Problema com o XP e monitor externo

retnuh

Power Member
Oi,

Já faz algum tempo que deixei de usar o windows xp (como host) no portátil devido aos seus variados problemas (instabilidade, virus, spyware, etc...). Agora uso apenas o ubuntu, mas o xp continua instalado em dual-boot.

Eu tenho um monitor externo, cuja resolução é 1680x1050, que adquiri antes da ultima formatação que fiz na partição do xp.

Agora, a situação é a seguinte, eu só liguei o xp duas vezes! A primeira foi para instalar os drivers da placa, motherboard, etc...(sim fiz os reboots todos que eles pedem) e nesta primeira vez, estava com a resolução que disse acima.

A segunda vez (que foi hoje), já não consigo ter aquela resolução...só consigo ter 1440x900 (16:10). As resoluções a seguir desta são 1600x1024, 1600x1200, 1920x1080, por aí fora.

Alguém sabe como resolver isto?

Cumprimentos
 
Bom...como ninguém me conseguiu ajudar, eu tentei perceber com mais detalhe o que se passava só que quando liguei o xp, vi que a resolução já era a que eu queria (1680x1050).

"Porreiro! Já tenho o problema resolvido.", foi o que eu pensei até ter ligado hoje o xp e ter dado de caras com o mesmo problema.

Pelo que percebi, a razão de ele não estar a dar a resolução que quero é a detecção do monitor, i.e, quando me aparecem aquelas resoluções todas que o monitor não suporta, ele detecta um monitor analógico. Quando a resolução é a que quero, ele detecta o monitor com a respectiva marca e a referência (que é o que é suposto fazer).

Sabendo isto, alguém me consegue dizer porque é que ele umas vezes detecta o monitor e outras não? Eu já fiz não sei quantos reboots, já desliguei várias vezes o pc, já entrei no ubuntu e tornei a desligar o pc e nada...e também não sei explicar porque é que daquela vez detectou bem.

Cumprimentos
 
Bom...como ninguém me conseguiu ajudar, eu tentei perceber com mais detalhe o que se passava só que quando liguei o xp, vi que a resolução já era a que eu queria (1680x1050).

"Porreiro! Já tenho o problema resolvido.", foi o que eu pensei até ter ligado hoje o xp e ter dado de caras com o mesmo problema.

Pelo que percebi, a razão de ele não estar a dar a resolução que quero é a detecção do monitor, i.e, quando me aparecem aquelas resoluções todas que o monitor não suporta, ele detecta um monitor analógico. Quando a resolução é a que quero, ele detecta o monitor com a respectiva marca e a referência (que é o que é suposto fazer).

Sabendo isto, alguém me consegue dizer porque é que ele umas vezes detecta o monitor e outras não? Eu já fiz não sei quantos reboots, já desliguei várias vezes o pc, já entrei no ubuntu e tornei a desligar o pc e nada...e também não sei explicar porque é que daquela vez detectou bem.

Cumprimentos

Qual a marca e modelo do teu monitor?
Há monitores que têm drivers próprios que é preciso instalar...
Ou seja, há monitores que funcionam bem com as drivers genéricas do Windows. Outros não.
Se ainda não o fizeste, procura os drivers do monitor no site do fabricante ou no CD de instalação.
 
Última edição:
Qual a marca e modelo do teu monitor?
Há monitores que têm drivers próprios que é preciso instalar...
Ou seja, há monitores que funcionam bem com as drivers genéricas do Windows. Outros não.
Se ainda não o fizeste, procura os drivers do monitor no site do fabricante ou no CD de instalação.

Sim, já instalei os drivers do monitor. Instalei logo tudo assim que formatei a partição (apesar de antes de os ter instalado, o próprio xp já me dava a resolução de 1680x1050).

O monitor é um LG L222WS e era assim que era detectado....agora aparece apenas monitor analógico.
 
Força novamente a instalação dos drivers do monitor.
Até podes fazer isso indicando manualmente o local das drivers do monitor.
Será que o problema não acontece porque o monitor está desligado ao ligar o portátil?
 
que placa gráfica usas?
o problema raramente é dos drivers do windows porque estes servem apenas para indicar que a gráfica pode representar a imagem no mesmo...
 
Força novamente a instalação dos drivers do monitor.
Até podes fazer isso indicando manualmente o local das drivers do monitor.

Já fiz isso tudo. Já desinstalei e já instalei n vezes (sempre com os respectivos, reboots).

Será que o problema não acontece porque o monitor está desligado ao ligar o portátil?

Não, eu ligo sempre o monitor logo a seguir de ligar o portátil.

Romani48 disse:
que placa gráfica usas?

Isto tem uma geforce 8400m gs 256 dedicados e tenho os últimos drivers instalados.

Já agora, mais uma coisa. Ao que parece, o xp só detecta esta resolução dia sim, dia não! :lol:

Já é a segunda vez que isto acontece. No dia que criei este post, estava com este problema. No dia seguinte o problema estava resolvido. No dia seguinte (ontem) voltei a ter o mesmo problema. No dia seguinte (hoje) já está resolvido.

A sério, isto só visto. Ontem fiz inumeros reboots, desliguei várias vezes o pc, entrei no ubuntu, voltei a ir ao xp e nada. Hoje, à primeira, fico com o problema resolvido. :confused:

Enfim...
 
Back
Topo