Problema com disco externo

tped60

Membro
Este problema passa-se com um disco externo western digital passport.

Hoje qd liguei o cabo usb ao pc, aparece a mensagenzinha em baixo a informar "USB Mass Storage encontrado" ou algo do género, mas dp vou ao "Meu Computador" e o disco n aparece.

Cliquei com a tecla direita em "Meu Computador" e escolhi "Gerir-Armazenamento-Gestão de discos" e o disco n aparece lá.

Liguei várias vezes em pc's diferentes e com cabos diferentes em portas usb diferentes e sempre a mm coisa, por isso presumo q o problema esteja no disco.

O disco parece ok, a luz acende qd o ligo ao pc, sente-se o disco a girar mas n lhe consigo aceder.

Este disco é daqueles básicos "plug & play". É só ligar o cabo usb e já está, n tem cd de instalação com drivers nem qq software. Nem fonte de alimentação.

De referir ainda q clickando no ícone de "remover o hardware com segurança" aparece a opção "Remover USB Mass Storage Device com segurança" q se refere claramente a este disco.

Alguém faz ideia de qual possa ser o problema?

Qq dica será ou possível explicação será bemvinda.
 
Última edição:
Estás a tentar no XP? Quando aparece "USB Mass Storage encontrado" normalmente o XP instala automaticamente o aparelho, é só preciso esperar um pouco. Talvez tenhas que fazer download de algum file relativo ao USB, mas não tenho a certeza...
 
Estás a tentar no XP? Quando aparece "USB Mass Storage encontrado" normalmente o XP instala automaticamente o aparelho, é só preciso esperar um pouco. Talvez tenhas que fazer download de algum file relativo ao USB, mas não tenho a certeza...

Este disco já esteve a trabalhar às mil maravilhas, e era como tu referes. Mal ligava o cabo USB aparecia o autorun e poucos segundos dp já estava disponível.

Mas agora, ligo o cabo e o autorun n arranca.

Já corri um software de diagnóstico da WD q encontra o disco e diz q tá tudo bem, mas o q é certo é q n consigo aceder a ele de maneira nenhuma.
 
Ele apareçe na bios?

Tanto quanto eu percebi n aparece na bios.

Mas onde é q devia aparecer? Por baixo do disco interno? É q n vi lá nada relativo às portas USB.

Ainda alterei o boot para arrancar a partir de um disco externo para ver se dava erro (pq n tenho OS no disco externo) mas ele arrancou na boa.

Cada vez percebo menos... :'(

Parece q vou ter de o levar à garantia, e certamente perder tudo o lá tinha :'(
 
Tanto quanto eu percebi n aparece na bios.

Mas onde é q devia aparecer? Por baixo do disco interno? É q n vi lá nada relativo às portas USB.

Ainda alterei o boot para arrancar a partir de um disco externo para ver se dava erro (pq n tenho OS no disco externo) mas ele arrancou na boa.

Cada vez percebo menos... :'(

Parece q vou ter de o levar à garantia, e certamente perder tudo o lá tinha :'(

Eskeçe o q perguntei...ta ligado por usb nao apareçe na bios...sorry...:tareon:

So m ocorre mais uma coisa para esperimentares, isso é um disco IDE, tira-o da caixa e liga-o diretamante á board. Isso deve tar em (cable select) nao tenho certeza q isso funcione assim s o ligares á board, senao funcionar muda o jumper para master ou salve.
Se funcionar, o prb deve tar no conector usb q tens na caixa do disco externo.
 
Última edição:
Tanto quanto eu percebi n aparece na bios.

Mas onde é q devia aparecer? Por baixo do disco interno? É q n vi lá nada relativo às portas USB.

Ainda alterei o boot para arrancar a partir de um disco externo para ver se dava erro (pq n tenho OS no disco externo) mas ele arrancou na boa.

Cada vez percebo menos... :'(

Parece q vou ter de o levar à garantia, e certamente perder tudo o lá tinha :'(


O PC arrancou na mesma pq provavelmente terias como 2ª opção de arranque o Disco correcto.
O sistema tentou pelo externo mas como esse n tinha S.O., passou à 2ª opção e... arrancou!

Qt ao teu problema:
No "Disk Management" ("Administrative Tools") experimentaste fazer "Rescan Disks" ("Action")?
 
Obrigado pela vossa ajuda.

Levei o disco à assistência e o diagnóstico é: o disco está morto :'(

O disco foi sempre mto bem tratado, e tinha meia dúzia de meses. R.I.P.
 
Pois, isso é quase a mesma coisa de que se a minha aparelhagem fosse ao ar, me dissessem que se aproveitava a caixa. :lol:

Não é bem a mesma coisa...
Aproveitando a caixa basta-lhe receber outro Disco em substituição do que avariou e montá-lo nessa caixa para continuar a ter um Disco externo.
 
Depende também dos estragos. Disse isso mais pelo facto de que a caixa em si não custa quase nada, pelo conteúdo é que se largam algumas notas. ;)
 
Desculpem o desenterro, mas tive exactamente o mesmo problema com o meu HD Externo da Elements(que faz parte da WesternDigital). Vou tentar ligá-lo no Linux para ver o que ele diz, e a minha última tentativa vai ser mesmo o PartitionMagic.

Não queria nada perder o conteúdo, apesar de ter feito backup para outro que comprei mais recentemente, tenho lá ficheiros importantíssimos de outra pessoa a quem emprestei o HD.

Passados 3 anos pode ser que tenha novas informações quanto a isto, agradeço qualquer ajuda/sugestão :)

EDIT: Esqueci-me de referir que a diferença do meu disco para o do criador do tópico está na fonte de alimentação que o meu traz a mais(suponho que seja o tamanho 3.5'' ), de resto é tudo igual
 
Última edição:
Back
Topo