Problema com ligação à rede Wi-fi

pfad

Power Member
Viva,
Tive de chamar o apoio técnico da MEO porque o meu filho se queixava que no seu quarto (na outra ponta da casa em relação à localização do router) perdia frequentemente a conexão à internet. Quando vinha à sala (rede 5 Ghz) ligava-se facilmente mas quando chegava ao quarto a rede desligava-se e, inclusivamente, indicava pass incorreta. Isto passava-se com o iPhone 12 e o com o Macbook pro. Estranhamente, no quarto ao lado, eu nunca tive problemas de ligação como o meu iPhone ou com o iPad.. Estes dois quartos recebem internet através de um replicador TP-Link wi-fi + ethernet que transmite o sinal através da instalação elétrica. O replicador está no quarto do meu filho, que está dividido por uma parede do meu.

De acordo com o técnico, o problema é que ao mudar de rede (do wi-fi do router para o wi-fi do TP link) os aparelhos do meu filho "ficam confusos" e não se conseguem ligar ligar. A solução foi mudar o nome da rede do TP Link.

Isso pareceu ter resultado mas trás o incómodo de ter de andar a escolher manualmente a rede a que estou ligado. Ou seja, se estiver ligado na sala e for para o quarto, tenho de selecionar manualmente o Wi-Fi do TP Link pois agora tem um nome diferente e a troca de ligação não s e faz automaticamenete.

Pergunta: terá sido esta a única solução possível e não haveria outra mais cómoda?
Obrigado.
 
Os sistemas Mesh são o melhor, o Poe Tplink Wifi + tem o sistema Mesh?
Sistema Mesh faz com que o iphone ou outro dispositivo ao passar pelas várias divisões da casa o sinal wifi não se perca e o dispositivo procura o sinal melhor automáticamente.
 
Os sistemas Mesh são o melhor, o Poe Tplink Wifi + tem o sistema Mesh?
Sistema Mesh faz com que o iphone ou outro dispositivo ao passar pelas várias divisões da casa o sinal wifi não se perca e o dispositivo procura o sinal melhor automáticamente.
Estive nas definições do Tplink e tem um separador chamado OneMesh, onde refere que o meu router não suporta isso... É um Fibergateway... A nova versão do router já terá isso?
 
podes experimentar meter tudo na mesmo nome mas ter em atenção os canais que estão a ser utilizados tanto no tplink como no router

Aproveito este post e pergunto o seguinte:

Após uma avaria/update qualquer da vodafone, passei a ter problemas com o sinal de wi-fi (velocidades mais reduzidas) mas por cabo de rede estou com a velocidade máxima. Na app dos Decos M4 deteta-me sempre interferências na rede, deduzo que possa ser do router do meu sogro na casa ao lado...

Resolverei isto mudando os canais da rede wi-fi dos meus Decos de auto para manual, por exemplo canais 1 e 2 para 2.4Ghz e 5Ghz e no router dele inserir por exemplo canais no 39 e 40?

Até ontem nunca tive problemas, o aparecimento deles coincidiu com a tal avaria/update da Vodafone (DST) na zona por umas horas.
 
Supostamente o Mesh ajusta os canais para aqueles com menos interferências.
O update do router Vodafone pode ter corrido mal e estar a emitir ruido. Como é que ficaram as velocidades na casa do teu sogro? Ele notou alguma degradação?
Faz download de uma aplicação que analise os canais wifi ocupados e verifica o que está interferir com a tua rede.
 
Obrigado pelo teu feedback, @farinha82 . Nem lembrei de fazer outro teste simples, desligar o router e ver se o meu sinal wi-fi da rede Mesh voltava ao "normal". Mais logo testo isso.

Ele aparentemente também tem degradação de sinal, um teste em frente ao router no speedtest já não permite atingir as velocidades máximas que conseguia até ontem.

Consegues-me indicar uma aplicação para ios que me permita fazer essa verificação?Há alguma forma de reverter esse suposto ruído no router Vodafone (caso exista)?O router é a primeira versão do "Smart Router".

Testei a otimização de rede na app dos DECOS, até então tive sempre indicação de que estava perfeita mas ontem já me indicava interferência nos canais e mudava-os...Mas das duas vezes que o fiz não me parece ter solucionado o problema.

Edit: Numa breve pesquisa encontrei duas aplicações bem referenciadas, Network Analyser e Scany, mas não consigo perceber se fazem um varrimento dos canais utilizados e livres para verificar os ideais.
 
Última edição:
Aplicação para iOS penso que não existe, penso que por limitação do próprio iOS. Pelo menos nunca consegui encontrar nenhuma que funcionasse. Em Android arranjas facilmente, e também existe para Windows e Mac.
O router é teu ou dos teus sogros? Se é teu porque não desligas o Wifi do mesmo e ligas usas apenas os Deco?

Se este problema passou a acontecer após upgrade do router da Vodafone, então tens que telefonar para lá a dizer que o router ficou a funcionar mal após o upgrade.
 
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