1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com C# a interagir com Microsoft Excel

Discussão em 'Programação' iniciada por MAdKulhas, 15 de Maio de 2006. (Respostas: 8; Visualizações: 2895)

1. MAdKulhas

MAdKulhas Power Member

Boas tardes.

Hoje a programar para uma disciplina onde vamos Interacção de Aplicações, começamos hoje a dar a interoperabilidade com o Excel.

Na disciplina damos VB mas eu prefiro trabalhar em C# e estou com um problema a iniciar um novo documento em Excel. Coloco de seguida o meu código:

Código:

[SIZE=2][COLOR=#0000ff]using  [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=cyan]System;[/COLOR]
    [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]using  [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=cyan]System.Collections.Generic;[/COLOR]
    [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]using  [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=cyan]System.ComponentModel;[/COLOR]
    [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]using  [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=cyan]System.Data;[/COLOR]
    [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]using  [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=cyan]System.Drawing;[/COLOR]
    [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]using  [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=cyan]System.Text;[/COLOR]
    [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]using  [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=cyan]System.Windows.Forms;[/COLOR]
    [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]using  [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=cyan]Excel;[/COLOR]
    [/SIZE]
    [SIZE=2][COLOR=#0000ff]namespace  [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=cyan]WindowsApplication1[/COLOR]
    {
    [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff] public[/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]partial[/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]class  [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]WinExcel[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] : [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]Form
    [/COLOR][/SIZE][SIZE=2] {
    [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]    private[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] Excel.[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]Application[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] excel;

[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]    public[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] WinExcel()
          {
               InitializeComponent();
          }
    [/SIZE]
    [SIZE=2][COLOR=#0000ff]    private [/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]void[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] button1_Click([/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]object[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] sender, [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]EventArgs[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] e)
          {

excel = [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]new[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] Excel.[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]Application[/COLOR][/SIZE][SIZE=2]();
               excel.Visible = [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]true[/COLOR][/SIZE][SIZE=2];
               Excel.[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]Workbook[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] wrk = [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]new[/COLOR][/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]Workbook[/COLOR][/SIZE][SIZE=2](); //ocorre uma excepção aqui nesta linha

wrk = excel.Workbooks.Add([/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2]);
               Excel.[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]Worksheet[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] sheet = [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]new[/COLOR][/SIZE][SIZE=2] Excel.[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]Worksheet[/COLOR][/SIZE][SIZE=2]();
               sheet = (Excel.[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]Worksheet[/COLOR][/SIZE][SIZE=2])wrk.Worksheets[1];
               sheet.Columns[[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#800000]"1"[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#800000]"A"[/COLOR][/SIZE][SIZE=2]] = [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#800000]"Ol "[/COLOR][/SIZE][SIZE=2];
               wrk.SaveAs([/SIZE][SIZE=2][COLOR=#800000]"C:\ficheiro.xls"[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#800000]"xls"[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#800000]""[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#800000]""[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], Excel.[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]XlSaveAsAccessMode[/COLOR][/SIZE][SIZE=2].xlNoChange, [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2]);
               wrk.Close([/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2], [/SIZE][SIZE=2][COLOR=#0000ff]null[/COLOR][/SIZE][SIZE=2]);
               excel.Quit();
               System.Runtime.InteropServices.[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]Marshal[/COLOR][/SIZE][SIZE=2].ReleaseComObject(sheet);
               System.Runtime.InteropServices.[/SIZE][SIZE=2][COLOR=#008080]Marshal[/COLOR][/SIZE][SIZE=2].ReleaseComObject(wrk);

}
       }
    }
    [/SIZE]

Não sei também se estou a fazer da melhor maneira, mas gostaria de saber a vossa opinião e como resolver o facto de estar ali a aparecer uma excepção estranha, visto que até já adicionei as referências ao Excel.

Cumprimentos.

2. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Põe a mensagem da excepção, pode ser que ajude...

EDIT: e esta linha: "wrk = excel.Workbooks.Add(null);" não me parece muito bem... talvez seja antes "excel.Workbooks.Add(wrk);"

Última edição: 15 de Maio de 2006
  3. MAdKulhas

MAdKulhas Power Member

Aqui vai o que copiei da excepção que ocorreu:

Código:

System.Runtime.InteropServices.COMException was unhandled
      Message="Retrieving the COM class factory for component with CLSID {00020819-0000-0000-C000-000000000046} failed due to the following error: 80040154."
      Source="WindowsApplication1"
      ErrorCode=-2147221164
      StackTrace:
           at WindowsApplication1.WinExcel.button1_Click(Object sender, EventArgs e) in C:\Documents and Settings\[email protected]\Os meus documentos\Visual Studio 2005\Projects\sln_ficha_6\sln_ficha_6\WindowsApplication1\Form1.cs:line 27
           at System.Windows.Forms.Control.OnClick(EventArgs e)
           at System.Windows.Forms.Button.OnClick(EventArgs e)
           at System.Windows.Forms.Button.OnMouseUp(MouseEventArgs mevent)
           at System.Windows.Forms.Control.WmMouseUp(Message& m, MouseButtons button, Int32 clicks)
           at System.Windows.Forms.Control.WndProc(Message& m)
           at System.Windows.Forms.ButtonBase.WndProc(Message& m)
           at System.Windows.Forms.Button.WndProc(Message& m)
           at System.Windows.Forms.Control.ControlNativeWindow.OnMessage(Message& m)
           at System.Windows.Forms.Control.ControlNativeWindow.WndProc(Message& m)
           at System.Windows.Forms.NativeWindow.DebuggableCallback(IntPtr hWnd, Int32 msg, IntPtr wparam, IntPtr lparam)
           at System.Windows.Forms.UnsafeNativeMethods.DispatchMessageW(MSG& msg)
           at System.Windows.Forms.Application.ComponentManager.System.Windows.Forms.UnsafeNativeMethods.IMsoComponentManager.FPushMessageLoop(Int32 dwComponentID, Int32 reason, Int32 pvLoopData)
           at System.Windows.Forms.Application.ThreadContext.RunMessageLoopInner(Int32 reason, ApplicationContext context)
           at System.Windows.Forms.Application.ThreadContext.RunMessageLoop(Int32 reason, ApplicationContext context)
           at System.Windows.Forms.Application.Run(Form mainForm)
           at WindowsApplication1.Program.Main() in C:\Documents and Settings\[email protected]\Os meus documentos\Visual Studio 2005\Projects\sln_ficha_6\sln_ficha_6\WindowsApplication1\Program.cs:line 17
           at System.AppDomain.nExecuteAssembly(Assembly assembly, String[] args)
           at System.AppDomain.ExecuteAssembly(String assemblyFile, Evidence assemblySecurity, String[] args)
           at Microsoft.VisualStudio.HostingProcess.HostProc.RunUsersAssembly()
           at System.Threading.ThreadHelper.ThreadStart_Context(Object state)
           at System.Threading.ExecutionContext.Run(ExecutionContext executionContext, ContextCallback callback, Object state)
           at System.Threading.ThreadHelper.ThreadStart()

4. KiKas

KiKas Power Member

tens o excel instalado na máquina?

5. MAdKulhas

MAdKulhas Power Member

Bem eu não sou assim tão estúpido :lol:

Sim, ele chega até a executar o programa em background mas quando vou a criar um novo documento dentro dele, simplesmente aparece-me essa excepção.

6. inginheiiro

inginheiiro Power Member

Código:
    Microsoft.Office.Interop.Excel.Workbook wrk= 
    				excel.Workbooks.Add(Microsoft.Office.Interop.Excel.XlWBATemplate.xlWBATWorksheet);
    em vez de

Código:
    Excel.Workbook wrk = newWorkbook(); //ocorre uma excepção aqui nesta linha
    wrk = excel.Workbooks.Add(null);

7. MAdKulhas

MAdKulhas Power Member

Por estranho que pareça, não tenho esse namespace no meu VS 2005 =/ não sei porquê mas a ver se descubro.

8. inginheiiro

inginheiiro Power Member

nao tem nada de estranho. eu uso o vs 2003.
    os namespaces devem mudar.

deve ser o Excel.XlWBATemplate.xlWBATWorksheet .

Excel.Workbook wrk= excel.Workbooks.Add(Excel.XlWBATemplate.xlWBATWorksheet);

/ing

9. MAdKulhas

MAdKulhas Power Member

Excelente! Deu resultado :)

Muito obrigado :)

Partilhar esta Página