problema com disco scsi

rtub

Power Member
boas

tentei instalar um disco seagate cheetah 10k de 73gb u320 lvd numa controladora adaptec aha-2040 u2w.
certo é que embora a controladora seja de 80mb o disco era bem detectado e tudo parecia ok.
o problema é que começando a instalar o windows xp, ele começava a instalar e quando dava o primeiro reboot não arrancava pelo scsi. (na controladora era este que estava configurado para arrancar).

apos varias tentativas, sempre falhadas, tentei fazer um format de baixa densidade, azar dos azares, a luz foi abaixo a meio.

conclusão, o disco agora dá sempre erro na controladora, tipo fayled to inicialize drive, mas outras vezes o disco arranca mas chegando aos 12% de formatação da erro.


a minha grande duvida, sendo que a controladora não tem qualquer problema, o disco mesmo sendo u320 devia funcionar a u2w (80mb) certo? ou existem incompatibilidades?

obrigado
 
Não existe qualquer tipo de incompatibilidade

lembra-te é que tratando-se de um disco LVD necessita de terminação (geralmente activa) no cabo.

já agora, a formatação está a ser feita na BIOS da controladora?

em relação ao arranque, á que ver se tens discos IDE no sistema com partições primárias.

Cumprimentos,
Chess.
 
pois, o cabo scsi tem o terminador lvd/se, o disco scsi é unico e tem o id 0, não tenho outros discos ide, a bios do pc tem como "primary boot devices" a placa scsi e... ja nao sei o que mais fazer. na bios da controladora tudo esta bem configurado e aparentemente sem problemas.

neste momento, o disco da sempre erros e não deixa ser formatado a baixo nivel na controladora.
 
A controladora tem a última BIOS?
o disco é reconhecido pela controladora na lista de dispositivos?

experimenta arrancar com a disquete de arranque da controladora e corre um utilitário como o scsitool do Bart

tenta formatar aí o disco e correr algumas funções básica de diagnóstico.

se tudo o resto falhar faz o download do utilitário de diagnóstico da Seagate e corre para testar o disco.

esses discos são mt resistentes e têm garantias mt grandes, tenho cá alguns que só prescrevem em 2009/2010.

Boa sorte!
 
Back
Topo