1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com disco externo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por whizzfrapp, 16 de Junho de 2007. (Respostas: 24; Visualizações: 1505)

  1. Boas. Tenho um MacBook e um disco externo usb. Quando ligo o disco ao portátil, ele não o detecta. Podem-me ajudar? :S
     
  2. Sox

    Sox Power Member

    Aqui não se fazem milagres!

    Que tal dizeres... hmmm... por exemplo, a marca do disco? E mais qualquer coisa que possas acrescentar (vá, não é díficil!).
     
  3. Ricardo.RPL

    Ricardo.RPL Power Member

    Muito ocasionalmente, já liguei pens ao meu iMac e este não as conseguiu reconhecer (penso que em todas essas vezes já lá tinha outra, não sei se isso significa alguma coisa, se nem por isso :P). Pode ser um bug ocasional do OS X, tenta ligar outra vez, reiniciar o Mac, etc., sei lá :P...
     
  4. kidloco

    kidloco Power Member

    Eu não sei qual é a marca do disco, mas aposto que não é um Lacie...

    Sim, porque há uma razão para eu aconselhar Lacie para quem tem macs. Essas caixas/discos dos 300 que encontram nas ***** não funcionam na sua grande maioria nos macs (portáteis). Tem a ver com o potência do usb que aparentemente nessas caixas/discos vem cortado.

    Ricardo.RPL acontece-te quando ligas a pen às portas traseiras do iMac ?
     
  5. Ricardo.RPL

    Ricardo.RPL Power Member

    Sim, tem de ser, já que às do teclado nem vale a pena, que nunca dá (suponho que seja por ser USB 1.1).
    BTW, os LaCie não são os únicos bons para Mac: tenho um disco da Toshiba para backups, e a única queixa é mesmo não ter FireWire (lá tenho de gastar as duas entradas USB para salvar os ficheiros do bicho).
     
  6. kidloco

    kidloco Power Member

    Claro que Lacie não é a única boa marca... mas o que fazem é a pensar nos macs, por isso são quase sempre a melhor opção.

    ps: isso depende das pens... a minha pen dá em qualquer porta USB... mas também custa o dobro daquelas que a malta compra nas ***** e afins. Qualidade paga-se ;)
     
  7. andré ferrari

    andré ferrari Colaborador
    Staff Member

    Já agora permite-me a questão: Nos discos ide+case firewire haverá essa mesma situação, ou só em USB?
     
  8. kidloco

    kidloco Power Member

    Que eu saiba não. Mas é quase "impossível" encontrar caixas firewire nas nossas lojas. Ainda estou à espera de uma caixa que a ***** ia receber dentro de uma semana... já lá vão 2 anos :lol:
     
  9. andré ferrari

    andré ferrari Colaborador
    Staff Member

    Tenho neste momento uma dessas a usar como backup incremental, quer em Linux quer em XP. A minha é aquela com luzinha azul na frente :D

    link Mas tem outros modelos, inclusivé em branco e pequeninas a fazer lembrar o macmini que experimentei hoje ;)
     
  10. Sirikazy

    Sirikazy Power Member

    A algumas caixas com firewire que so funcionam bem em windows. Eu tinha uma mas não me lembro bem da marca. A um topico que se fala nisso, era qualquer imcompatibilidade do chip com o SO.
    Eu era da opinião de comprar caixa e disco a parte mas os 30 ou pouco mais euros que se paga por um disco externo montado de fabrica vale bem a pena. e da sempre para a abir e meter disco novo. Embora algumas sejam de dificil abertura.


    whizzfrapp,

    Ve se o disco ja foi formatado, se não vai ao utilitaios e ve se ele é detectado.
     
    Última edição: 17 de Junho de 2007
  11. abc

    abc [email protected] Member

  12. Sox

    Sox Power Member

    Comprei uma na ***** pela altura do natal por 36€ com 2Gb. Bem pequena, grande achado! No PC ligo a portas USB 1.1 e aguenta-se bem.

    Estranho isso acontecer já que a "tecnologia" FireWire foi a Apple que desenvolveu.
     
  13. kidloco

    kidloco Power Member

    Se ligares a uma porta 1.1 de um G4 (por exemplo) também não tens problemas, já que existe power extra.

    No teclado já é diferente pois o power disponível é o que a norma USB permite, que acaba por ser pouco para essas "pens dos 300".

    ps: a minha (pen :p) também é pequena

    [​IMG]
     
    Última edição: 17 de Junho de 2007
  14. Sirikazy

    Sirikazy Power Member

    Não foi bem assim, aquilo foi uma adaptação de um ligação que a nintendo tinha criado para o gameboy.

    Quanto a caixa estranho ou não é esta.
    Não se nota bem mas na caixa esta escrito "Mac compativel so por USB" Se ligaras na mesma ao Macintosh ela funciona mas por vezes o disco desliga ou fica a dar erro.
    [​IMG]
     
  15. abc

    abc [email protected] Member

    A única adaptação inspirada na Nintendo é o conector em si. Toda a tecnologia atrás do FireWire foi desenvolvida pela Apple e não tem nada a ver com a Nintendo.
     
  16. Sirikazy

    Sirikazy Power Member

    Sim foi quer a forma de ligação fisica mas tambem a forma como a informação passa pelos componentes. A uns tempos estava a ler uma pagina que comparava as duas ligações e embora não entendesse os termos tecnicos que la expunham ficava claro que não sendo uma copia era uma aproximação muito semelhante. Alias muita da boa prestação é devido a forma como a ligação esta desenha. Lembro que era da forma como os pinos estavem separados ou algo do genero. Falavam do bus que era semelhante( O que isso queira dizer), o que mostra que é por isso que se costuma dizer que foi inspirado no tal conector da nintendo.
     
  17. Sox

    Sox Power Member

    Tudo o que é feito pelo Homem é fruto de inspiração, venha ela donde vier.

    Mas isso é bem diferente de dizeres que foi uma "adaptação" de uma tecnologia já usada pela nintendo.
     
  18. abc

    abc [email protected] Member

    Acho estranho e improvável que assim seja. A Wikipédia explícita bem que fisicamente o conector foi inspirado no do GameBoy mas que o bus foi desenvolvido pela Apple.

    Mais, se o protocolo de transferência de dados fosse copiado do GameBoy duvido muito que a Nintendo se calasse. As altas expectativas criadas em torno da ligação aquando do desenvolvimento e lançamento deixariam a Nintendo pouco contente por não ver uma fatia dos lucros.

    Mais, nunca trabalhei com o bus FireWire (em desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados) mas parece ser bastante complexo quando comparado por exemplo com o USB ou o GPIB, muito mais complexo daquilo que seria de esperar de um conector do GameBoy.

    Mas como esse conector do GameBoy não tem datasheet para que se possa comparar, a discussão é especulativa e inconclusiva.
     
  19. Sirikazy

    Sirikazy Power Member

    Longe de mim de faze qualquer discussão do sistema porque de tal materia mesmo que va buscar info a net não a consigo discutir porque me falta estudo sobre o asunto. Alias o que afirmei foi o que li. E nunca disse que era uma copia da apple/texas da ligação da nintendo. Apenas disse a conclução que tinham tirado, que apesar de não ser totalmente igual e ligeiramente aproximado quer na forma quer no funcionamento.

    O que eu posso discutir é apenas a sua forma e essa é uma copia. Um quadrilatero com as ligações do lado de dentro suportadas por um conector interno que ao mesmo tempo da suporte aos pinos de ligação da tambem suporte a ligação ao aparelho. Fora isso Sei tanto como a minha avo.

    Realmente no wikipedia não faz referencia, vou ver se encontro a tal pagina que li, ai talvez ja que tens conhecimentos possas dizer sobre o que esta la escrito.
     
  20. bsod

    bsod Power Member

    Eu arranjei há algum tempo um disco externo com caixa Conceptronic lá para casa (a caixa custou 30 euros) e funciona muito bem. Tem o USB 2 e o Firewire 400, e dá para colocar ao alto, o que dá muito jeito para não ocupar muito espaço.

    Agora vou arranjar um disco de 400 GB para colocar noutra caixa desse género... tentei arranjar o LaCie mas é bem mais caro, e nunca mais chegava... vou pagar 130 euros por um disco de 400 GB + caixa externa USB2/FW400 :) (o LaCie que eu queria, de 320 GB, custa 146! :D)

    Quanto às pens, a minha "velha" pen (já a tenho há mais de 5 anos!) de 128 MB, USB 1.1, funciona perfeitamente ligada ao teclado, mesmo com o Mighty Mouse ligado na outra porta.
    Mesmo a mesa gráfica da Wacom, que "come" bastante energia, consegue estar ligada em simultâneo com o rato no teclado... é um feito :D

    Por vezes tenho é problemas com o scanner que não é detectado... tenho um hub foleiro a partilhar o USB com a impressora, o scanner e o leitor de cartões... pelo que é normal que por vezes aquilo não dê direito... :002: Alguém tem experiência com hubs USB com alimentação própria? É que eu já corri muitas lojas, e ou são absurdamente caros (ie acima de 30 e tal euros) ou então são foleiritos, sem alimentação própria :P
     

Partilhar esta Página