Problema com Gigabyte B660M DS3H DDR4 (rev. 1.0)

AleLuiA

Membro
Boas!
Recentemente comprei uma B660M DS3H DDR4 e mais alguns componentes montei todo o PC mas quando ia tentar fazer o boot ele simplesmente bloqueava, acabei por descobri que era a ram que estava a causar este problema pois tenho 4x8gb da curcial ballistx (são ligeiramente diferentes mas as velocidades são praticamente idênticas) tentei usar apenas duas ram sockets que eles recomendam para dual, continuava a fazer o mesmo, quando utilizei no outros sockets (não recomendados) neste caso a1 b1, começou a funcionar mas o XMP não consegues ir ate aos 3200, simplesmente o pc não inicia e quando troco as ram (para as outras "diferentes") o windows ate inicia mas ao fim de pouco tempo começa a dar blue screen, alguem me consegue dizer o que se esta a passar, se pode ser defeito da motherboard, ou outra coisa qualquer..
componentes para alem dos falados:
rtx3060
fonte 650w
ssd m2 nvem 500gb
i3 12100f

Cumprimentos
 
Viva,
Vou-te deixar o meu testemunho.
Tinha um 8700K com umas Corsair Vengeance DDR4 3200 CL16. Quando atualizei o PC para a board Tuf Z690 + 12600K por mais que tentasse nunca consegui ter as memórias em 3200 (nem por XMP ou manual com respetivos timings).
Como estava com alguma pressa, verifiquei na página de suporte da motherboard a lista QVL *, pelo que escolhi, bem ou mal, as memórias que tenho atuais. E funcionaram à primeira a 3600 via XMP.

Solução: Verificar lista de memórias QVL da tua motherboard e escolher umas dessa lista.

Não tive qualquer problema com RAMs desde essa altura.

Espero ter ajudado.

* QVL -> A Qualified Vendor List (QVL) is a list supplied by a system or motherboard manufacturer of parts tested and confirmed by that manufacturer to work in their hardware. This allows them to guarantee specific parts will work in their system.
 
Última edição:
Viva,
Vou-te deixar o meu testemunho.
Tinha um 8700K com umas Corsair Vengeance DDR4 3200 CL16. Quando atualizei o PC para a board Tuf Z690 + 12600K por mais que tentasse nunca consegui ter as memórias em 3200 (nem por XMP ou manual com respetivos timings).
Como estava com alguma pressa, verifiquei na página de suporte da motherboard a lista QVL *, pelo que escolhi, bem ou mal, as memórias que tenho atuais. E funcionaram à primeira a 3600 via XMP.

Solução: Verificar lista de memórias QVL da tua motherboard e escolher umas dessa lista.

Não tive qualquer problema com RAMs desde essa altura.

Espero ter ajudado.

* QVL -> A Qualified Vendor List (QVL) is a list supplied by a system or motherboard manufacturer of parts tested and confirmed by that manufacturer to work in their hardware. This allows them to guarantee specific parts will work in their system.
Boas,
Obrigado pela resposta, a questão aqui ainda é mais problemática, é que já tinha 2 Ram e quis fazer upgrade e comprei mais 2 o máximo parecidas para ficar c 32gb, quando montei o PC todo, com as 4 Ram ele simplesmente travava no loading da BIOS ou mal fazia o boot para iniciar a formatação, depois tentei utilizar só 2 Ram e continuava igual, só após utilizar apenas 2 nas entradas não recomendadas é que deu para o ligar, ainda assim estava constantemente a dar ecrã azul, e as Rams que eu comprei estavam lá na lista QVL, as mais antigas não mas por incrível que pareça funcionava melhor com as antigas, e com isto acredito que seja um defeito na Motherboard, não faz sentido na minha cabeça ser outra coisa, ainda pensei na fonte, que talvez não tivesse capacidade de aguentar todos os componentes mas acho q está nos valores recomendados para esta build.
Cumprimentos
 
Só para informar quem passe pelo mesmo genero de problema, parece que não me enganei quando comecei a desconfiar da motherboard, já devolvi e comprei uma nova (desta vez uma das boas de média gama "B660") e após montar e utilizar o pc por 1 dia, não tive qualquer problema, resultou tudo à primeira.
Cumprimentos
 
Era problema com mboard conflito com CPU e RAM.
Tenta enviar informações para fabricante da mboard ou forum suporte assim fazem novas correções nível hardware e software.
 
Última edição:
Back
Topo