problema com dual boot

M1Ca

Membro
Boas pessoal! Passa-se o seguinte..
Em 3 discos tinha duas instalações do windows: num dos discos uma instalação mais antiga, que eu já não usava e nos outros 2 discos uma instalação mais recente (raid0)!
Acontece que instalei o ubuntu numa partição de 10gb no disco onde se encontrava a instalação do windows mais antiga, sendo este formatado! Agora quando inicio o pc e acedo ao boot menu apenas me aparece lá o ubuntu, o ubuntu em safe mode e o teste para a memória...o windows que se encontra intalado em raid0 nos outros 2 discos não aparece lá!
Alguem sabe como solucionar isto?
 
Assim por alto "basta" adicionar as partições do Windows que faltam no bootloader do Ubuntu, que se não me engano é o Grub, tenta descobri o nome das partições do windows no linux e vê o manual do Grub ou tenta pelo google, porque não me lembro bem qual é a sintaxe.
 
Boas pessoal! Passa-se o seguinte..
Em 3 discos tinha duas instalações do windows: num dos discos uma instalação mais antiga, que eu já não usava e nos outros 2 discos uma instalação mais recente (raid0)!
Acontece que instalei o ubuntu numa partição de 10gb no disco onde se encontrava a instalação do windows mais antiga, sendo este formatado! Agora quando inicio o pc e acedo ao boot menu apenas me aparece lá o ubuntu, o ubuntu em safe mode e o teste para a memória...o windows que se encontra intalado em raid0 nos outros 2 discos não aparece lá!
Alguem sabe como solucionar isto?

No ficheiro /boot/grub/menu.lst tens de adicionar as linhas:

title Windows etc
rootnoverify (hd0,0)
makeactive
chainloader +1

Sendo que (hd0,0) significa que o Window$ está na primeira particão do primeiro disco. Se estivesse por exemplo na segunda partição seria (hd0,1) etc.

Mektub
 
GRUB onde tas tu?

Aproveito para expor o meu problema:

Ontem fiz um fresh instal do windows, aproveitei para fazer a instalação do Ubuntu depois de instalar o windows. Fiz tudo direitinho através do live CD, mas qaundo arranco o PC em vez de carregar o Grub, entra directamente para o Windows.... o que é que fiz de mal?

EDIT: Usei a versão 6.06.1 mas acho que é melhor sacar a 6.10......
 
Aproveito para expor o meu problema:

Ontem fiz um fresh instal do windows, aproveitei para fazer a instalação do Ubuntu depois de instalar o windows. Fiz tudo direitinho através do live CD, mas qaundo arranco o PC em vez de carregar o Grub, entra directamente para o Windows.... o que é que fiz de mal?

EDIT: Usei a versão 6.06.1 mas acho que é melhor sacar a 6.10......

6.06 ou 6.10 ambos numa determinada altura perguntam se é para instalar o grub. Ou alguma correu mal ou a resposta foi não.

Para instalar o GRUB partindo do princípio que o Windows está na primeira partição do primeiro disco e o Ubuntu na segunda partição:

Arrancar com o Live CD do Ubuntu ou com o Knoppix.

Abrir uma consola/terminal, vulgo linha de comando, e executar os seguintes comandos:

grub # arranca com o GRUB em modo comando, deve aparacer: grub>
grub> root (hd0,1)
grub> setup (hd0)

De notar que o GRUB numera os discos/partições a partir de zero: hd0 é o primeiro disco, hd1 o segundo..., hd0,0 é a primeira partição do primeiro disco, hd0,1 é a segunda partição do primeiro disco etc.

root (hd0,1): indica que o chamado 'root device', na realidade a instalação do ubuntu está na segunda partição do primeiro disco.
Se não for o caso ajustar, ou confirmar qual o disco/partição com o comando:

grub> find /boot/grub/stage1

que procura por instalações em todas as partições existentes.

setup (hd0): instala o o 'GRUB boot loader' no Master Boot Record (MBR).

Para que isto tudo funcionar é necessário que o ficheiro /boot/grub/menu.lst exista com duas entradas, a do Ubuntu e a do Windows.

Talvez antes de fazer asneira seja melhor arrancar com um Live CD e postar aqui o conteúdo do 'menu.lst'.

Alternativa é reinstalar o Ubuntu e tomar atenção lá para o fim da instalação à pergunta sobre o boot loader.

Mektub
 
No ficheiro /boot/grub/menu.lst tens de adicionar as linhas:

title Windows etc
rootnoverify (hd0,0)
makeactive
chainloader +1

Sendo que (hd0,0) significa que o Window$ está na primeira particão do primeiro disco. Se estivesse por exemplo na segunda partição seria (hd0,1) etc.

Mektub

Obrigado! Fiz isso e já está tudo bem!
 
Thanks Mektub, agor ao problema é que quando tento instalar o 6.10, tenho um erro de que não consegue iniciar o X, "no displays found" e agora? já arranquei em vga safe mode e nada.
 
Thanks Mektub, agor ao problema é que quando tento instalar o 6.10, tenho um erro de que não consegue iniciar o X, "no displays found" e agora? já arranquei em vga safe mode e nada.

Essa mensagem aparece quando a configuração do X não está correcta. A configuração está num único ficheiro, o /etc/X11/xorg.conf.

Convem fazer um backup do existente e depois em modo texto, já que o X não arranca, executar:

sudo apt-get --reinstall install xserver-xorg

Não esquecer cruzar os dedos. Nem sempre resulta, mas faz um novo xorg.conf.

A última hipótese é editar o ficheiro à mão o que não é nada linear. :007:

Se não conserguires posta aqui: tipo de PC, display (CRT, LCD e tamanho) e sobretudo que placa de video estás a usar.

Mektub

Relendo o teu mail: o X não arranca depois da instalação ou durante a instalação ? É que as instruções acima são para depois da instalação, sorry.
 
Back
Topo