Problema com disco externo

Aqui não se fazem milagres!

Que tal dizeres... hmmm... por exemplo, a marca do disco? E mais qualquer coisa que possas acrescentar (vá, não é díficil!).
 
Muito ocasionalmente, já liguei pens ao meu iMac e este não as conseguiu reconhecer (penso que em todas essas vezes já lá tinha outra, não sei se isso significa alguma coisa, se nem por isso :P). Pode ser um bug ocasional do OS X, tenta ligar outra vez, reiniciar o Mac, etc., sei lá :P...
 
Eu não sei qual é a marca do disco, mas aposto que não é um Lacie...

Sim, porque há uma razão para eu aconselhar Lacie para quem tem macs. Essas caixas/discos dos 300 que encontram nas Wortens não funcionam na sua grande maioria nos macs (portáteis). Tem a ver com o potência do usb que aparentemente nessas caixas/discos vem cortado.

Ricardo.RPL acontece-te quando ligas a pen às portas traseiras do iMac ?
 
Ricardo.RPL acontece-te quando ligas a pen às portas traseiras do iMac ?

Sim, tem de ser, já que às do teclado nem vale a pena, que nunca dá (suponho que seja por ser USB 1.1).
BTW, os LaCie não são os únicos bons para Mac: tenho um disco da Toshiba para backups, e a única queixa é mesmo não ter FireWire (lá tenho de gastar as duas entradas USB para salvar os ficheiros do bicho).
 
Claro que Lacie não é a única boa marca... mas o que fazem é a pensar nos macs, por isso são quase sempre a melhor opção.

ps: isso depende das pens... a minha pen dá em qualquer porta USB... mas também custa o dobro daquelas que a malta compra nas wortens e afins. Qualidade paga-se ;)
 
Eu não sei qual é a marca do disco, mas aposto que não é um Lacie...

Sim, porque há uma razão para eu aconselhar Lacie para quem tem macs. Essas caixas/discos dos 300 que encontram nas Wortens não funcionam na sua grande maioria nos macs (portáteis). Tem a ver com o potência do usb que aparentemente nessas caixas/discos vem cortado (...)

Já agora permite-me a questão: Nos discos ide+case firewire haverá essa mesma situação, ou só em USB?
 
Que eu saiba não. Mas é quase "impossível" encontrar caixas firewire nas nossas lojas. Ainda estou à espera de uma caixa que a ***** ia receber dentro de uma semana... já lá vão 2 anos :lol:
 
Tenho neste momento uma dessas a usar como backup incremental, quer em Linux quer em XP. A minha é aquela com luzinha azul na frente :D

link Mas tem outros modelos, inclusivé em branco e pequeninas a fazer lembrar o macmini que experimentei hoje ;)
 
A algumas caixas com firewire que so funcionam bem em windows. Eu tinha uma mas não me lembro bem da marca. A um topico que se fala nisso, era qualquer imcompatibilidade do chip com o SO.
Eu era da opinião de comprar caixa e disco a parte mas os 30 ou pouco mais euros que se paga por um disco externo montado de fabrica vale bem a pena. e da sempre para a abir e meter disco novo. Embora algumas sejam de dificil abertura.


whizzfrapp,

Ve se o disco ja foi formatado, se não vai ao utilitaios e ve se ele é detectado.
 
Última edição:
ps: isso depende das pens... a minha pen dá em qualquer porta USB... mas também custa o dobro daquelas que a malta compra nas wortens e afins. Qualidade paga-se ;)

Comprei uma na worten pela altura do natal por 36€ com 2Gb. Bem pequena, grande achado! No PC ligo a portas USB 1.1 e aguenta-se bem.

A algumas caixas com firewire que so funcionam bem em windows. Eu tinha uma mas não me lembro bem da marca.

Estranho isso acontecer já que a "tecnologia" FireWire foi a Apple que desenvolveu.
 
Se ligares a uma porta 1.1 de um G4 (por exemplo) também não tens problemas, já que existe power extra.

No teclado já é diferente pois o power disponível é o que a norma USB permite, que acaba por ser pouco para essas "pens dos 300".

ps: a minha (pen :p) também é pequena

micromini.jpg
 
Última edição:
Estranho isso acontecer já que a "tecnologia" FireWire foi a Apple que desenvolveu.

Não foi bem assim, aquilo foi uma adaptação de um ligação que a nintendo tinha criado para o gameboy.

Quanto a caixa estranho ou não é esta.
Não se nota bem mas na caixa esta escrito "Mac compativel so por USB" Se ligaras na mesma ao Macintosh ela funciona mas por vezes o disco desliga ou fica a dar erro.
2531.jpg
 
Não foi bem assim, aquilo foi uma adaptação de um ligação que a nintendo tinha criado para o gameboy.

Quanto a caixa estranho ou não é esta.
Não se nota bem mas na caixa esta escrito "Mac compativel so por USB" Se ligaras na mesma ao Macintosh ela funciona mas por vezes o disco desliga ou fica a dar erro.
2531.jpg
A única adaptação inspirada na Nintendo é o conector em si. Toda a tecnologia atrás do FireWire foi desenvolvida pela Apple e não tem nada a ver com a Nintendo.
 
Sim foi quer a forma de ligação fisica mas tambem a forma como a informação passa pelos componentes. A uns tempos estava a ler uma pagina que comparava as duas ligações e embora não entendesse os termos tecnicos que la expunham ficava claro que não sendo uma copia era uma aproximação muito semelhante. Alias muita da boa prestação é devido a forma como a ligação esta desenha. Lembro que era da forma como os pinos estavem separados ou algo do genero. Falavam do bus que era semelhante( O que isso queira dizer), o que mostra que é por isso que se costuma dizer que foi inspirado no tal conector da nintendo.
 
o que mostra que é por isso que se costuma dizer que foi inspirado no tal conector da nintendo.

Tudo o que é feito pelo Homem é fruto de inspiração, venha ela donde vier.

Mas isso é bem diferente de dizeres que foi uma "adaptação" de uma tecnologia já usada pela nintendo.
 
Sim foi quer a forma de ligação fisica mas tambem a forma como a informação passa pelos componentes. A uns tempos estava a ler uma pagina que comparava as duas ligações e embora não entendesse os termos tecnicos que la expunham ficava claro que não sendo uma copia era uma aproximação muito semelhante. Alias muita da boa prestação é devido a forma como a ligação esta desenha. Lembro que era da forma como os pinos estavem separados ou algo do genero. Falavam do bus que era semelhante( O que isso queira dizer), o que mostra que é por isso que se costuma dizer que foi inspirado no tal conector da nintendo.
Acho estranho e improvável que assim seja. A Wikipédia explícita bem que fisicamente o conector foi inspirado no do GameBoy mas que o bus foi desenvolvido pela Apple.

Mais, se o protocolo de transferência de dados fosse copiado do GameBoy duvido muito que a Nintendo se calasse. As altas expectativas criadas em torno da ligação aquando do desenvolvimento e lançamento deixariam a Nintendo pouco contente por não ver uma fatia dos lucros.

Mais, nunca trabalhei com o bus FireWire (em desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados) mas parece ser bastante complexo quando comparado por exemplo com o USB ou o GPIB, muito mais complexo daquilo que seria de esperar de um conector do GameBoy.

Mas como esse conector do GameBoy não tem datasheet para que se possa comparar, a discussão é especulativa e inconclusiva.
 
Longe de mim de faze qualquer discussão do sistema porque de tal materia mesmo que va buscar info a net não a consigo discutir porque me falta estudo sobre o asunto. Alias o que afirmei foi o que li. E nunca disse que era uma copia da apple/texas da ligação da nintendo. Apenas disse a conclução que tinham tirado, que apesar de não ser totalmente igual e ligeiramente aproximado quer na forma quer no funcionamento.

O que eu posso discutir é apenas a sua forma e essa é uma copia. Um quadrilatero com as ligações do lado de dentro suportadas por um conector interno que ao mesmo tempo da suporte aos pinos de ligação da tambem suporte a ligação ao aparelho. Fora isso Sei tanto como a minha avo.

Realmente no wikipedia não faz referencia, vou ver se encontro a tal pagina que li, ai talvez ja que tens conhecimentos possas dizer sobre o que esta la escrito.
 
Que eu saiba não. Mas é quase "impossível" encontrar caixas firewire nas nossas lojas. Ainda estou à espera de uma caixa que a ***** ia receber dentro de uma semana... já lá vão 2 anos :lol:

Eu arranjei há algum tempo um disco externo com caixa Conceptronic lá para casa (a caixa custou 30 euros) e funciona muito bem. Tem o USB 2 e o Firewire 400, e dá para colocar ao alto, o que dá muito jeito para não ocupar muito espaço.

Agora vou arranjar um disco de 400 GB para colocar noutra caixa desse género... tentei arranjar o LaCie mas é bem mais caro, e nunca mais chegava... vou pagar 130 euros por um disco de 400 GB + caixa externa USB2/FW400 :) (o LaCie que eu queria, de 320 GB, custa 146! :D)

Quanto às pens, a minha "velha" pen (já a tenho há mais de 5 anos!) de 128 MB, USB 1.1, funciona perfeitamente ligada ao teclado, mesmo com o Mighty Mouse ligado na outra porta.
Mesmo a mesa gráfica da Wacom, que "come" bastante energia, consegue estar ligada em simultâneo com o rato no teclado... é um feito :D

Por vezes tenho é problemas com o scanner que não é detectado... tenho um hub foleiro a partilhar o USB com a impressora, o scanner e o leitor de cartões... pelo que é normal que por vezes aquilo não dê direito... :002: Alguém tem experiência com hubs USB com alimentação própria? É que eu já corri muitas lojas, e ou são absurdamente caros (ie acima de 30 e tal euros) ou então são foleiritos, sem alimentação própria :P
 
Back
Topo