Problema com APC BACK-UPS 300VA 230V UPS

Enter Sandman

Power Member
Boa tarde,

Estou com um problema e preciso da vossa ajuda.


Tenho um APC BACK-UPS 300VA 230V UPS e nas últimas semanas

não sei o que se passa mas começa a apitar como se não

houvesse electricidade. Isto não seria estranho caso a electricidade

faltasse mas tal não tem sucedido:eek:. Ontem tinha o PC a trabalhar e

o UPS resolve começar a apitar sucessivamente até que o apito passa

a contínuo e de repente desliga tudo (UPS+PC).


Liguei o UPS novamente, ligo o PC, recomeça o aviso sonoro contínuo e

vai tudo abaixo novamente. Esperei uns minutos e fiz nova tentativa.

O resultado foi semelhante:'(.


O que poderá ser? baterias? Será melhor começar a pensar num novo UPS? :eek:

Se sim, o que recomendam?


Eis uma imagem do UPS:

s_p_25514_1.jpg


Obrigado.


Cumprimentos.
 
se calhar tá mesmo a dar as ultimas.
penso que as UPS offline e line interactive possam funcionar sem bateria, as online acho que não, mas não sei qual o tipo da tua
 
Bem, esse modelo da APC já é bem velhinho!!! Há quantos anos tens essa UPS e quando foi a ultima vez que lhe mudaste a bateria?

Creio que o que tu tens aí são dois problemas distintos. Uma UPS pode entrar em modo de bateria para proteger a carga mesmo que não haja falha total na rede, isto é, por vezes a voltagem de entrada desce abaixo (ou sobe acima) de um nível que a UPS considera seguro e esta passa automáticamente a alimentar o sistema através da bateria enquanto durar a situação.

Acontece que a bateria dessa UPS já deve ser bem velhinha (as baterias normalmente duram 3 a 4 anos, e vão perdendo gradualmente a capacidade de aguentar uma carga). Se uma bateria nova te consegue aguentar o sistema durante 20 minutos, já uma bateria com um par de anos provávelmente só conseguirá aguenta-lo por uns 10 minutos. O apito continuo queria dizer que a bateria estava a ficar sem carga e que a UPS se estava prestes a desligar.

No teu caso aconselho-te a comprar uma UPS nova e com mais capacidade. A APC tem agora umas novas Back-UPS muito boas, a APC Back-UPS RS 1200VA LCD e a APC Back-UPS RS 1500VA LCD. Vai ao site da APC (http://www.apcc.com) ou faz um Google a isso para saberes mais pormenores.

Tenta manter-te com a APC, que tem as melhores UPS do mercado e que não te dão problemas.
 
Bem, esse modelo da APC já é bem velhinho!!! Há quantos anos tens essa UPS e quando foi a ultima vez que lhe mudaste a bateria?

Creio que o que tu tens aí são dois problemas distintos. Uma UPS pode entrar em modo de bateria para proteger a carga mesmo que não haja falha total na rede, isto é, por vezes a voltagem de entrada desce abaixo (ou sobe acima) de um nível que a UPS considera seguro e esta passa automáticamente a alimentar o sistema através da bateria enquanto durar a situação.

Acontece que a bateria dessa UPS já deve ser bem velhinha (as baterias normalmente duram 3 a 4 anos, e vão perdendo gradualmente a capacidade de aguentar uma carga). Se uma bateria nova te consegue aguentar o sistema durante 20 minutos, já uma bateria com um par de anos provávelmente só conseguirá aguenta-lo por uns 10 minutos. O apito continuo queria dizer que a bateria estava a ficar sem carga e que a UPS se estava prestes a desligar.

No teu caso aconselho-te a comprar uma UPS nova e com mais capacidade. A APC tem agora umas novas Back-UPS muito boas, a APC Back-UPS RS 1200VA LCD e a APC Back-UPS RS 1500VA LCD. Vai ao site da APC (http://www.apcc.com) ou faz um Google a isso para saberes mais pormenores.

Tenta manter-te com a APC, que tem as melhores UPS do mercado e que não te dão problemas.

Obrigado pelas explicações.

Esta UPS tem uns belos anos e as baterias nunca foram mudadas ou tive qualquer

problema com a UPS.

Ontem à noite estive a analisar isto melhor e do que me apercebi o cabo de

alimentação estava a desencaixar-se da UPS provocando, provavelmente, um mau

contacto levando a UPS a actuar:lol:.


Estou convicto de que a(s) bateria(s) já não apresenta(m) a autonomia inicial.

Onde posso adquirir baterias novas?

Ou será melhor pensar numa nova UPS visto que estou interessado em ligar igualmente a minha PS3?



Obrigado;).


Cumprimentos.
 
As baterias (que podes comprar na versão Portuguesa do site da APC ou em qualquer representante oficial) são o mais caro e essa UPS já é bem velhinha! Compra mas é uma nova. Até porque 300 VA não te dá autonomia para nada mesmo quando ligada a um unico sistema, quanto mais a dois!
 
Muito boa opção, mas pelo mesmo preço podes comprar uma das novas Back UPS LCD de 1200 VA (ficas com maior capacidade e autonomia).

9781F462-5056-AE36-FE4694FB3E149E6F_pr.jpg


A diferença é que as Smart UPS têm uma onda sinusoidal igual aquela que é fornecida pela EDP, enquanto as Back UPS, mais baratas, têm uma onda pseudo-sinusoidal (stepped sine-wave). Pode-se dizer que a corrente fornecida por uma Smart UPS, quando em bateria, é bem mais 'limpa' que a fornecida por uma Back UPS. No entanto, devido ao tipo de fontes de alimentação usadas nos PCs, e uma vez que o tipo de onda só se torna relevante quando falta a electricidade e a UPS entra em modo de bateria, no teu caso não tens grande vantagem em ir para uma Smart UPS.

Podes ler mais sobre as diferenças de tipos de onda e UPSs aqui (está em Inglês).
 
Back
Topo