Problema com o Leitor/Gravador DVD

nulio

I quit My Job for Folding
Boas ppl,

O meu leitor DVD deve ter algum problema mas não estou a conseguir perceber do que possa ser.

Na BIOS aparece a drive não havendo então problemas na ligação com a motherboard (penso eu) e consigo abrir e fechar a drive não havendo também problemas com a alimentação.

No entanto no windows não me aparece a drive :( O que poderá ser?

Isto acontece desde a última vez que mexei no pc, estive a montar um mCubed, entretanto já verifiquei as ligações todas ligando e voltando a ligar tudo mas continua a não aparecer nada no windows, embora na bios apareça e consiga abrir e fechar a drive.

Qualquer ajuda será uma grande ajuda,
Cumps
 
mas verificas-te bem no gestor de dispositivos?

vê bem se não metes-te nada de errado ou até tenta alternar o MASTER e o SLAVE... tenta várias maneiras... se não der, format c:
 
Vá ao gestor de dispositivos e faça para "procurar novo hardware".

E realmente os leitor de DVD's não precisam de drivers, os únicos eventuais controladores necessários, são da controladora IDE onde está o DVD ligado, mas como isto não é uma instalação nova o problema não parece ser esse.

Cumps
 
No gestor de dispositivos já tinha visto que não aparece nada, a única unidade de CD/DVD que aparece é a virtual criada pelo alcohol.

É estranho porque antes de andar a montar coisas no computador estava tudo bem e já verifiquei montes de vezes se está tudo bem ligado.

Se o leitor aparece na BIOS é porque está bem ligado certo?
 
Mas tentou procurar por novo hardware?

Clique no nome do computador, depois aparece um ícone com uma lupa e um computador para procurar novo hardware na barra de ferramentas.

E se a unidade de DVD aparece no ecrã do POST é porque está bem ligada.

Cumprimentos
 
Sim fez uma procura e não encontrou nada :(

Bah não faço ideia do que possa ser... se calhar foi à vida o leitor, ver se o testo noutro pc.

Thanks pela ajuda :)

Cumps
 
do leitor não é de certeza... o pc nao ficou mais lento a arrancar nem nada?

já tive problemas parecidos, troquei o cabo IDE e ficou ok... se tiveres tenta noutro cabo

mas o meu também aparecia na bios, mas ás vezes com sinais (tipo $) lá pelo meio do modelo...
 
do leitor não é de certeza... o pc nao ficou mais lento a arrancar nem nada?

já tive problemas parecidos, troquei o cabo IDE e ficou ok... se tiveres tenta noutro cabo

mas o meu também aparecia na bios, mas ás vezes com sinais (tipo $) lá pelo meio do modelo...

Já me tinha passado pela cabeça trocar o cabo mas pareceu-me remoto, se no teu caso ajudou vou experimentar :)

A ver se resulta, thanks
 
Na sei quantos drives tens ligados mas certifica-te que na tens dois em master ou em slave.

De qualquer forma podes fazer autodetect na bius a ver se ainda detecta porque pode ja na detectar e o que la vez e o que tava "gravado" na bius, mas parece bastente provavel que algum cabo esteja mal encaixado, porque basta ao tirares a mao teres tocado num cabo e ele na ficar bem conectado.
 
O cabo mal ligado não era, as ligações foram confirmadas n vezes.

Entretanto troquei cabos e agora deixou de aparecer sequer na BIOS. Depois testo o leitor noutro PC a ver se o problema é do mesmo ou se por algum motivo danifiquei a "ligação" IDE na motherboard.

Cumps
 
Quando troquei cabos experimentei com outros e ficou tudo na mesma. Depois até deixou de aparecer a drive na bios.

Cumps
 
Boas, por acaso isso não experimentei porque como me parece que a drive tem energia (abre e fecha) e como tenho uma BeQuiet 600W Dark Power, não me parece que o sistema tenha falta de sumo.

Experimentei a drive ligada com cabos IDE diferentes e cabos 4 pins diferentes e ligados à fonte em sítios diferentes e tudo na mesma.

Penso que seja ou a drive ter marado ou eu ter forçado se calhar distraidamente o cabo IDE na drive ou motherboard e talvez ter danificado ou uma ou outra.

Quando tiver possibilidade ver se testo a drive na loja, se tiver marada, trago logo um gravador com ligação SATA.

Cumps
 
Se tivesses forçado o conector IDE tinhas empenado um dos pinos ou partido, já viste como está o conector IDE do DVD? Só pode faltar 1 pino a meio do encaixe que é o normal.

Cumps.
 
Sim na drive os pinos estão todos bem, na motherboard também parecem estar, depois verifico melhor nesta última já que não se vê muito bem.
 
Boas

Já tinhas o alcohol instalado antes dessas mexidas? As drives da Lg não gostam muito de drives virtuais, digo-o por experiencia propria já tive duas diferentes e deram muitas chatices até ver que era o alcohol.
Comps
 
Yah já tinha.

A única coisa que mudou foi mesmo ter instalado o mCubed e ter mexido nos cabos. Os cabos já form verificados e trocados e manteve-se o problema. Se depois verificar que o leitor funciona noutro pc desinstalo o mCubed para testar.

Cumps
 
Back
Topo