Problema com bateria MacBook

Caros,

Gostaria que alguém me informasse em que lei se baseia a permissa partilhada não só pela Netcetera (Apple Service Center contíguo à Apple Center Store junto ao Amoreiras) como, pelos vistos, pela Apple Portugal no que concerne à garantia das baterias dos portáteis
O portátil da minha namorada, por azar dos azares, deixou de carregar a bateria subitamente. O portátil foi comprado em Novembro de 2007, tendo ido já 3 vezes à loja: 1 para trocar o "chassis" que estala constantemente (segundo a funcionária da loja, um mal identificado da gama de macbooks brancos, azar nítido de quem comprou a máquina), outra pq o disco rígido deixou de trabalhar e agora por causa da bateria.
Acontece que liguei para o serviço de assistência da Apple, que me pediu obviamente o número de série de computador, bem como o número de ciclos da bateria e a full charge capacity. Infelizmente, segundo os mesmos, o computador não é elegível para o programa de troca de baterias que está a decorrer para Mac Books com baterias que apresentam defeitos de fabrico (outro azar nítido de quem comprou uma máquina destas). Voltei a tentar junto da Netcetera, mas em vão. De facto, a "lei" que os senhores da Apple Portugal transpõem só deve ser válido mesmo nos EUA, isto porque segundo o dec-lei 84/2008 (publicado em Maio passado), refere apenas que os objectos móveis têm garantia de 2 anos, informação que me foi confirmada por uma jurista da DECO.
Como não foi assinado nenhum documento a dizer que concordávamos, no acto da compra, com uma garantia de 1 ano de bateria e refutando desde já o argumento que a bateria é um consumível de desgaste (atenção, a bateria não carrega, não é uma questão de estar viciada), gostaria de saber se algum de vós tem uma resposta mais digna do que o que tenho ouvido quer da Netcetera quer da Apple Portugal.

Muito obrigado e desculpem o post extenso (mas como utilizador Apple há vários anos custa-me ver como a marca vai em queda na qualidade dos equipamento)
 
Vai ver o decreto-lei em questão e verás que qualquer marca só terá de dar 6 meses de garantia para as baterias devido a serem produtos de desgaste.

A Apple antigamente dava 2 anos, agora dá apenas 1.
Contudo o programa de trocas para baterias defeituosas assim como o de magsafes expande a garantia dos mesmos para 3 anos.
Procura o comunicado da Apple que o refira.
Mas existe um limite de ciclos, assim como um limite de vida útil em mAh.
 
fEIO, a minha questão é mesmo essa!

Qual decreto-lei? Não existe nenhum decreto-lei que diz: "as baterias (ou os consumíveis onde as baterias se incluem) dos portáteis têm 6 meses de garantia". O decreto que referi, 84/2008 (e segundo me apuraram, o único aplicável) não faz distinção entre baterias, portáteis e qualquer outro objecto móvel.
Desculpa a insistência; é que foi inclusivé a pessoa que me atendeu o telefonema quando liguei para a Assistência da Apple que me disse para "invocar a lei do consumidor na loja" (estou a usar precisamente a expressão).
 
fEIO, a minha questão é mesmo essa!

Qual decreto-lei? Não existe nenhum decreto-lei que diz: "as baterias (ou os consumíveis onde as baterias se incluem) dos portáteis têm 6 meses de garantia". O decreto que referi, 84/2008 (e segundo me apuraram, o único aplicável) não faz distinção entre baterias, portáteis e qualquer outro objecto móvel.
Desculpa a insistência; é que foi inclusivé a pessoa que me atendeu o telefonema quando liguei para a Assistência da Apple que me disse para "invocar a lei do consumidor na loja" (estou a usar precisamente a expressão).

Existe.
Julgo que não seja esse.
 
Vai ver o decreto-lei em questão e verás que qualquer marca só terá de dar 6 meses de garantia para as baterias devido a serem produtos de desgaste.

A Apple antigamente dava 2 anos, agora dá apenas 1.
Contudo o programa de trocas para baterias defeituosas assim como o de magsafes expande a garantia dos mesmos para 3 anos.
Procura o comunicado da Apple que o refira.
Mas existe um limite de ciclos, assim como um limite de vida útil em mAh.

Podes-me dizer onde está isso do programa de troca para os macsafes dos macbooks?'....estive a ver na pagina dos programas de trocas e não vejo. >(
 
Como deves calcular, a página que estás a indicar foi precisamente o ponto de partida (aliás, não chegaria ao ponto em que estou em vão, a falar decor).
Portanto, pelo que consegui perceber "existe" uma lei, que ninguém sabe qual é mas em que toda a gente acredita (à parte, pelos vistos, dos juristas da DECO) que diz que as baterias têm validade de 1 ano.
A propósito, um lcd de um portátil não é um componente de desgaste? Assim sendo, não deveria ter 1 ano de garantia??
Daqui dá para perceber como a permissa de que "a bateria é um bem de desgaste" vale tanto como dizer "o disco rígido é um bem de desgaste porque roda 7200 vezes por minuto (bem, vá, 5400 rpm no caso do meu iBook).
Obrigado na mesma pela ajuda.
 
Como deves calcular, a página que estás a indicar foi precisamente o ponto de partida (aliás, não chegaria ao ponto em que estou em vão, a falar decor).
Portanto, pelo que consegui perceber "existe" uma lei, que ninguém sabe qual é mas em que toda a gente acredita (à parte, pelos vistos, dos juristas da DECO) que diz que as baterias têm validade de 1 ano.
A propósito, um lcd de um portátil não é um componente de desgaste? Assim sendo, não deveria ter 1 ano de garantia??
Daqui dá para perceber como a permissa de que "a bateria é um bem de desgaste" vale tanto como dizer "o disco rígido é um bem de desgaste porque roda 7200 vezes por minuto (bem, vá, 5400 rpm no caso do meu iBook).
Obrigado na mesma pela ajuda.

O que disse não foi para ti.


Para ti.

Isto é a legislação nacional relativa aos bens de consumo, é o que a DECO e a ANACOM apregoam sempre porque é aquilo que é fácil de achar.

http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03.php?lei=1672

Dentro de um desses artigos ou directivas referenciadas (não tenho paciência para procurar, vai a uma biblioteca), deverá estar algo como isto:

Prazo de garantia

O prazo de garantia tem início na data da compra original do Produto pelo primeiro utilizador final. O Produto pode ser composto por várias peças distintas e as diferentes peças podem estar cobertas por diferentes prazos de garantia (doravante designados por "Prazo de Garantia"). Os diferentes Prazos de Garantia são:

a) vinte e quatro (24) meses para o telemóvel e doze (12) meses para acessórios (independentemente de estarem incluídos no pacote de venda do telemóvel ou de serem vendidos separadamente), com excepção dos consumíveis e acessórios identificados em (b) e (c) infra;

b) seis (6) meses para os seguintes consumíveis e acessórios: baterias, carregadores, bases de secretária, auriculares, cabos e tampas; e

c) noventa (90) dias para os suportes em que quaisquer programas informáticos sejam fornecidos, por exemplo, CD-ROM, cartão de memória.

(Tirado da nokia Portugal)
 
Última edição:
Ok, já percebi que ainda estás mais à nora do que eu em termos de legislação.

O decreto que apontas no site do IAPMEI foi revogado pelo de Maio passado (84/2008).

As condições da Nokia, sinceramente, não sei porque são para aqui chamadas, até porque as condições de um fabricante podem estar completamente fora do que a lei exige, tendo a validade que têm (que é nenhuma). Pelos vistos, a maioria do pessoal, come e não reclama.

Qualquer das formas, um dia que te queiras dar ao trabalho, dá uma olhadela ao decreto-lei e repara que não existe nenhuma diferenciação entre garantias de baterias ou do que quer que seja. Não vá o diabo tecê-las e amh estares tu numa situação idêntica à minha.

Se por acaso, te quiseres dar ao trabalho (mais que não seja por estímulo intelectual) em, tal como eu tenho feito, procurar a lei-fantasma que os fabricantes apregoam, partilha por favor com esta limitada criatura.

Ou então simplesmente borrifa-te para o assunto.

Qualquer das formas agradeço a disponibilidade já demonstrada.
 
Não é lei, mas sim Legislação Nacional relativa aos Bens de Consumo.
Revogada ou não a base é a mesma, pouco muda.

E nem tu nem eu nem aqui na net arranjas a legislação completa, mas apenas porções importantes desta. Como te disse, queres dar-te ao trabalho, bibliotecas com boa secção jurídica, a da FDL ou a da UC por exemplo. Ou então contratas um advogado para fazer o trabalho por ti. As garantias dos fabricantes para baterias é apenas de 6 meses.

Mas não te preocupes comigo, a mim trocam-ma até 3 anos de uso, e não tenciono dar-lhe uso durante tanto tempo. Como tal sim, "borrifo-me" (que expressão bonita) para o assunto.

Quem se quiser dar ao trabalho terá que meter o fabricante em tribunal, e tudo por uns míseros 100 euros.
 
Os míseros 100 euros são relativos à percepção do dinheiro que cada um tem e ao valor justo que cada um acha que valem os seus direitos. Mas não entro por aí...

Mas ainda bem que há clientes assim. É disto que a economia precisa! Gastar mais e reivindicar menos...

Vou seguir a sugestão da acção judicial.

Muito obrigado
 
Sugiro que antes faças uma leitura, pois todos os fabricantes e todas as lojas nos seus termos e condições fazem alusão para que a bateria é um consumível de desgaste como tal só terá 6 meses de garantia.
Equiparando-se assim a cds, tinteiros, toners, lâmpadas etc.
Assim como os pneus ou travões de um carro.

A verdade é que uma bateria deste género é tal e qual isso, pois tem um limite de ciclos, pelo que apartir de determinado número de ciclos começa a perder a sua performance até esta ser nula.

Contudo ao abrigo do programa de troca de baterias da Apple, partindo do principio que esta tem defeito, deverias estar qualificado para receber uma nova. Julgo que argumentando convenientemente com a Apple terias o assunto resolvido sem grandes chatices.
 
Segui o mesmo raciocínio e entretanto já enviei um email à Apple Portugal a solicitar esclarecimento.

Incluí o número de S/N porque já sei que vão ver aos registos as chamadas os contactos efectuados associados à maquina.

Vou aguardar a resposta à 3ª tentativa (será a 3ª de vez?).

Obrigado novamente e perdoa-me alguma exaltação anterior, mas de facto a minha veia mac addict está a ser jugulada.
 
o mesmo

Eu tive exatamente os mesmos problemas que o ricardoespiga: case partida, disco rígido morto, e agora bateria pouco fiável. Vim agora mesmo da loja tb store na 5 de outubro. Mas bom, como de costume, tratamento ao cliente muito pobre e repetição dos chavões do costume. Nem sabiam que a apple tinha um programa de troca de baterias para alguns macbooks. Será que já foram alguma vez à página da apple? Não percebo. Eu faria um trabalho muito melhor, sem dúvida.
Enfim, ficaram com a bateria, para enviá-la à apple para ver se se enquadra no programa.
Aguardemos.
 
Back
Topo