1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

problema com latex

Discussão em 'Programação' iniciada por The Dealer, 9 de Dezembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 2077)

1. The Dealer

The Dealer Power Member

Tenho um problema que é o seguinte. Durante bastante tempo usei o Wintexnicenter para editar latex, e desde sempre tive problemas com as imagens (ou nunca ficavam no sitio, ou faziam com o que texto ficasse muito espaçado), algo que fui resolvendo, pondo certa imagem mais pequena etc etc.

Agora que fiz um relatorio onde tinha umas 40 imagens, ficou muito mas muito mal, e como não tive tempo tive de entregar como estava... Por isso, e já que o latex é a unica coisa que ainda me fazia reiniciar o pc no que diz respeito a trabalho, decidi converter-me completamente para ubuntu 8.10. Por isso favor digam-me, que editor de texto utilizar, e que formato de imagens utilizar também? Interessa-me que tenham o tamanho minimo possível, já que agora que trabalho com bastantes imagens.

Última edição: 10 de Dezembro de 2008
  2. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Tens o Texmaker e o Kile. Em relação ao formato, a escolha vai para EPS. Podes fazer as imagens em PNG, JPEG, entre outros, e em seguida converter para EPS. Penso que o GIMP faz isso.

3. alakazan

alakazan Power Member

o simples editor de texto chega.

4. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Sim. Aliás, até a linha de comandos pode servir, utilizando sucessivos echo "<texto>" >> texto.tex. De qualquer forma, para quem está habituado ao TexNicCenter, parece-me que algo mais sofisticado seria uma melhor opção.

5. flsantos

flsantos Power Member

Eu uso o texmaker e edito as imagens ou para eps com o gimp, ou converto em pstricks com o geogebra. (Claro que como professor de matemática, as imagens ficam um mimo com o geogebra).
    Nas apresentações ainda estou a usar o Lyx, mas ainda estou a aprender.

6. IComeFromBehind

IComeFromBehind Power Member

Emacs + AUCTeX + Metapost

7. The Dealer

The Dealer Power Member

Eu estou a converter os png's usando sam2p imagem.png EPS: imagem.eps e funciona perfeitamente.

O problema é que depois de compilar (F1) com o Texmaker, o dvi sai com erros (vários problemas com ~, ç (...)

Mesmo após usar dvipdfm para converter para pfd os problemas mantêm-se, com a agravante que as imagens, muitas delas não estão no sitio. Estou a usar a seguinte sintaxe para todas elas:
    p, li { white-space: pre-wrap; } \begin{figure}[h]
    \center
    \includegraphics[width=10cm]{ubi.eps}
    \label{nome1}
    \end{figure}

EDIT: já tentei utilizar ht, mas acontece o mesmo. As imagens "saltam" as sections e subsections e vêm "cá para baixo"... que fazer?

até ja tentei da seguinte maneira e nada:
    latex document.tex
    dvips document.dvi
    ps2pdf document.ps

EDIT2: Fiz uma experiencia, apaguei praticamente todo o documento, deixei apenas a primeira página e o chapter 1 (página 1 é constituida por uma imagem e por baixo (relatorio(...)), e o que acontecia era ficava a primeira página só com a imagem, e de seguida ficava na página 2 o relatorio(...), no entanto apaguei tudo, e aconteceu a mesma coisa, mas assim que apaguei tudo incluindo a primeira imagem o relatorio(...) ficou no sitio. :( Basicamente é o seguinte, se puser [h] ou [ht] a primeira imagem fica "sozinha" na página e as outras continuam todas fora do sitio, mas sem isso a primeira página fica bem, mas tudo o resto continua fora do sitio...

Alguem me pode ajudar?

Última edição: 10 de Dezembro de 2008
  8. The Dealer

The Dealer Power Member

Será que alguem me podiar dar uma ajuda por favor?

9. flsantos

flsantos Power Member

Eu tenho os meus ficheiros no texmaker configurados da seguinte forma:

Código:
    \documentclass[12pt,oneside, print, a4paper]{book}
    \usepackage[utf8]{inputenc}
    \usepackage[T1]{fontenc}
    \usepackage[portuges]{babel}
    \usepackage{ae}
    \usepackage{amsmath,amssymb,amsfonts,textcomp}
    \usepackage{color}
    \usepackage{calc}
    \usepackage{longtable}
    \usepackage{graphicx}
    \usepackage{indentfirst}
    \usepackage{multirow}
    \usepackage{rotating}
    % Pages styles (master pages)
    \setcounter{tocdepth}{3}
    \makeatletter
    \newcommand\[email protected]{%
    \renewcommand\@oddhead{}%
    \renewcommand\@evenhead{}%
    \renewcommand\@oddfoot{}%
    \renewcommand\@evenfoot{}%
    \setlength\paperwidth{21.001cm}\setlength\paperheight{29.7cm}\setlength\voffset{-1in}\setlength\hoffset{-1in}\setlength\topmargin{2cm}\setlength\headheight{12pt}\setlength\headsep{0cm}\setlength\footskip{12pt+0cm}\setlength\textheight{29.7cm-2cm-2cm-0cm-12pt-0cm-12pt}\setlength\oddsidemargin{3cm}\setlength\textwidth{21.001cm-3cm-2cm}
    \renewcommand\thepage{\arabic{page}}
    \setlength{\skip\footins}{0.101cm}\renewcommand\footnoterule{\vspace*{-0.018cm}\noindent\textcolor{black}{\rule{0.25\columnwidth}{0.018cm}}\vspace*{0.101cm}}
    }
    \makeatother
    \pagestyle{Standard}
    \setlength\tabcolsep{1mm}
    \renewcommand\arraystretch{1.3}
    \everymath{\displaystyle}
    \pagenumbering{arabic}
    \numberwithin{table}{chapter}
    \pagestyle{plain}
    \begin{document}

E as imagens estão configuradas da seguinte forma:

Código:
    \begin{center}
    \begin{figure}[t]
    \begin{center}
    \includegraphics[scale=1]{logounl.eps}
    \end{center} 
    \end{figure}

Neste caso estou a usar a opção [t] top, mas em todas as outras figuras em opto por usar somente o h, claro que tenho de as dimensionar pois se forem muito grandes é que saltam secções.

Escrevi toda a minha tese assim e resultou, sempre podes tentar.

10. The Dealer

The Dealer Power Member

O meu código está praticamente igual ao teu mas as imagens continuam a saltar. Mas é sempre obrigatorio redimensionar as imagens de forma a funcionar correctamente? Não há forma de contornar o problema? É que eu estou a trabalhar com imagens que precisam de ser ver ao pormenor pequenas diferenças entre umas e outras e tenho necessidade que sejam no minimo visiveis.

11. flsantos

flsantos Power Member

Aí vai depender da quantidade de texto e do espaço disponível para as imagens.

Partilhar esta Página