problema com crossover gigabit

Tem a certeza?
Já olhou lá para dentro?

Não estou a dizer que o buraco é todo revestido a metal. Algumas têm só uma pequena lingua de metal dobrada para dentro. Essa lingua é o suficiente para fazer a passagem à terra.
 
Última edição:
John Little disse:
...aumentas a impedância do cabo, ou seja, a informação flui mais rapidamente, porque estás a colocar os pares do meio dentro de todos os outros pares.

Se reparares, a minha configuração só difere da apresentada por ti, nas cores.

Não creio que assim seja, porque todos os cabos estão entrançados entre si, logo o uso das cores para determinação de impedâncias é indiferente.

Quanto à questão das cores...

Esta é a norma (mesmo para Gigabit):


LAN.JPG
 
Kazuza:
Que mais te poderei dizer?

Uso a sequência de 1Gbs que apresentei acima e consigo velocidades alucinantes. Passei a preocupar-me mais com os transfer rates dos discos do que propriamente com a rede.

Claro que a rede que falo tem 38 workstations e 3 servers, logo a velocidade é de extrema importância.

Ah, e nas workstations que ainda estão a funcionar a 100Mbs a sequência de cores é a mesma da de 1 Gbs e, acredita, até aí a velocidade aumentou.

Quando falo na questão da impedância, o que quero dizer é o seguinte:
Os pares vem todos enrolados entre si.
O laranja vem enrolado no laranja branco, o verde no verde e branco e assim sucessivamente.

Esta característica serve para aumentar a impedância electromagnética no cabo, assim como num motor eléctrico, a bobinagem consiste em enrolar os fio eléctricos entre si para que seja gerada indução electromagnética no centro do motor.

Quanto mais fios introduzires no centro dessa característica, mais impedância consegues.

Agora raciocina comigo:
Se introduzires o par castanho dentro do par azul, este dentro do par verde e este dentro do par laranja, não estarás a aumentar a impedância do cabo, devido ao facto de estarem todos enrolados?

Como?
Colocas o laranja branco na primeira posição e o laranja na última;
Colocas o verde e branco na segunda posição e o verde na penúltima;
Colocas o azul e branco na terceira posição e o azul na antepenúltima e;
Colocas o castanho e branco na quarta posição e o castanho na ante antepenúltima.

Ou seja, estás a abrir os pares todos e a colocá-los uns dentro dos outros.

A sequência de cores pode muito bem ser alterada, mas a especificidade é esta.

(Tudo isto num cabo straight thru, claro.)
 
Última edição:
John Little disse:
as workstations que ainda estão a funcionar a 100Mbs a sequência de cores é a mesma da de 1 Gbs e, acredita, até aí a velocidade aumentou.

Vamos a ver uma coisa...

Se tinhas cabos que perdiam pacotes, aí notas um aumento de desempenho (e podes deitar os outros fora).
Se não tinhas cabos que não perdiam pacotes, então se mudas a ordem, ou, na melhor das hipoteses, mantens o desempenho, ou começas a perder desempenho, e a sobre aquecer as placas.

O grande limitador do desempenho em Gigabit e até em 100mbps são as placas em si e não os cabos, especialmente as drivers das placas gigabit.
 
Permite-me discordar de ti, Tafinho.

As redes de 100Mbs “Full Duplex” funcionam a 200Mbs na realidade. Enviam a 100 e recebem a 100 ao mesmo tempo. Ou seja, recebo os meus pedidos ao mesmo tempo que estou a enviar os pedidos dos outros, tudo isto sempre à mesma velocidade.
(Em modo “Half Duplex” envio a 100 e recebo a 100 mas intermitentemente)

Mas a realidade não é bem esta. A velocidade nunca é 100Mbs certinha. Será algo no perímetro desta velocidade.
± entre 88 e 95Mbs.

Ora com a sequência apresentada consigo aproximar-me muito mais dos tais 95Mbs.
 
John Little disse:
bla bla bla

Mas a realidade não é bem esta. A velocidade nunca é 100Mbs certinha. Será algo no perímetro desta velocidade.
± entre 88 e 95Mbs.

Claro que sim, mas o que define isto não são os cabos mas sim os interfaces de rede, (leia-se os chips e as drivers) para veres isso basta veres os erros de comunicação das placas.
 
Tafinho disse:
Claro que sim, mas o que define isto não são os cabos mas sim os interfaces de rede, (leia-se os chips e as drivers) para veres isso basta veres os erros de comunicação das placas.

Essa é boa!

Então se tiver um cabo mal cravado, este não atrasa a velocidade?

Mais:
Se não tiver a terra bem montada, ou se não tiver terra nenhuma, conseguirei os ~100Mbs? (O til é propositado. Quer dizer aproximadamente)

Pensa bem.
 
John Little disse:
Essa é boa!

Então se tiver um cabo mal cravado, este não atrasa a velocidade?

Se tiver mal cravado não tens velocidade, permanentemente ou esporádicamente. Mas se tens dúvidas vê as estatíscas dos interfaces de rede e vê se tens erros de comunicação. Posso-te dizer que com placas de rede banais (leia-se chip realtek) com cabos banais (made in worten, não blindados) , com 7 metros e depois de 400GB não apanharam um ÚNICO erro de comunicação.
 
O que quis dizer é que os cabos interferem e de que maneira na velocidade.

Um cabo mal cravado é, por exemplo, um cabo straight thru em sequência directa. Par laranja para a primeira posição, verde para a segunda, azul para a terceira e castanho para a quarta. Sem usar qualquer tipo de sequência para 100Mbs.

Um cabo com esta sequência não conseguirá mais de 10Mbs.

Tás a ver?

Interfere ou não?

Podem nem dar erro nenhum, mas a velocidade é baixissima.
 
John Little disse:
Podem nem dar erro nenhum, mas a velocidade é baixissima.

NÂO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ethernet não tem nenhum mecanismo de correcção de erros.

OU te dá erros por perda de frames ethernet ou o teu problema é a placa!
Se perdes frames, perdes velocidade. Se não perdes frames, não perdes velocidade. Já percebeste?

Se não perdes frames, e não consegues atingir os 200mbps, a culpa é da placa.
 
"Um cabo mal cravado é, por exemplo, um cabo straight thru em sequência directa. Par laranja para a primeira posição, verde para a segunda, azul para a terceira e castanho para a quarta. Sem usar qualquer tipo de sequência para 100Mbs.

Um cabo com esta sequência não conseguirá mais de 10Mbs."

isso tem a ver com o facto que a placa nao consegue negociar os 100 megabits e porque ?! porque os tx e rx nao correspondem. não ha uma negociação de velocidade maxima conforme a qualidade do cabo, ou corresponde ou nao.

em full duplex não existe colisão de pacotes o que significa que podem viajar 2 pacotes ao mesmo tempo em direcções difrentes, em half duplex so podes ter 1 pacotes de cada ver a viajar num dado segmento, senão tens uma colisão.

agora uma coisa te digo, se tiveres os 100 megabits negociados estes são sempre 100, nao e uma alteração do cabo ou no cravamento te vai dar uns 100 magabits "mais rapidos"

o melhor cabo para ser usado em casa e utp cat6 mas e overkill (eu uso :) )
 
Back
Topo