Problema com disco externo

Xapilolala

Portugal@Home Member
Boas, tenho tido problemas com um disco externo, quando o ligo aparece-me o seguinte "incapaz de montar o volume" diz para fazer boot duas vezes com o windows (mas não tenho windows) ou para fazer force mount e especifica o comando ou para fazer "add the option to the relevant row in the /etc/fstab file: /dev/sda1 /media/disk ntfs-3g defaults, force 0 0". Quando faço o force dá-me a seguinte informação "WARNING: Dirty volume mount was forced by the 'force' mount option.
fusermount: failed to access mountpoint /media/disk: No such file or directory
FUSE mount point creation failed
Unmounting /dev/sda1 ()"
A segunda opção desconheço o que queira dizer, tentei fazer sh /etc/fstab para tentar ir descobrindo como isto funciona mas diz "/etc/fstab: 7: proc: not found
/etc/fstab: 9: /: Permission denied
/etc/fstab: 11: none: not found
/etc/fstab: 12: /dev/hdd: Permission denied
/etc/fstab: 13: /dev/hdc: Permission denied
/etc/fstab: 14: /dev/fd0: Permission denied
/etc/fstab: 15: /dev/hdb6: Permission denied
/etc/fstab: 16: /dev/hdb5: Permission denied
Pensei que pudesse ser problema de permissão, tentei com sudo antes e aparece o mesmo.
Alguém me pode ajudar sff? Tenho mesmo alguma urgência, apontamentos todos estão no disco externo e tenho freqs pra semana.
Além disso tenho estado a tentar descortinar a maneira de funcionar com linux, já consegui descobrir algumas coisas, mas sempre que emperro numa cena de comandos, ou demoro bué a descobrir (e sempre com a ajuda inestimável do ppl deste forum) ou fico mesmo pendurado.
Obrigadão
 
Alguém ... por favor!!!

Ppl, vá lá, de toda gente que já viu este tópico, não há mesmo ninguém que me saiba ajudar? Estou mesmo enrascado, por favor!
 
e já alguma vez tiveste essa drive a funcionar em Linux? é que há uns discos manhosos que só funcionam com drivers próprios. não sei se é o caso
 
Sim, já esteve a funcionar perfeitamente em linux. Julgo que tenha sido desligado sem mais nem menos de um windows de um colega e ficou assim. Pedi a um colega que trouxesse o portatil dele e estou a fazer chkdsk ao disco. Vai demorar. Depois dou feed-back dos resultados.
 
Se ele diz para fazeres isso com o windows... faz.
Arranja alguém que tenha o faz o tal scan disk. O windows deixa uma "marca" qualquer sempre que o computador não é desligado em modos, ou o disco não é desmontado como deve de ser. E as tools que há para linux (que eu saiba) não fazem nada em relação a isso.
Nada como ires ter com o teu "colega" e mostrares-lhe a maravilha que ele fez. :P Faz o scandisk, ele deve de detectar que ficou tudo ok, e depois ja podes seguir feliz da vida.
 
Boas, scandisk, vários erros, ficou durante a noite a corrigir e scanar, ficou orrait. Tá tudo a funcionar outra vez.

Podem fechar o tópico.
 
Back
Topo