1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com Linux e Windows...

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por MrVerissimo, 26 de Outubro de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 639)

  1. MrVerissimo

    MrVerissimo Power Member

    Boas,

    Sou novo por estas andanças e tou aqui com um problema que não consigo resolver...

    Tenho 2 discos sata diferentes um a correr kubuntu (instalado ontem) e outro a correr windows. O problema é que quando estão os dois discos ligados à board e tá o do kubuntu com boot, o linux não entra e dá um erro relacionado com o "tty: jobs" ou lá o que é.. =P
    Quando só tenho o disco do kubuntu ligado à board, entra na boa.
    Acontecia isto até ontem. Hoje de manha, para além de me acontecer o mesmo, já não consigo entrar só com o disco do windows ligado a board. Nem sequer aparecer o boot screen, aparece logo um "GRUB ERROR".

    Alguem sabe como poderei resolver o problema?

    Thks desde já
     
    Última edição: 26 de Outubro de 2006
  2. ai ai ai menino
    1º tinhas os 2 discos instalados quando instalaste o linux ??
    2º ISTO É PARA TODOS ..... NÃO É NECESSÁRIO RETIRAR OU MEXER NO HARDWARE PARA INSTALAR VARIOS SOFTWARE. TRAZ MAIS PB DO QUE RESOLVE !!!!
    3º quando arrancas só com o disco do windows verifica que ele está em master e verifica na bios que estas a arancar nele .
    4º instala só o disco do windows , arranca com o cd do windows....vais a bios e marcas para fazer boot no cd ...lancas a consola de recuperação ....ATENÇÃO LANÇA SÓ A CONSOLA NÃO FAÇAS UMA NOVA INSTALAÇÃO !! , ele vai te pedir sobre qual instalação do windows queres lançar a consola ....normalemente é a 1 ...depois pede-te a password se não puzeste faz só enter.
    4º quando chegares ao C:\windows podes fazer : fixmbr .....isto vai te reescrever o master boot record ......que deve ter sido modificado pelo linux ..
    5º saltas fora e fazes um reboot a tua maquina, se tudo correu bem entras no windows .
    6º desliguas a maquina, instalas fisicamente o disco linux em slave ou master no segundo canal IDE.
    7º arrancas com o cd do linux, e fazes novamente a instalação, quando chegares ao menu de particionamento pedes para instalar no segundo disco ... em função se tens dados do windows ou documentos pessois nele ... pedes para utilizar todo o disco ou só o espaço livre, ai o linux vai te criar as partições necessárias e instalar-se.
    8º quando fizeres reboot o linux tera novamente escrito no MBR para poderes ou arrancar com o linux ou com o windows a escolha
    9º pronto ! ja está

    se quando arrancares com a consola de recuperação do windows ele não encontrar instalações do windows , verifica que é o bom disco ...lol
    e diz alguma coisa
     
  3. MrVerissimo

    MrVerissimo Power Member

    thks pela resposta.

    Respondendo às tuas perguntas.. Quando instalei o linux desliguei o disco do windows da board, ligando o computador só com o disco que queria que o linux mexe-se.
    Ao instalar não tive nenhum problema. Como não queria instalar no disco todo, criei uma partição com o proprio instalador e instalei lá o linux. Ainda ficou algum espaço vazio no disco. Achas que mesmo assim é preciso instalar de novo o linux? Se sim, desta vez não tiro nenhum disco da board?

    -EDIT-
    Epah, brigadão. Fiz o que disseste até ao 5º passo e neste momento tou no Windows (tudo como dantes até ao momento), só com o disco do windows ligado na board.


    [PS: É o que dá noobs como eu meterem-se a fazer estas coisas =P]
     
    Última edição: 26 de Outubro de 2006
  4. bom vamos por etapas

    1º o melhor é reinstalar o linux por varias grandes razões
    a- para recuperar o linux é preciso conhecimentos avançados para não fazer asneira !
    b- a não ser que tenhas dados importantes no linux o tempo que vais passar a procurar como recuperalo vais ter tempo do instalar 3 vezes lol
    c- fazendo a instalação de novo ficas logo com o menu de boot du linux que te permite de escolher entre o linux e o windows.

    2º sim tens que deixar o disco do windows no pc - para que o linux reconheça o windows e crie o menu de arranque

    3º quando chegares no linux ao menu de particionamento escolhe o modo manual SELECCIONA BEM O DISCO 2 !!!! apaga as partições já existentes e faz uma instalação limpa de raiz isto vai te evitar pb mais tarde de espaço insuficiente etc...... e vai te permitir de guardares espaço no disco para outras coisas.

    vai com calma e cuidado e tudo se passara bem o menu de particionamento do linux não é mais dificil que o partition magique ou equivalentes e sabe fazer tudo o que precisas


    boa continuação
     
  5. MrVerissimo

    MrVerissimo Power Member

    Acho que já tá tudo feito e sem probs. =)

    Thks por toda a ajuda
     

Partilhar esta Página