1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Problema com o XP e monitor externo

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por retnuh, 1 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 1778)

1. retnuh

retnuh Power Member

Oi,

Já faz algum tempo que deixei de usar o windows xp (como host) no portátil devido aos seus variados problemas (instabilidade, virus, spyware, etc...). Agora uso apenas o ubuntu, mas o xp continua instalado em dual-boot.

Eu tenho um monitor externo, cuja resolução é 1680x1050, que adquiri antes da ultima formatação que fiz na partição do xp.

Agora, a situação é a seguinte, eu só liguei o xp duas vezes! A primeira foi para instalar os drivers da placa, motherboard, etc...(sim fiz os reboots todos que eles pedem) e nesta primeira vez, estava com a resolução que disse acima.

A segunda vez (que foi hoje), já não consigo ter aquela resolução...só consigo ter 1440x900 (16:10). As resoluções a seguir desta são 1600x1024, 1600x1200, 1920x1080, por aí fora.

Alguém sabe como resolver isto?

Cumprimentos

2. retnuh

retnuh Power Member

Bom...como ninguém me conseguiu ajudar, eu tentei perceber com mais detalhe o que se passava só que quando liguei o xp, vi que a resolução já era a que eu queria (1680x1050).

"Porreiro! Já tenho o problema resolvido.", foi o que eu pensei até ter ligado hoje o xp e ter dado de caras com o mesmo problema.

Pelo que percebi, a razão de ele não estar a dar a resolução que quero é a detecção do monitor, i.e, quando me aparecem aquelas resoluções todas que o monitor não suporta, ele detecta um monitor analógico. Quando a resolução é a que quero, ele detecta o monitor com a respectiva marca e a referência (que é o que é suposto fazer).

Sabendo isto, alguém me consegue dizer porque é que ele umas vezes detecta o monitor e outras não? Eu já fiz não sei quantos reboots, já desliguei várias vezes o pc, já entrei no ubuntu e tornei a desligar o pc e nada...e também não sei explicar porque é que daquela vez detectou bem.

Cumprimentos

3. oversaturn

oversaturn Power Member

Qual a marca e modelo do teu monitor?
    Há monitores que têm drivers próprios que é preciso instalar...
    Ou seja, há monitores que funcionam bem com as drivers genéricas do Windows. Outros não.
    Se ainda não o fizeste, procura os drivers do monitor no site do fabricante ou no CD de instalação.

Última edição: 4 de Fevereiro de 2009
  4. retnuh

retnuh Power Member

Sim, já instalei os drivers do monitor. Instalei logo tudo assim que formatei a partição (apesar de antes de os ter instalado, o próprio xp já me dava a resolução de 1680x1050).

O monitor é um LG L222WS e era assim que era detectado....agora aparece apenas monitor analógico.

5. Pretender

Pretender Power Member

Força novamente a instalação dos drivers do monitor.
    Até podes fazer isso indicando manualmente o local das drivers do monitor.
    Será que o problema não acontece porque o monitor está desligado ao ligar o portátil?

6. Romani48

Romani48 Power Member

que placa gráfica usas?
    o problema raramente é dos drivers do windows porque estes servem apenas para indicar que a gráfica pode representar a imagem no mesmo...

7. retnuh

retnuh Power Member

Já fiz isso tudo. Já desinstalei e já instalei n vezes (sempre com os respectivos, reboots).

Não, eu ligo sempre o monitor logo a seguir de ligar o portátil.

Isto tem uma geforce 8400m gs 256 dedicados e tenho os últimos drivers instalados.

Já agora, mais uma coisa. Ao que parece, o xp só detecta esta resolução dia sim, dia não! :lol:

Já é a segunda vez que isto acontece. No dia que criei este post, estava com este problema. No dia seguinte o problema estava resolvido. No dia seguinte (ontem) voltei a ter o mesmo problema. No dia seguinte (hoje) já está resolvido.

A sério, isto só visto. Ontem fiz inumeros reboots, desliguei várias vezes o pc, entrei no ubuntu, voltei a ir ao xp e nada. Hoje, à primeira, fico com o problema resolvido. :confused:

Enfim...

Partilhar esta Página