1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com modo de segurança da rede wireless

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por vacalouca, 23 de Dezembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 2809)

1. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Bom o meu problema é simples: tenho dois pcs em casa, um desktop ligado por cabo ao router (Linksys WRT54GL) em que tudo funciona às mil maravilhas,e um portátil que só se consegue ligar à rede wireless se esta não estiver protegida. A partir do momento em que escolho qualquer tipo de segurança (WEP, WAP, WAP2) ele deixa de se conseguir ligar, fica sempre parado no modo " a adquirir endereço de rede". O meu ISP é a Netcabo e ambos os pcs estão configurados para adquirirem o IP automaticamente, e o portátil é este.

Ideias?

2. zx-9r

zx-9r Power Member

Isto parece uma pergunta um bocado óbvia, mas puseste a key no pc para ter permissao de acesso ao router?

Já experimentaste atribuição de IP's manual e por DHCP ?

3. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Sim claro, as keys ate ja as mudei varias vezes e actualizando sempre no router e no portátil. Fiz sempre atribuição automática de IP e só funcionou quando não estava activada nenhuma forma de encriptação... Basta escolher WEP ou WPA e o portátil já não se consegue ligar :confused:

EDIT: Para desenrascar desliguei a segurança, e liguei o wireless mac filter para apenas permitir o acesso à rede wireless pelo portátil. Serve para desenrascar acho eu, mas gostava de por isto a funcionar a 100% com pelo menos WEP...

Última edição: 23 de Dezembro de 2006
  4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

tem piada, mas por aqui as vezes se meter WEP ou WPA também não conecta...

5. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Agora com WEP e ips fixos dentro da rede (ou seja dhcp desligado) ele liga-se bem à rede, mas não consegue nem aceder às pastas partilhadas nem à net... :confused E parece que o emule começou a dar problemas com Lowid.

Bmo vou-me mas é deitar porque parece que cada vez que mexo nisto só pioro a situação :D

Última edição: 24 de Dezembro de 2006
  6. zx-9r

zx-9r Power Member

o mac adress em si já é uma protecção bastante eficiente... mas obviamente tem que dar também com o WEP

no meu router modem adsl (linksys) uso essas 2 medidas de segurança juntamente com ip's intercalados definidos manualmente

deve ser qualquer pormenor que está aí a falar... o low id do emule também ocorre com ip's manuais e port forwarding bem definido para as portas definidas no emule?

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Já agora, como atribuo IP's manualmente

Uma vez meti os tais 192.168.x.x (para a "rede" entre o tátil e o desktop) e resultado... fiquem sem net no desktop :x2: (Modem por RJ-45)

8. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Bom o pormenor do low id foi burrice minha,pois esqueci-me de actualizar o port forwarding depois de atribuir ips manualmente.

Agora o resto mantém-se:

- com ips automáticos e sem segurança o portátil liga-se bem, e tem acesso à rede e net;

- com ips automáticos e com segurança, o portátil não se consegue ligar;

- com ips fixos e com ou sem segurança o portátil liga-se bem, mas não tem acesso à rede e net;

Tudo isto com o mac filtering ligado e com o pc fixo que está ligado por cabo a funcionar às mil maravilhas.

9. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Bom um pequeno update:

- Resolvi o problema dos ips fixos e é asism que tenho os dois pc ligados;

- Com encriptação WEP o portátil liga-se bem à rede, mas não tem acesso à net nem às pastas partilhadas do outro pc;

- Com encriptação WPA o portátil liga-se à rede, mas passado menos de um minuto perde a ligaçãio

- Sem encriptação o portátil liga-se à rede, tem acesso à net e pastas partilhadas e só não tira cafés porque não sabe...

10. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

E como tinha mais um dia de férias, passei-o a testar tudo o que era configuração possível, desde trocar drivers da placa de rede a exprimentar n firmwares no router, e de testar com dois outros portáteis de amigos meus. A situação manteve-se igual o que me leva a pensar nalgum problema com o router, de modo que amanhã vou levá-lo para a loja para ser trocado.

Depois dou novidades

11. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Update (o último espero eu...)

Fui à loja, e como já não tinham mais modelos deste em stock, acabei por dar a diferença e trocar por um Asus WL500G-Premium. Tem mais umas mariquices que não devo usar, um firmware menos intuitivo que o Linksys mas pelo menos em WPA já consegui por o raio da rede wireless a funcionar :D

Fiquem bem

Partilhar esta Página