Problema com o geany

jorge Andre

Power Member
Boas!

Eu comecei agora a programar na universidade (ubuntu) e instalei o java JDK e o geany no meu pc (windows).
O problema é que não consigo compilar ou executar programas.. diz na status bar "process failed ( o sistema não conseguiu encontrar o ficheiro especificado)".
Deve ser básica a resolução, mas nunca programei em windows e nunca tive este problema na uni.. e dava jeito trabalhar em casa!
Alguém sabe como resolver?

Cumpz
 
Última edição:
Definiste a path no Windows para saber onde está o javac? Se não definiste, segue estas instruções:

http://www.java.com/en/download/help/path.xml

A path que deves configurar (adicionar no final da lista) é o caminho no qual instalaste o JDK, seguido de bin, por exemplo:

C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_33\bin

onde jdk1.6.0_33 é substituído pela versão que instalaste. Desta forma, o Geany poderá encontrar o comando javac, necessário para compilar os programas em Java.

Dica: quando começares a trabalhar mais com Java, vai dar jeito teres um IDE, que te trata de muitas configurações por ti. Exemplos disso são o Eclipse ou o Netbeans. Ambos têm suporte para vários sistemas operativos (Windows, Linux, Macintosh) e provavelmente também tens um deles instalado nos PCs da tua faculdade.
 
Obrigado já está a dar!
Só que acho que fiz asneira ao editar a variável do sistema .. porque eu criei uma nova com o nome "PATH" já lá estando uma "path" e agora já não aparece a "path" que tinha já outros diretórios. Deve ter feito overwrite .. isso tem alguma mal?
 
Done! Obrigado!! :D
Agora só falta ver como mudo a fonte do Geany (se der), esta é demasiado fina.. está a ser difícil ver as letras/números.
 
Última edição:
Back
Topo