1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 9:00 (8:00 nos Açores) deste Sábado, 15 de Dezembro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Problema com HDD externo.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por guitarkid_fv, 27 de Janeiro de 2013. (Respostas: 9; Visualizações: 1095)

1. guitarkid_fv

guitarkid_fv I'm cool cuz I Fold

Boas pessoal, venho aqui para vos pedir ajuda em relação a um problema que me está a incomodar bastante.

O que se passa é o seguinte: tenho um HDD externo Iomega LPHD-UP (250GB) que até agora tem funcionado muito bem, e que uso para fazer backup de muitos ficheiros importantes.

O que acontece é que desde há bocado, quando tento fazer uma transferência de ficheiros ou qualquer outra operação do género (criar ficheiros dentro do disco, etc) aparece-me um erro como o que está apresentado na imagem abaixo.

Já tentei ejectar, o disco, deligá-lo e voltar a ligar e nada. Não sei como hei de resolver.

Alguém me consegue dar umas luzes em relação a isto?

Obrigado desde já.

Cumps

2. Estás a ligar por USB?
    Quando o ligas e desligas, o sistema reconhece-o? Já verificaste no gestor de discos?
    Ouves ruidos estranhos no disco?

3. guitarkid_fv

Sim, por USB.

Reconhece. O disco aparece no menu "Computador", aparecendo também a barra de espaço livre e ocupado, mas quando o abro vejo as pastas principais, e ao abri-las estão vazias, embora nos detalhes de memória eu tenha cerca de metade do disco ocupado.

Também aparece no gestor de discos como partição "saudável", o que me fez estranhar ainda mais.

Ouço sim senhor.

Obrigado!

UPDATE: Agora o computador já não reconhece o disco. Apenas o reconhece como "Local Disk ( K: )" e diz que para ser utilizado tem de ser formatado. Ajudem-me por favor, este disco contém coisas que não me convinha nada perder.

Última edição: 27 de Janeiro de 2013
  4. Se isso faz ruidos estranhos, o mais certo é ter algum problema mecanico.
    Tenta remove-lo da caixa e ligar directo a um PC. Se os dados são muitos importantes, nao convém muito andar a fazer testes, pois ainda podem danificar mais.

5. Rodri1988

Rodri1988 Power Member

Faz na linha de comandos um chkdsk.
    Se não der vais ter de formatar.
    Mas provavelmente tá danificado e se voltas a colocar ficheiros vai acontecer o mesmo.

6. guitarkid_fv

Obrigado pela dica, não sei como é que ainda não tinha pensado nisso. Ao correr chkdsk já o reconhece com a volume label que lhe tinha atribuído, suponho que seja bom sinal.

EDIT: está a dar tudo como "unreadable". Bolas. Significa que foi tudo à vida, certo? Isto é um sinal para eu começar a depender da cloud...

Última edição: 27 de Janeiro de 2013
  7. fireburn

fireburn Power Member

isso cheira me que foi o mbr (master boot record) do disco que ta corrompido .. usa software de recuperaçao para copiares tudo para outro disco. depois é so formatar esse fica tudo ok ..
    ja tive uns quantos casos assim e resolvi dessa maneira ..
    mas o melhor e ligares o disco directamente a motherboard ..

8. guitarkid_fv

Não tenho como fazer isso... Digamos que o interior do meu PC é "instável", basta que uma coisa saia do sítio e tem logo maus contactos. Prefiro evitar mexer-lhe assim. Para além disso, não tenho outro cabo SATA.

Alguma sugestão para software de recuperação? Eu já interiorizei que isto está mas é perdido, mas enfim, o disco dava-me sempre jeito por isso tentei formatar... Com a ferramenta de formatação do Windows aquilo não ia a lado nenhum. Através do CMD.exe também não... Alguma sugestão?

EDIT: nevermind, a formatação resultou. O disco está funcional, embora com os meus dados perdidos. Obrigado pela vossa ajuda!

9. fireburn

fireburn Power Member

Nao metas informaçao la dentro se o que la tinha é importante isso da para recuperar .. Existem diversos software de recuperaçao open source bons que te recuperam isso ..

10. fireburn

fireburn Power Member

Tenta o recuva da piriform .. Ja me safou ...

Partilhar esta Página