Problema com BSOD @ Win XP SP2

El_Ratito

Power Member
Boas!

Tem-me aparecido frequentemente este BSOD:


DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

(...)

Informações Técnicas:

Stop: 0X000000D1 (0X00000137, 0X0000000C, 0X00000000, 0XF87FF5F8)

atapi.sys - Address F87FF5F8 base at F87FA000, DateStamp41107b4d



E por por vezes este (ainda que menos frequente):


(...)

Informações Técnicas:

Stop: 0x000000BE (0xF87DE068, 0x03192121, 0xF907E5FC, 0x0000000B)

ntfs.sys - Address F87CCC34 base at F87C7000, DateStamp 3d6desc1


Já andei a pesquisar no Google, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão satisfactória. Fiz testes ao disco (com a ferramenta do disco - Diskwizard, da Seagate) e diz que está tudo OK; fiz CHKDSK a todas as partições que tenho montadas e também fiz CHKDSK /R na partição do sitema operativo... tudo OK, mas continua a dar erro... Se calhar, a solução é mesmo formatar, mas queria primeiro gravar o que tenho e, de preferência, sem andar a queimar discos para o lixo...

Ninguém tem ideia do que seja?


Mais uma informação útil, chegou a aparecer um outro BSOD, que dizia para desinstalar programas de anti-vírus, ferramenstas de gestão/optimização de discos rígidos, como desfranguementadores de disco, etc., pois estariam a criar "o" problema. Neste momento até nem tenho antí-vírus instalado, mas de vez em quando lá vem os BSOD...

Obrigado!
 
mas podem estar danificadas.. corre um memtest por exemplo com um liveCD do ubuntu... inda na semana passada num pc antigo que dava erros com um SO Live e experimentei e lá estava uma dimm que estava cheiinha de erros.. o que vale é que era a mais pequena (64Mb)..
 
mas podem estar danificadas.. corre um memtest por exemplo com um liveCD do ubuntu... inda na semana passada num pc antigo que dava erros com um SO Live e experimentei e lá estava uma dimm que estava cheiinha de erros.. o que vale é que era a mais pequena (64Mb)..
Onde posso sacar o LiveCD do Ubuntu? Ou qualquer outro bom teste de memória...

Acabei por criar uma nova partição, noutro disco, e instalei o XP... para já, está aguentar... Mas gostaria de saber mesmo qual é o problema...
 
poe aqui o dump do crash
Boas, se te estás a referir ao ficheiro que fica gravado no "temp" das "Definições Locais", já não o tenho, pois não aceitando o envio do mesmo para a M$, ele (ficheiro) se auto-destroi, melhor dizendo, apaga-se da pasta :)

Neste momento, estou noutra partição do meu segundo disco, com uma nova instalação do Win XP, e para já tem-se aguentado bem, à excepção de um BSOD relacionado com o driver da nVidia, o n4_mini.sys...
 
atapi.sys tem a ver com as drives de cd/dvd

de qq forma, e como ja disseram, BSOD sao muitas vezes devidos à ram, cpu e a conflitos de hardware. pra testar a ram memtest, pra cpu occt ou orthos, para o resto é experimentar
tenta ver se nao será mesmo das drives
 
atapi.sys tem a ver com as drives de cd/dvd

de qq forma, e como ja disseram, BSOD sao muitas vezes devidos à ram, cpu e a conflitos de hardware. pra testar a ram memtest, pra cpu occt ou orthos, para o resto é experimentar
tenta ver se nao será mesmo das drives
Obrigado! Vou testar as memórias, mas também acho que está na hora do nosso amigo format...
 
Última edição:
"Boas, se te estás a referir ao ficheiro que fica gravado no "temp" das "Definições Locais", já não o tenho, pois não aceitando o envio do mesmo para a M$, ele (ficheiro) se auto-destroi, melhor dizendo, apaga-se da pasta "

boas!

não
se tens um ecra azul

no directorio do windows
deveras ter um ficheiro .DMP

os ecras azuis nunca são enviados para a MS
os crash's de app's é que são

coloca-o ai online que eu digo-te o que causou o crash
 
boas!

não
se tens um ecra azul

no directorio do windows
deveras ter um ficheiro .DMP

os ecras azuis nunca são enviados para a MS
os crash's de app's é que são

coloca-o ai online que eu digo-te o que causou o crash
Já enviei-te uma PM com o endereço para fazeres download dos files.

Quando surge um BSOD, reiniciando o PC imediatamente a este ter aparecido, aparece uma janela com a mensagem acerca do um problema grave que o sistema teve, e tens a possibilidade de enviares a informação do problema para a M$... os files são, salvo erro, o minidump e o sysdata, que se encontram nas "Definições Locais", mas pelos vistos fica também guardado (o file Minidump) no directório do Windows. Penso que é isto.


Em relação ao teste às memórias, realmente tenho algum "pente" com problemas, pois, em +/- 14 horas de teste contínuo, deram-me 1526 erros e 5 pass, isto no Teste nº 8 do Memtest86... tenho 640Mb de DRAM, distribuídos por 2 "pentes" de 256Mb e 1 de 128Mb...

Está muito mau, ou é tolerável? Agora para saber qual é o pente com os erros, tenho de o isolar, isto se for só um, não é isso?
 
Está péssimo... não deveria ter erros nenhuns... pelo menos as minhas aqui só dão erros se tiverem clockadas de mais
Pois... mas começo a acreditar que talvez seja o pente de 128Mb... e, cá para mim, deve ter erros desde o início, apesar de só ter problemas com o PC, há uma ou duas semanas...
 
pois

os dumps apontam para o nv4
e depois para o atapi e por ai fora como tu ja te tinhas apercebido

se tens erros na memoria
os dumps tb nunca dao informação precisa

nada como testar dimm a dimm
com tempo e paciencia
 
Back
Topo