1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com Ati hd 4890

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Popakote, 23 de Abril de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 1260)

1. Popakote

Popakote Power Member

Caros amigos, adquiri hoje uma Sapphire hd 4890 e instalei-a no meu pc. Só que não consigo mudar a resolução do monitor que teima em ficar nos 640x480 pixeis (o cursor muda até aos 2048x1536, mas depois de aplicar p.ex. 1280x1024, ele assume sempre os 640x480). Será por a minha mobo ter uma slot pci-express 16x de (v1.0 ?) e a placa ser v2.0?
    Depois de ler algumas coisas sobre a compatibilidade das versões pci-express (1.0, 1.1, 2.0), pareceu-me que só se referiam ao não aproveitamento total da largura de banda disponibilizada pela placa. Se estiver errado, corrijam-me por favor...
    Se for esse o problema, posso equacionar a aquisição de uma nova motherboard, se alguém me disser qual devo adquirir para poder utilizar o meu hardware actual (mais concretamente P IV 3.2 Ghz e a memória ddr 400 pc-3200) por mais algum tempo e só depois fazer um upgrade de processador e memórias.
    Configuração:
    Motherboard - Asus p5rd1-v
    3 Gb ram
    Monitor CRT Sony multiscan G500 21"
    Windows xp pro c/sp3
    Fui buscar os ultimos drivers catalyst ao site da Ati e mesmo depois disso, o problema persiste.

Se alguém me puder ajudar a descobrir o problema, agradecia.

2. rustyballzz

rustyballzz Power Member

que fonte tens?
    desinstalaste os drivers antigos da outra grafica que tinhas nessa board?

cumps.

3. Popakote

Popakote Power Member

Tenho uma lc power green 550w.
    Depois de me teres lembrado disso, já desinstalei tudo o que tinha a ver com Ati e instalei o driver do site deles. Mas entretanto tive que sair para ir trabalhar e não tive tempo de fazer mais nada. Logo, no fim do trabalho vou ver como ficam as coisas e depois posto aqui o resultado.
    Obrigado

4. Nivrin

Nivrin Suspenso

com essa fonte a coisa fica um pouco a margem

ja usaste o drive cleaner?

5. Nagashi

Nagashi Power Member

ya pois fica inda por cima esse cpu e uma autentica torradeira, eu tive um e sei do que falo.

6. Popakote

Popakote Power Member

Usei o driver sweeper e eliminei tudo da ati. Por estranho que pareça, apareceram-me 2 itens da nvidia (nunca tive nada da nvidia neste pc). Também os eliminei. Com os drivers eliminados, a resolução mantem-se nos 1240x1024 mas também não consigo modificá-la. Ao tentar jogar cod 5 dá-me um erro de directx. Antes quando jogava, sentia o jogo um pouco lento, mas nada que me impedisse de o disfrutar. Depois de experimentá-lo noutro pc, vi a realidade do jogo por isso deduzi que fosse problema da gráfica e como vi esta Sapphire hd 4890 por 190€ vai daí não pensei mais nisso e comprei-a.
    Pelos vistos, dei um passo maior que a perna...
    O que me aconselham?

7. blue85

blue85 Power Member

Bottleneck tremendo uma 4890 com esse P4 !!!

Acho que puseste mesmo a carroça à frente dos bois...

Sinceramente acho que devias investir numa nova board e processador e quiçá a troca dessa fonte mesmo... Acho que se aguenta com um sistema mais recente mas deve ficar nos limites, ainda para mais com essa gráfica...

Última edição: 23 de Abril de 2009
  8. Courato

Courato Power Member

Boas...
    Realmente não podes exigir muito da HD 4890 quando tens um Pentium 4 a limitar o desempenho da gráfica.
    E essa fonte também não está muito bem aí.
    Acho que deves fazer uns upgrades ao teu PC :D.
    Cumps.:x2:

9. Popakote

Popakote Power Member

O que me aconselhas ao nivel de qualidade preço?

Mobo+processador+ram+fonte.

Obrigado

10. Popakote

Popakote Power Member

Já consigo mudar as definições de visualização. Mas só através do interface do catalyst control center. Sempre que ligo o computador tenho que configurar as definições. Primeiro mudo para 1280x1024 e a profundidade muda para 8 bits, depois mudo para 32 bits e fica tudo a funcionar direitinho. Até já consigo jogar cod 5 com muito maior fluidez. Mandei um mail para a sapphire e como já desconfiava, disseram-me que deveria ser um problema de software e para reinstalar o sistema operativo. É o que vou fazer brevemente, mas se calhar antes ainda vou fazer o tal upgrade à máquina.
    Obrigado a todos pela ajuda.

11. cmrosado

cmrosado Power Member

Como já disseram essa gráfica com esse processador é um desperdicio.

Há várias hipóteses. Esta será uma das mais baratas:

E8400 ~150€
    Asus P5Q SE ~90€
    2x2GB ddr2-800 ~40€
    LC Power 600W Green Power ~50€

O ideal seria um Quad core:
    Q9400 ou Q9550 caso prefiras Intel (a board é a mesma do E8400)
    X4 920 ou X4 940 se for AMD (Asus M4A78 PRO)
    Os AMD são ligeiramente mais baratos, o desempenho é idêntico.

Última edição: 29 de Abril de 2009

Partilhar esta Página