Problema com computador da *****...

Yur-pt

Power Member
Viva pessoal,

Tenho aqui em casa um computador de um amigo meu cujo disco rígido avariou, que foi comprado na *****.

Coloquei-lhe um disco novo e não consigo instalar o Windows XP. Durante o processo de instalação obtenho como resposta "não foi encontrado nenhum disco rígido no PC".

A board tem 3 IDE's. Na IDE1 está um DVD que permite o boot da máquina. Na IDE2 está o disco rígido.

O curioso é o seguinte... Liguei o disco ao IDE1, junto com o DVD e consegui instalar o Windows, só que a máquina, desde que se liga até chegar ao início do boot do windows demora uns 2 minutos. E para arrancar tenho que ter o CD do Windows no drive, senão, diz que não tem O.S. Também acontece que se quiser aceder ao menu da BIOS, demora o mesmo tempo.

Após ter o Windows instalado com o disco no IDE1, liguei o disco no IDE2. A máquina fica rápida no acesso ao menu da BIOS e no arranque do sistema, mas o Windows reinicia logo após o aperecimento do logotipo.

Pensei que tinha algum problema de configuração de IDE's na BIOS, só que, se tentar instalar o Windows 98, O Sabayon Linux, ou até aceder ao disco via MS-DOS, não tenho problema nenhum.

Portanto, consigo instalar tudo, menos o Windows XP.

Será bruxedo?

Aceitam-se soluções válidas.

Cumps.
 
faz uma das seguintes configuraçoes:

Canal IDE 1 : Disco do sistema operativo (jumper em master) + DVD (jumper em slave)
Canal IDE 2 : Disco secundario (jumper em Master)

ou

Canal IDE 1 : Disco do sistema operativo (jumper em master) + Disco secundario (jumper em slave)
Canal IDE 2 : DVD (jumper em master)

ou

Canal IDE 1 : Disco do sistema operativo (jumper em master)
Canal IDE 2 : DVD (jumper em master) + Disco secundario (jumper em slave)


pelo que me pareceu o teu problema estava nas configuraçoes dos jumpers dos discos.
 
Se fosse problema no canal IDE ou nos jumpers, não funcionava em WIN 98 ou Linux ou DOS.

E confirmo que o Disco é correctamente apresentado na BIOS.

Eu tenho acesso ao disco de muitas maneiras. A única que não funciona é no processo de instalação do Windows XP, pois diz que não encontra nenhum disco rígido.

Também já testei a solução apresentada aqui no fórum sobre, fazer um Boot CD com Windows XP + drivers SATA, RAID, etc. e também não dá.
 
Última edição:
Viva Romani48,

Baseado na tua hipótese, pesquisei mais umas coisas e parece-me que o problema deve de estar aí mesmo.

Vou tentar dar a volta e depois direi algo.

Cumps.
 
se for problema com o Jmicron, porque este é um controlador um pouco esquisito, o problema pode vir de a drive de CD não estar a ler bem o CD (devido ao controlador) ou então o disco não estar a ser correctamente lido e tratado..

se tiveres ai o controlador do southbridge usa o
 
Back
Topo