Problema com Ati hd 4890

Popakote

Power Member
Caros amigos, adquiri hoje uma Sapphire hd 4890 e instalei-a no meu pc. Só que não consigo mudar a resolução do monitor que teima em ficar nos 640x480 pixeis (o cursor muda até aos 2048x1536, mas depois de aplicar p.ex. 1280x1024, ele assume sempre os 640x480). Será por a minha mobo ter uma slot pci-express 16x de (v1.0 ?) e a placa ser v2.0?
Depois de ler algumas coisas sobre a compatibilidade das versões pci-express (1.0, 1.1, 2.0), pareceu-me que só se referiam ao não aproveitamento total da largura de banda disponibilizada pela placa. Se estiver errado, corrijam-me por favor...
Se for esse o problema, posso equacionar a aquisição de uma nova motherboard, se alguém me disser qual devo adquirir para poder utilizar o meu hardware actual (mais concretamente P IV 3.2 Ghz e a memória ddr 400 pc-3200) por mais algum tempo e só depois fazer um upgrade de processador e memórias.
Configuração:
Motherboard - Asus p5rd1-v
3 Gb ram
Monitor CRT Sony multiscan G500 21"
Windows xp pro c/sp3
Fui buscar os ultimos drivers catalyst ao site da Ati e mesmo depois disso, o problema persiste.

Se alguém me puder ajudar a descobrir o problema, agradecia.
 
Tenho uma lc power green 550w.
Depois de me teres lembrado disso, já desinstalei tudo o que tinha a ver com Ati e instalei o driver do site deles. Mas entretanto tive que sair para ir trabalhar e não tive tempo de fazer mais nada. Logo, no fim do trabalho vou ver como ficam as coisas e depois posto aqui o resultado.
Obrigado
 
Usei o driver sweeper e eliminei tudo da ati. Por estranho que pareça, apareceram-me 2 itens da nvidia (nunca tive nada da nvidia neste pc). Também os eliminei. Com os drivers eliminados, a resolução mantem-se nos 1240x1024 mas também não consigo modificá-la. Ao tentar jogar cod 5 dá-me um erro de directx. Antes quando jogava, sentia o jogo um pouco lento, mas nada que me impedisse de o disfrutar. Depois de experimentá-lo noutro pc, vi a realidade do jogo por isso deduzi que fosse problema da gráfica e como vi esta Sapphire hd 4890 por 190€ vai daí não pensei mais nisso e comprei-a.
Pelos vistos, dei um passo maior que a perna...
O que me aconselham?
 
Bottleneck tremendo uma 4890 com esse P4 !!!

Acho que puseste mesmo a carroça à frente dos bois...

Sinceramente acho que devias investir numa nova board e processador e quiçá a troca dessa fonte mesmo... Acho que se aguenta com um sistema mais recente mas deve ficar nos limites, ainda para mais com essa gráfica...
 
Última edição:
Boas...
Realmente não podes exigir muito da HD 4890 quando tens um Pentium 4 a limitar o desempenho da gráfica.
E essa fonte também não está muito bem aí.
Acho que deves fazer uns upgrades ao teu PC :D.
Cumps.:x2:
 
Boas...
Realmente não podes exigir muito da HD 4890 quando tens um Pentium 4 a limitar o desempenho da gráfica.
E essa fonte também não está muito bem aí.
Acho que deves fazer uns upgrades ao teu PC :D.
Cumps.:x2:
O que me aconselhas ao nivel de qualidade preço?

Mobo+processador+ram+fonte.

Obrigado
 
Já consigo mudar as definições de visualização. Mas só através do interface do catalyst control center. Sempre que ligo o computador tenho que configurar as definições. Primeiro mudo para 1280x1024 e a profundidade muda para 8 bits, depois mudo para 32 bits e fica tudo a funcionar direitinho. Até já consigo jogar cod 5 com muito maior fluidez. Mandei um mail para a sapphire e como já desconfiava, disseram-me que deveria ser um problema de software e para reinstalar o sistema operativo. É o que vou fazer brevemente, mas se calhar antes ainda vou fazer o tal upgrade à máquina.
Obrigado a todos pela ajuda.
 
Como já disseram essa gráfica com esse processador é um desperdicio.

O que me aconselhas ao nivel de qualidade preço?

Mobo+processador+ram+fonte.

Há várias hipóteses. Esta será uma das mais baratas:

E8400 ~150€
Asus P5Q SE ~90€
2x2GB ddr2-800 ~40€
LC Power 600W Green Power ~50€

O ideal seria um Quad core:
Q9400 ou Q9550 caso prefiras Intel (a board é a mesma do E8400)
X4 920 ou X4 940 se for AMD (Asus M4A78 PRO)
Os AMD são ligeiramente mais baratos, o desempenho é idêntico.
 
Última edição:
Back
Topo