1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com JAVA e AWT

Discussão em 'Programação' iniciada por [knap], 8 de Dezembro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 777)

1. [knap]

[knap] Power Member

Olá.

Estou a tentar compilar este código mas dá-me um erro, porque é que ele não encontra a variável?

Código:

Código:
    import java.awt.*;

public class Teste extends Frame {

public void main(String args[]) {

createPanel();
    	removePanel();
        }

public void createPanel() {

Panel teste = new Panel();
    	add(teste);
        }

public void removePanel() {

remove(teste);
        }
    }
    Ouput do compilador:

Código:
    Teste.java:19: cannot find symbol
    symbol  : variable teste
            remove(teste);
                   ^
    1 error

Obrigado.

2. HecKel

HecKel The WORM

Porque a variável teste é local, apenas existe na função createPanel().

Terás de a definir como global para poderes usar a mesma variável em várias funções diferentes, ou então passas-a por parâmetro.

3. [knap]

[knap] Power Member

Pensei que era possível partilhar variáveis entre métodos na mesma class.

Mas vou fazer como disseste, obrigado. ;)

Última edição: 8 de Dezembro de 2007
  4. MadOnion

MadOnion Folding Member

Heckel, não queria induzir ninguém em erro, mas penso que em Java é impossível de fazer isso, tanto quanto sei, apenas tentando fazer wrapping, e mesmo assim tenho dúvidas.
    Já agora alguém podia esclarecer, acho interessante o assunto(aproveitando o tema do tópico).

5. HecKel

HecKel The WORM

Falas da parte de passar por parâmetro, certo?

Fui mesmo eu que me expliquei mal :P O que queria dizer era passar o valor, não a variável ;)

6. MadOnion

MadOnion Folding Member

Exacto, eu pensava que estavas a falar em apontar a variável, ou seja, o vulgo & em C/C++ e as demais linguagens. :cool:

7. saunde

saunde Power Member

Exacto, tanto quanto eu conheço o java não permite a passagem por referência, já o C# possui essa capacidade , palavra reservada ref ou out , sendo que esta segunda permite que o parâmetro vá sem qualquer valor sendo preenchido no interior do método.

8. malato

malato Power Member

O problema específico que o [knap] aqui põe não tem a ver com passagem de argumentos a funções/métodos. Ele está a usar uma variável que não está definida no âmbito onde a tenta usar. Quando queremos partilhar variáveis entre métodos de uma classe temos sempre 2 opções típicas: ou criamos uma variável de instância* ou de classe* (as conhecidas variáveis globais); ou a variável é local a um método e vai sendo passada a outros método na invocação.
    Aqui é preciso termos cuidado. O java passa os parâmetros por valor: se tentarem alterar a variável dentro do método quando este termina a referência para ela perde-se e por consequência o seu valor alterado não passa para fora da função. Para tal o método tem de retornar a variável a alterar ou um Object[] caso se pretendam alterar várias variáveis.

No entanto a boa programação não trás destes problemas: tudo são objectos que encapsulam vários valores. Os métodos retornam objectos e não múltiplos valores.
    Em C# sim temos a possibilidade de passar por referência. O que vos digo é que o C# é uma linguagem mais flexível e expressiva que o Java. Mas não admira: surgiu depois :D

* as variáveis de instância pertencem às instâncias da classe; as da classe pertencem à classe. Isto é:

Código:
    Class Cao {
        public static int numero_caes = 0;  // variavel de classe (é global ao tipo Cao)
        public string _nomeCao;               // variavel de instancia (é global à instância do tipo Cao)

public Cao(string nome){
             _nomeCao = nome;
             numero_caes++;
        }

public static void main(String[] args){
            Cao canito = new Cao("boby");
            System.out.println("numero caes "
                                     + Cao.numero_caes
                                     + " nome do 1o cao "
                                     + canito._nomeCao);
        }
    }