Folding Member

Nem sempre!

Por norma, usam-se coordenadas a partir de Sul para satélites com beams para o hemisférios norte! Existem muitos satélites cujo azimute é explicito a partir de Norte como deveriam ser todos. Por uma questão de "preguiça" usa-se Sul. :P

[[]]

20. xplor

xplor Power Member

brigado plas respostas. ja tenho aqui muita coisa pra estudar a questao, o que me lixa agora é o seguinte:

tive de pôr a antena num sitio mais alto da casa, o que implicou usar um suporte em "L" que se aparafusa ah parede, so que o tamanho daquilo faz com que a antena vibre muito com o vento... :S que sistema usam vocês para segurar as antenas?

Partilhar esta Página