1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com o fedora 6

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por master_noone, 21 de Abril de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1307)

1. O problema é o seguinte:
    Durante a instalaçao do fedora ao passar para a parte grafica (quando ele abre a anaconda) a resoluçao passava dos [email protected] (era a mensagem k aparecia no monitor) e logo ele crashava e nao conseguia instalar.
    Pesquisei na internet e consegui resolver este problema escrevendo no inicio, quando o dvd do fedora faz boot...e escrevi la onde diz " boot:" linux vesa | a situaçao ficou resolvida...MAS agr depois que instalei o fedora, ele faz a mesma coisa ao fazer boot do fedora ja instalado. A minha duvida e a seguinte: Dá para eu escrever o parametro linux vesa como fiz na instalaçao? e que o coiso a dizer "boot: " já nao esta la :S ou talvez modificar alguma coisa no egrub? ajudem plz

Última edição: 22 de Abril de 2007
  2. heeven

heeven Power Member

penso que tens de entrar em modo de texto e alterar o xorg.conf, lá metes o vesa. e depois instalas o driver da tua placa.

3. ruimoura

ruimoura Power Member

Precisamente ;)

4. Nao sou grande profissional na materia de linux. explica-m uma cena: como entro em modo texto? carrego alguma tecla ou assim? depois...alterar o xorg.conf penso que consigo fazer isso...e como alterar um ficheiro normal pela consola certo? e escrevo la "linux vesa" só? desculpem a minha ignorancia na materia.

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Abres uma consola (ctrl+alt+F1), faz login. O ficheiro xorg.conf encontra-se na directoria /etc/X11/ . Uma maneira de o editares é fazeres su (para entrares na conta de root, metendo a password) e depois fazes, por exemplo, vim /etc/X11/xorg.conf (não sei ao certo que editores vêm instalados, mas o vim vem de certeza)

Agora dentro do ficheiro procura a secção "Device" e onde tem driver tira o que tem à frente e mete "vesa" (sem as aspas)

Uma última coisa. O vim é meio estranho, para quem não conhece ... Para começares a editar, uma vez dentro do ficheiro, carrega na tecla "a", e aí podes começar a editar. Depois para guardares o ficheiro carrega na tecla "esc", e depois insere o comando ":wq" (sempre sem as aspas). Ele guarda e fecha o ficheiro. Agora reinicia o pc (podes fazer, uma vez que estás em modo de consola, o comando "/usr/sbin shutdown -r now", sem as aspas).

6. Desculpa incomodar-te mais uma vez, mas nao consigo abrir a consola :S eu carrego em ctrl+alt+F1 durante o boot mas o fedora simplesmente ignora e começa a fazer o boot normal cujo obviamente vai dar ao erro de resoluçao. O egrub tem uma cena para mudar os kernel auguments...da para por la um argumento tipo: text-mode...uma coisa assim talvez? ou existe outra maneira de abrir a consola do fedora? mais uma vez peço desculpa pelo incomodo.

Última edição: 24 de Abril de 2007
  7. ruimoura

ruimoura Power Member

Mas isso é para fazer já quando dá o erro, não antes de entrar ... senão não dá, claro ... Ou ao dar o erro não podes fazer isso?

8. digamos que depois de isso dar o erro e nem consigo saber se ele abriu a consola ou nao, porque o monitor fica com uma cores todas malucas e a dizer a mensagem "resolution out of range, please set resolution to [email protected]" e fica assim uns minutos e depois desliga-se...e ele nao me deixa ver nada...so vejo um bocado do boot...nem consigo ver a parte grafica do fedora...mal chega a entrar em modo grafico o ecran passa-se lg :S o que e k eu posso fazer?

9. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

deves ter no grub 1 "modo de segurança" n ?

10. Se não consegues fazer nada , é simples arranca com o cd ou com o dvd e no inicio entra atravez da linha de comando no disco rigido e altera o xorg.conf , na net existe montes de tutoriais como fazer isso . ou podes sempre se tiveres o computador ligado em rede se ele aguenta uns minutos , podes entrar por outro pc como root

Em ultima solucao baixa o Back Track e faz um forensic ao disco rigido e podes alterar de varias formas mas a primeira opcao é a mais fácil

11. ok vo fazer isso, thx

12. grafo

grafo Folding Member

a mim ja me aconteceu a parte do resolution out of range.. tenta fazer ctrl + z ou ctrl + c para tentar mandar o X com as pegas ou carregar esc ou simplesmente esperar :P

Partilhar esta Página