Problema com LAN do XP

Scenic

Membro
Bons dias caros amigos

Estou mais uma vez com problemas de configuração de rede após ter formatado dois dos meus PCs.

O meu PC principal que efectua a partilha de ligação á internet acede aos outros PCs da redes, mas estes não conseguem aceder ao seu conteudo, no entanto conseguem aceder á net.

O endereço de rede do PC Principal está fixo com 198.162.0.1/255.255.255.0 porque de outra forma dá mensagem de conecção defeituosa ou enexistente.

Nos outros pcs a atribuição de IPs está em atribuição automática porque se estiver fixo, perde ligação á net e á rede.

Diagrama da Rede

Alguem tem ideia de como ultrepassar isto >(

Tks PPL
 
primeiro é 192.168.0.1 primeira máquina, 192.168.0.2 segunda máquina por ai fora.. depois essa rede está um bocado mal estruturada.. como tens mais que 2 PC's aconselho-te um router, ou então o PC1 > PC2 | PC1 > PC3 e Não PC1 > PC2 > PC3. Mas contudo um router fazia-te o trabalho e com melhor gestão de internet e comunicação em rede do que andares com cabos cruzados.
 
Prodigy no esquema não mencionei o Switch que tenho instalado, sorry

A ligação está feita entre máquinas por intermedio do referido Switch, mas se eu colocar os IPs fixos 192.168.0.1 > 192.168.0.2 > 192.168.0.3 a rede deicha de responder por completo e por isso tenho como mencionei em cima.

PC-1 (192.168.0.1 / 255.255.255.0)
Restantes PCs (IPs a atribuir automáticamente)
 
Scenic disse:
Prodigy no esquema não mencionei o Switch que tenho instalado, sorry

A ligação está feita entre máquinas por intermedio do referido Switch, mas se eu colocar os IPs fixos 192.168.0.1 > 192.168.0.2 > 192.168.0.3 a rede deicha de responder por completo e por isso tenho como mencionei em cima.

PC-1 (192.168.0.1 / 255.255.255.0)
Restantes PCs (IPs a atribuir automáticamente)

PC1 - 192.168.0.1 / 255.255.255.0
PC2 - 192.168.0.2 / 255.255.255.0 gateway 192.168.0.1 dns - 192.168.0.1 (ou então o do servidor de dns do teu ISP)
os restantes PC metes igual ao PC2 mudando apenas o IP

Em principio tem que funcionar
 
ruy_silva obrigado tb pela dica

Alem de já ter tentado, voltei a configurar como indicaste e acotece a mesma coisa.

PC 1 - Acesso á Net e aos PCs todos

PC 2,3,etc... - Acesso á Net e entre si, mas sem acesso ao PC-1


Nota: Com esta configuração o PC-01 deixa de aparecer nos retantes, se a configuração de IP estiver em automatico, aparece mas dá este erro...

\\PC-01\ não está acessivel. Pode não ter permissão para utilizar estes recursos de rede. Contacte o Administradordes de servidor para saber se tem permissões de acesso.

O caminho de rede não foi encontrado



Existe algum software para substituir a partilha de ficheiros do XP, que é uma grande bosta.

Tks pelo apoio
 
Descobriste que o essa porra da partilha de ficheiros e uma bosta? Parabens juntate ao clube! :D

Uso um servidor de FTP e respectivo cliente. Prefiro de longe
 
em tempos tb tive um problema parecido ao teu e resolvi-o da maneira que te disse, não sei se tens alguma pasta partilhada nos pc's, é que tb me dava esse erro e depois de partilhar uma pasta em cada pc deixou-me de dar.

Nota: tem em atenção as config's das firewall's se as tens......
 
por acaso no computador1 tens alguma firewall ligada? se tens, mto provavelmente estará a bloquear a entrada para as partilhas do computador1... outra situação é teres o "Use simple file sharing" (o xp é em ingles e n sei como tá em português) desligado nas opções das pastas, e assim é uma pekena complicação por causa dos direitos...
 
Algumas questões a considerar :

Segundo o que sei, um Switch/Hub não tem capacidades de partilha de internet numa rede interna.

Quantos IP's o teu ISP fornece ? fornece vários IPs ou apenas 1 ?

Se fornece apenas 1, que é o mais provavel, deves usar um PC como Internet Sharing Host (software que costuma vir com o windows) que servirá de gateway para todos os outros com configuração automática para receber o IP do teu ISP. Os outros devem estar definidos como "Access Internet Through other computer" com IPs definidos manualmente e gateway do PC servidor. Há programas o Wingate ou o Sygate que ajudam muito.

E além disso, o PC que funciona com Gateway vai ter que estar sempre ligado.
 
Última edição:
e tenta meter ips fixos :D tb tive alguns problemas com a partilha, ás vezes, tive mm d "despartilhar" 1 pasta e voltar a meter em partilha...
 
Back
Topo