Problema com o monitor em fullscreen

gldxh4ck3r

Power Member
Boas.
Ultimamente o meu monitor (LCD Sony SDM-S51R de 15") tem andado com um comportamento anormal.
Quando opero no Ambiente de Trabalho, pastas ou em todas as outras tarefas que não requeiram full-screen, não encontro qualquer problema. O mesmo já não acontece quando executo uma aplicação em full-screen, ou quando reinicio ou ligo o PC.
Ao fazer isto, o ecrã fica preto (sem qualquer informação de off-range, no-signal ou power save), e a luz de POWER pisca uma só vez, depois não mais volta a acender.
Apesar disto, o sistema continua a operar normalmente, e até agora, a única solução que consigo encontrar é desligando o cabo de alimentação por um período de aproximadamente 2 minutos, e depois voltar a ligá-lo à tomada. Feito isto, a imagem volta a aparecer no ecrã.
Consultei o manual do utilizador para tentar encontrar o motivo e a resolução para este tipo de comportamento do ecrã, mas não encontrei nada, e já começo a desconfiar que seja da placa gráfica.
Este problema é recente, mas a verdade é que já está a ser demasiado irritante fazer isto sempre que ligo o PC ou quero executar um jogo ou outra aplicação full-screen, por isso, antes que um dia destes eu perca as estribeiras e descarregue a minha frustração nalgo que até pode ser reparado, agradecia que me ajudassem a resolver este problema.
Cumps
 
n sei nao.. testa o ecra noutro pc.. tmb pode ser por usares resolucoes ou frequencias nao suportadas pelo ecra..
 
n sei nao.. testa o ecra noutro pc.. tmb pode ser por usares resolucoes ou frequencias nao suportadas pelo ecra..


Já o fiz, e no ecrã externo não acontece nada de anormal.

Tenho as drivers mais recentes da placa gráfica, e a taxa de refrescamento do ecrã está definida para 60 Hz numa resolução de 1024*768 em 32 bit.

Também já experimentei mudar a resolução do ecrã até 800*600 e a qualidade de imagem para 16 bit, mas o problema mantém-se.

Só não mudei a taxa de actualização do ecrã, porque, aparentemente, só suporta os tais 60 Hz (activando a opção de omitir os valores não suportados).
 
Última edição:
Até agora já fiz tudo o que eu achei que pudesse resolver o problema (testar em todas as resoluções de ecrã, mudar a taxa de actualização até 75Hz, desactivar opções de poupança de energia, entre outros...), e é sempre a mesma história.

A única excepção foi numa fase inicial em que eu tinha alterado a resolução para 800x600, executei um jogo e o ecrã não se apagou, só que, ao sair do jogo e voltar a executá-lo, o ecrã voltou a desligar-se.

Neste momento, só consigo pensar em duas eventuais soluções para o problema, para além das mais óbvias (comprar monitor novo ou placa gráfica nova), e que passam por ligar o monitor noutro PC, ou experimentar ligar um outro cabo VGA que não o original. De resto, não consigo pensar em mais nenhuma alternativa, mas sempre há por aqui quem entenda mais disto do que eu, já que a minha especialidade na informática está mais voltada para a vertente da programação, e por isso espero que alguém por aqui consiga ajudar-me a encontrar o problema.
 
epah o que tens a fazer neste caso é experimentar noutro PC ou retirar a placa gráfica e experimentar na Onboard (se tiveres)... se não tiveres probs é pq o prob está na gráfica... retira-a e volta a colocar-la como deve de ser... se não resultar apita eheh

Às x, o peso do cabo do monitor faz com que a placa gráfica saia do sitio... por isso é que te digo para experimentar isto
 
epah o que tens a fazer neste caso é experimentar noutro PC ou retirar a placa gráfica e experimentar na Onboard (se tiveres)... se não tiveres probs é pq o prob está na gráfica... retira-a e volta a colocar-la como deve de ser... se não resultar apita eheh

Às x, o peso do cabo do monitor faz com que a placa gráfica saia do sitio... por isso é que te digo para experimentar isto


Por acaso até pode ser que dê resultado...
Primeiro vou tentar confirmar que está tudo nos encaixes, e se não funcionar, vou então experimentar na onboard, e em última instância, levo o monitor à casa do vizinho para testar.

Para já, a escola chama por mim..lol..
Mais logo experimento isso e já digo algo.
Cumps
 
Só hoje arranjei tempo para testar as possíveis soluções do problema.

Abri a torre, e constatei que a placa gráfica estava bem encaixada. Depois aproveitei a "boleia" e fiz uma limpeza geral em todos os componentes do meu PC (a ventoinha da minha gráfica quase nem rodava, tal era a quantidade de pó acumulado no seu interior).

Agora o computador já está a "ronronar" como no dia em que o comprei, mas o problema continua por resolver.

Afinal pensava que o meu computador tinha onboard, mas isso era o meu antigo computador e não este (que de novo também já não tem muito).

Pelos vistos só me resta testar o monitor noutro computador... Fá-lo-ei amanhã, logo que possa, e depois digo alguma coisa.

Cumps
 
Só hoje arranjei tempo para testar as possíveis soluções do problema.

Abri a torre, e constatei que a placa gráfica estava bem encaixada. Depois aproveitei a "boleia" e fiz uma limpeza geral em todos os componentes do meu PC (a ventoinha da minha gráfica quase nem rodava, tal era a quantidade de pó acumulado no seu interior).

Agora o computador já está a "ronronar" como no dia em que o comprei, mas o problema continua por resolver.

Afinal pensava que o meu computador tinha onboard, mas isso era o meu antigo computador e não este (que de novo também já não tem muito).

Pelos vistos só me resta testar o monitor noutro computador... Fá-lo-ei amanhã, logo que possa, e depois digo alguma coisa.

Cumps

a placa gráfica pode parecer estar bem encaixada... mas convém tirares (aproveitares para limpar a slot e os contactos) e voltares a pôr no sitio... ou se calhar com o pó todo k tinha não arejou e a placa queimou ^^
 
a placa gráfica pode parecer estar bem encaixada... mas convém tirares (aproveitares para limpar a slot e os contactos) e voltares a pôr no sitio... ou se calhar com o pó todo k tinha não arejou e a placa queimou ^^

Estive em viagem estes dias e só ontem regressei.
Acabei agora mesmo de limpar todos os componentes da CPU, retirei todas as placas, aspirei-as muito bem e voltei a encaixar tudo no sítio, mas o problema permanece.

Vou tentar ligar um outro cabo VGA, e se não der certo, levo o monitor para ligar noutro PC.
Depois digo no que deu.
Cumps
 
a placa gráfica pode parecer estar bem encaixada... mas convém tirares (aproveitares para limpar a slot e os contactos) e voltares a pôr no sitio... ou se calhar com o pó todo k tinha não arejou e a placa queimou ^^

Se a placa queimasse não dava para andar no ambiente de trabalho...

Em princípio o problema ta no monitor ou no cabo...

Experimenta reinstalar as drives de vídeo...
 
Se a placa queimasse não dava para andar no ambiente de trabalho...

Em princípio o problema ta no monitor ou no cabo...

Experimenta reinstalar as drives de vídeo...

No meio da minha crise de insónias, dei um saltinho até ao meu PC para experimentar reinstalar as drivers da gráfica (até fui ao site para confirmar que tinha a versão mais recente instalada, e mesmo assim fiz o download de novo).

Desinstalei as drivers "antigas", e ao reiniciar o PC para finalizar a desinstalação, o ecrã voltou a desligar-se como de costume.
Fiz o tal "truque" de desligar o cabo da alimentação e voltar a ligá-lo, e continuei com a instalação das drivers.
Ao reiniciar o PC para finalizar a instalação, apareceu no ecrã aquela mensagem de NO SIGNAL, mas logo depois o ecrã desligou-se, logo tive que voltar a fazer o tal "truque" para continuar.
Após o sistema ter iniciado, experimentei executar uma aplicação em full-screen, e o problema continua a existir.

Começo cada vez mais a desconfiar do cabo VGA que tenho neste monitor, mas enfim, enquanto não arranjar outro para testar, nunca vou ter a certeza, por isso, amanhã vou tentar as duas últimas soluções (ligar outro cabo VGA e ligar o monitor noutro PC), e depois passo por cá para dar um update da situação.

Cumps
 
Última edição:
Não sabia que era preciso um tipo específico de cabo VGA para ligar ao monitor...
Liguei o cabo do monitor do meu primo, mas com esse cabo o meu monitor não dava qualquer resposta, nem mesmo com o "truque" de desligar e voltar a ligar o cabo de alimentação.
Então liguei o meu monitor ao PC dele, e o tal problema do costume acontece, o que me leva a concluir que o problema só pode ser mesmo do cabo VGA ou do próprio monitor.

Um facto curioso é que eu levei o meu PC até à casa dele, e ao ligá-lo lá, o monitor portou-se lindamente, executei os jogos e a imagem aparecia, e isto fez-me pensar que a minha ficha tripla poderia ser o problema.
Só que, à quarta tentativa, lá acabou o monitor por desligar novamente.
Trouxe o PC para casa, e à primeira tentativa, consegui executar um jogo sem problemas, mas à segunda já não consegui.
Isto é uma mania que o monitor tem, só funciona bem a espaços, é uma intermitência irritante, ora dá, ora não dá.

Parece que o problema é demasiado estranho para alguém conseguir arranjar uma solução, mas continuo aberto a novas soluções.

Na eventualidade de nenhuma das soluções resultar, então aí levo o monitor a conserto, e se de facto for consertado, dir-vos-ei depois qual era o problema que ele tinha.

Obrigado pelas dicas dadas até agora.

Cumps
 
Boas

Afinal o problema era da placa gráfica.
É estranho, parecia estar a funcionar bem, a ventoinha corria e tal...
Bem, o que interessa é que já tenho uma nova placa gráfica (MSI NVidia GeForce 7600GS 512 MB), e tudo corre numa boa.

Obrigado pela ajuda e pelas sugestões.

Cumps
 
boas ppl, gostava de saber se será uma boa opção este monitor: http://www.leiritronica.pt/informatica/product_info.php?cPath=169_177_178&products_id=12650

o loja "tem" que ser a leiritronica porque já a conheço à uns bons tempos e só pago 3€ de portes, seja qual for o peso. Eu podia ir pra um Monitor mais barato mas o que eu quero é mesmo qualidade por um bom preço, o monitor é das coisas que duram uns bons anos e se não for de qualidade a vista é que paga :)

Boas!
Sendo um monitor LG, considero ser uma escolha acertada, contudo, pelo que vi nesse site, não existe informação mais detalhada acerca do mesmo...
Pelo preço, parece ser uma boa compra, mas não te deixes levar pela nitidez da imagem que é ilustrada...
Tenta inteirar-te das características desse monitor, antes de o comprares, pesquisando em websites de avaliação de hardware.
De momento não me ocorre nenhum, mas confio que consigas chegar lá por ti próprio..;)
Cumps
 
Back
Topo