Problema com ligação AV a PC Nvidia Zotac Ion

wild_oscar

Power Member
Olá a todos,

Comprei recentemente um Pioneer VSX-S300 (ver http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=718559&page=2).

Ao experimentar ligar os meus dispositivos por HDMI, deparei-me com um problema. Actualmente tenho o meu pc (com motherboard Zotac com o chipset NVIDIA Ion com Linux) ligado directamente por HDMI ao LCD (e funciona perfeitamente). Acontece que, ligando através do AV, não tenho imagem nem som. Já experimentei um sem número de coisas:

- Diferentes cabos
- O mesmo cabo funciona directamente ligado à tv, mas não ligado ao AV
- O mesmo cabo funciona com a box da Iris
- Já troquei o cabo que liga o AV à televisão
- Já experimentei ligar o pc apenas quando a tv e o AV estão ligados e a apontar para os inputs correctos.
- Já experimentei baixar a resolução no nvidia-settings (até tentei 800x600) e depois trocar o cabo, mas sem resultado
O máximo que consegui foi ter imagem durante uns segundos, quando os cabos estavam ligados e fiz shutdown do pc (por ssh): vi os scripts de shutdown do linux).

De referir que o AV tem uma luz azul de HDMI. Do manual: "Lights when an HDMI input is selected. Blinks when an HDMI input is selected and selected HDMI signal is not provided.". Quando o pc está ligado, a luz está acesa e fixa, tal como acontece quando a Box Iris está a funcionar. A diferença é que com a iris tenho imagem e som, no outro caso não tenho nada...
Para além disso, se iniciar o pc ligado ao AV e depois trocar o HDMI para o lcd, o nvidia-settings mostra-me no display model "Pio VSX-S300 (DFP-1 on GPU-0), pelo que ambos os aparelhos se detectam!


Alguém tem alguma ideia que possa ajudar a resolver o problema. A única opção que neste momento pareço ter é ligar o pc directamente à tv por HDMI e depois ligar um cabo audio óptico do pc ao AV...mas teria de gastar mais 10 ou 15 euros nesse cabo e ficar com "ainda mais um cabo" na minha configuração...

Obrigado pela ajuda!
 
Última edição:
Não sei se o problema será do PC... já tentaste arrancar com um live cd de uma qualquer outra distro linux? Ou não dá imagem logo de ínicio, isto é, nem vês aqueles ecrãs antes de começar a carregar o Sistema Operativo?

Ligas o AV e a TV antes de ligares o PC?

Tentaste "brincar" no AV com as definições de output da imagem? Não sei como é nesse AV em concreto, mas eu no outro dia deixei de ter imagem da Wii (por componentes) porque o AV estava a fazer upscale para 4k (vai-se lá perceber porquê! :P).


De resto não sei... quando tens o PC ligado dizes que consegues aceder por ssh?
O X está em cima?
ps -efw|grep X|grep -v grep
ps -efw|grep dm|grep -v grep
runlevel

Vês algum erro nos logs?
sudo cat /var/log/messages|tail
sudo cat /var/log/Xorg.0.log|tail
 
Última edição:
Olá! Isto é, como disse, muito estranho.
Não sei se o problema será do PC... já tentaste arrancar com um live cd de uma qualquer outra distro linux? Ou não dá imagem logo de ínicio, isto é, nem vês aqueles ecrãs antes de começar a carregar o Sistema Operativo?
Não vejo nada - nem mesmo os ecrãs iniciais do pc.
Ligas o AV e a TV antes de ligares o PC?
Sim.
Tentaste "brincar" no AV com as definições de output da imagem? Não sei como é nesse AV em concreto, mas eu no outro dia deixei de ter imagem da Wii (por componentes) porque o AV estava a fazer upscale para 4k (vai-se lá perceber porquê! :P).
Este Pioneer não tem grandes opções a esse nível (ver http://docs.pioneer.eu/Manuals/VSX_S300_K_VSXS300Ken_manual/ )
De resto não sei... quando tens o PC ligado dizes que consegues aceder por ssh?
O X está em cima?
Sim. Não só está em cima como se desligar o hdmi do Pioneer e ligar o hdmi que está ligado a outra entrada da TV, consigo ver tudo perfeitamente.

Vês algum erro nos logs?
sudo cat /var/log/messages|tail
sudo cat /var/log/Xorg.0.log|tail
Nada de especial...(ver Xorg em [1]). Mas como, de resto, nem sequer tenho imagem no início do processo de ligação do pc, já não sei se deverá ser do OS.
Eh pá, estou mesmo desiludido com isto. Acabo de gastar imenso dinheiro no AV, cheio de vontade de ter um sistema bom aqui a funcionar, e agora não o consigo pôr a funcionar para o pc, que era aquilo que mais queria. Não sei mesmo o que hei-de fazer...



[1]
[ 29.141] (II) No input driver specified, ignoring this device.
[ 29.141] (II) This device may have been added with another device file.
[ 29.142] (II) config/udev: Adding input device HDA NVidia Rear Mic (/dev/input/event8)
[ 29.142] (II) No input driver specified, ignoring this device.
[ 29.142] (II) This device may have been added with another device file.
[ 29.143] (II) config/udev: Adding input device HDA NVidia Front Headphone (/dev/input/event9)
[ 29.143] (II) No input driver specified, ignoring this device.
[ 29.143] (II) This device may have been added with another device file.
[ 33.063] (II) NVIDIA(0): Setting mode "1920x1080_50i"
[ 41.829] (II) XKB: reuse xkmfile /var/lib/xkb/server-03AF3717FF3AB439A4BAABA686CCB40771CDF520.xkm
 
Back
Topo