1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com o Leitor/Gravador DVD

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por nulio, 10 de Agosto de 2007. (Respostas: 23; Visualizações: 1470)

1. nulio

nulio I quit My Job for Folding

Boas ppl,

O meu leitor DVD deve ter algum problema mas não estou a conseguir perceber do que possa ser.

Na BIOS aparece a drive não havendo então problemas na ligação com a motherboard (penso eu) e consigo abrir e fechar a drive não havendo também problemas com a alimentação.

No entanto no windows não me aparece a drive :( O que poderá ser?

Isto acontece desde a última vez que mexei no pc, estive a montar um mCubed, entretanto já verifiquei as ligações todas ligando e voltando a ligar tudo mas continua a não aparecer nada no windows, embora na bios apareça e consiga abrir e fechar a drive.

Qualquer ajuda será uma grande ajuda,
    Cumps

2. carsten_999

carsten_999 What is folding?

desinstala os drivers e reinicia o pc...

3. nulio

A drive nunca precisou de drivers e sempre funcionou. O problema é que a drive nem sequer é detectada no windows, dúvido que fosse por causa de drivers...

4. nelsondac

nelsondac Power Member

mas verificas-te bem no gestor de dispositivos?

vê bem se não metes-te nada de errado ou até tenta alternar o MASTER e o SLAVE... tenta várias maneiras... se não der, format c:

5. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Vá ao gestor de dispositivos e faça para "procurar novo hardware".

E realmente os leitor de DVD's não precisam de drivers, os únicos eventuais controladores necessários, são da controladora IDE onde está o DVD ligado, mas como isto não é uma instalação nova o problema não parece ser esse.

Cumps

6. nulio

No gestor de dispositivos já tinha visto que não aparece nada, a única unidade de CD/DVD que aparece é a virtual criada pelo alcohol.

É estranho porque antes de andar a montar coisas no computador estava tudo bem e já verifiquei montes de vezes se está tudo bem ligado.

Se o leitor aparece na BIOS é porque está bem ligado certo?

7. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Mas tentou procurar por novo hardware?

Clique no nome do computador, depois aparece um ícone com uma lupa e um computador para procurar novo hardware na barra de ferramentas.

E se a unidade de DVD aparece no ecrã do POST é porque está bem ligada.

Cumprimentos

8. nulio

Sim fez uma procura e não encontrou nada :(

Bah não faço ideia do que possa ser... se calhar foi à vida o leitor, ver se o testo noutro pc.

Thanks pela ajuda :)

Cumps

9. nelsondac

nelsondac Power Member

do leitor não é de certeza... o pc nao ficou mais lento a arrancar nem nada?

já tive problemas parecidos, troquei o cabo IDE e ficou ok... se tiveres tenta noutro cabo

mas o meu também aparecia na bios, mas ás vezes com sinais (tipo $) lá pelo meio do modelo...

10. nulio

Já me tinha passado pela cabeça trocar o cabo mas pareceu-me remoto, se no teu caso ajudou vou experimentar :)

A ver se resulta, thanks

11. Sleep_god

Sleep_god Power Member

Na sei quantos drives tens ligados mas certifica-te que na tens dois em master ou em slave.

De qualquer forma podes fazer autodetect na bius a ver se ainda detecta porque pode ja na detectar e o que la vez e o que tava "gravado" na bius, mas parece bastente provavel que algum cabo esteja mal encaixado, porque basta ao tirares a mao teres tocado num cabo e ele na ficar bem conectado.

12. nulio

O cabo mal ligado não era, as ligações foram confirmadas n vezes.

Entretanto troquei cabos e agora deixou de aparecer sequer na BIOS. Depois testo o leitor noutro PC a ver se o problema é do mesmo ou se por algum motivo danifiquei a "ligação" IDE na motherboard.

Cumps

13. carsten_999

carsten_999 What is folding?

experimenta com outro cabo ide,que o problema pode vir dai...
    AbRaÇo

14. nulio

Quando troquei cabos experimentei com outros e ficou tudo na mesma. Depois até deixou de aparecer a drive na bios.

Cumps

15. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Boas,

Qual a marca e modelo do DVD e já experimentaste ligar o DVD sem o mCubed ligado á energia? Tens fonte para isso tudo?

Cumps.

16. nulio

Boas, por acaso isso não experimentei porque como me parece que a drive tem energia (abre e fecha) e como tenho uma BeQuiet 600W Dark Power, não me parece que o sistema tenha falta de sumo.

Experimentei a drive ligada com cabos IDE diferentes e cabos 4 pins diferentes e ligados à fonte em sítios diferentes e tudo na mesma.

Penso que seja ou a drive ter marado ou eu ter forçado se calhar distraidamente o cabo IDE na drive ou motherboard e talvez ter danificado ou uma ou outra.

Quando tiver possibilidade ver se testo a drive na loja, se tiver marada, trago logo um gravador com ligação SATA.

Cumps

17. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Se tivesses forçado o conector IDE tinhas empenado um dos pinos ou partido, já viste como está o conector IDE do DVD? Só pode faltar 1 pino a meio do encaixe que é o normal.

Cumps.

18. nulio

Sim na drive os pinos estão todos bem, na motherboard também parecem estar, depois verifico melhor nesta última já que não se vê muito bem.

19. santoshd

santoshd Power Member

Boas

Já tinhas o alcohol instalado antes dessas mexidas? As drives da Lg não gostam muito de drives virtuais, digo-o por experiencia propria já tive duas diferentes e deram muitas chatices até ver que era o alcohol.
    Comps

20. nulio

Yah já tinha.

A única coisa que mudou foi mesmo ter instalado o mCubed e ter mexido nos cabos. Os cabos já form verificados e trocados e manteve-se o problema. Se depois verificar que o leitor funciona noutro pc desinstalo o mCubed para testar.

Cumps

Partilhar esta Página