problema com OC a um prescott

dYpPer

Power Member
oi ppl tenho uma board Asrock P4v88 e um prescott3000 com um cooler zalman 7000cu e duas dimms de ddr em dual channel. Qd vou pa fazer overclocking (alterando apenas o CPU FSB...) akilo se puser mais k 213 (axo eu) qd estou no windows akilo abre-m o ecran azul a dar o erro... alguem me explica o k se passa?? problemas de temperatura n sao...
O maximo que consigo é pôr o 3000 a 3240 lol axo eu.. puz 3300 não deu e para mais tb não!
já baixei a frequência da memoria… ele aguentou mais um bocado mas dps voltou ao ecran azul..
Já tentei pôr só a memoria kingston… nada… tirar as memorias d dual channel… nd…

ficam aki c a minha configuração do chipset:

http://img180.imageshack.us/img180/4739/imgp0949qb1.jpg
http://img183.imageshack.us/img183/3095/imgp0950mh1.jpg
http://img224.imageshack.us/img224/4773/imgp0951ie7.jpg
http://img204.imageshack.us/img204/4998/imgp0952dv0.jpg
http://img224.imageshack.us/img224/2809/imgp0953td0.jpg

já tou a começar a desesperar.. please…
 
axo k é impossivel enfim.. :( comprei o cooler e agr n da pa fazer OC :\ ja puz o dram chash em 2.5 .. faz a mma coisa das outras opçoes n te parece nd mal? v-link speed etc?
 
Já tentaste isto?

Em DDR Frequency mete 166/160MHz.

Estás a fazer overclock a 1:1 ao seleccionar 200MHz nesse campo, pondo o FSB a 213 e as memórias também. As memórias ficam instáveis, BSOD.


Algo me diz também que isso é da mistura de memórias. A minha Kingston 1GB fazia à vontade [email protected]


Configurações que te recomendo:

CAS Latency - 2.5
DRAM Command Rate - 1T
DRAM Bus Selection - Auto/Dual Channel (se puseres Dual com apenas uma memória, penso que ele faz um "Virtual Dual-Channel"
V-Link Speed - Normal, depois de verificares que o PC no global está estável, experimenta Fast.
 
Tenho uma Board igualzinha.... Qual é a versao do firmware da tua board??? Tens as RAM's em que Slots???? (Nas Azuis ou nas Pretas??) Qual é a placa-grafica ou de som que estás a usar??? e fonte de alimentação?? CUMPS
 
n sei ver a versao da firmware da board.. as rams estao cada uma nos slots azuis... a placa grafica é uma XFX GF6600GT 128mb; a fonte é uma qtec 650W triple fan

WindWalker: vou tentar fazer isso k dixes-t... eu ja tinha pôs-to as memorias a 166... akilo aguentou mais uma beka mas dps acabou por aparecer o ecran azul à mma :(
 
ehehe eu ja fiz isso e axo k agr está bom... lembro-m k qd abria o Everest ele me dava um erro "CRC(ou)CCR does not match" agr abriu bem.. e corri o hl2 n tive problemas... axo k está bom.. :) puz a memoria a 166 .. activei a opçao d dual channel (no DRAM Bus Selection) e puz o fsb a 220 (n sei o k axas k deva pôr no FSB)... agr está a 3300... e estável (parece-m a mim) :)

nao sei se puxe mais por ele...
ja agr... o V-Link Speed é +/- pa kê?
 
agr está a 3300... e estável (parece-m a mim) :)

O meu a 3.3 também PARECE estável :P

Corre um OCCT que já ficas a saber (meia-hora)


Se quiseres fazer-lhe um burn-in (para ele se «habituar» a essa frequência) diz-me que eu envio-te um programa (não sei onde está disponível na Internet :()

nao sei se puxe mais por ele...
ja agr... o V-Link Speed é +/- pa kê?

Penso que seja uma optimização de transferência de dados entre memória-chipset-cpu, à semelhança do HyperPath da ASUS, mas não tenho a certeza (esta ideia é intuitiva).
 
n sei ver a versao da firmware da board.. as rams estao cada uma nos slots azuis... a placa grafica é uma XFX GF6600GT 128mb; a fonte é uma qtec 650W triple fan

WindWalker: vou tentar fazer isso k dixes-t... eu ja tinha pôs-to as memorias a 166... akilo aguentou mais uma beka mas dps acabou por aparecer o ecran azul à mma :(

Abre o Everest ou quando o PC está a fazer o POST faz um Pause/Break e procura pela versao da BIOS ou Firmware. A versão mais recente é a 1.80. Inda por cima tens um Prescott 3.0, já se sabe o problema... é que esta board tem um problema de compatibilidade com esse CPU, digo isto porque quando a comprei já sabia do problema, pois tenho uma configuração igual á tua no que toca a board, CPU e memoria, a solução foi fazer-lhe o update e a coisa ficou boa. É normal ele não passar dos 3.3Ghz num Prescott com esta board, já fiz a mesma experiencia e o Windows não aguenta... estranho que com Linux consigo puxar mais por ele.... O que tens a fazer é "habituares" o CPU á frequencia... o que eu fiz foi formatar o PC com o CPU a 3.0Ghz de fabrica e depois fui puzando por ele aos poucos e poucos... não instalava nada no Windows... usava os recursos apenas do Windows, era só mesmo para navegar na net e tal... ao fim de uns dias a coisa já estava a aguentar bem e prontos, fui buscar o meu HDD "personalizado" e o gajo já aguentou.... agora baixei o OC por causa do calor... estou com 3.23Ghz quando chegar o Outono e o Inverno puxo por ele =P Mas aconselho-te mesmo a fazeres o update, não perdes nada e é muito facil... tem atenção é para não faltar a luz durante o update, liga o UPS se o tiveres. CUMPS
 
Da outra vez dei cabo do meu cpu a fazer oc ... mas agora tenho cooler Zalman, vou ver como se porta sem puxar muito. Vou so tentar até 3.2 com um P4 socket 478 e uma Asrock p4v88+ e 2x512 Kingston DDR 330 @ 200 Mhz.

Abraço
 


Portou-se bem até apetece puxar mais, no fim ficou a 55ºC. Depois do arranque mas acabou por descer para 52ºC mesmo estando a usa-lo.

Isto usando as configurações recomendadas pelo WindWalker.
Cas Latency - 2.5
DRAM Command Rate - 1T
DRAM Bus Selection - Dual Channel
V-Link Speed - Normal

Edit- Agora a temp saltou para 66ºC, acho que fico por aqui e mesmo assim não sei se mantenho o OC, mas para um prescott isto não é nada.

Abraço
 
Última edição:


Portou-se bem até apetece puxar mais, no fim ficou a 55ºC. Depois do arranque mas acabou por descer para 52ºC mesmo estando a usa-lo.

Edit- Agora a temp saltou para 66ºC, acho que fico por aqui e mesmo assim não sei se mantenho o OC, mas para um prescott isto não é nada.

Xaiça, não admira que fiques sem CPU. Com 63ºC demorou 1/2 meses para a minha fonte (calor do cpu) e motherboard irem ao ar.

MUDA A PASTA TÉRMICA DISSO.

Com o dissipador de origem (cobre no meio) o meu, no Verão, ficaria a 55ºC no máximo quando usado a 100%.

growupbp2.jpg


Just grow up :berlusca: :D

Deixem vir o Inverno :002:

(Vcore default, Scythe Ninja e caixa aberta)
 
Fogooo 60º Tenho um sistema exactamente igual ao teu... com menos memoria e uma grafica diferente... tenho OC neste momento nos 3.23 estável e o CPU em FULL só me atinge temperaturas até 53º pelo menos foi o maximo registado.... usa Artic Silver 5 ou Ceramique... não falha... tambem uso na grafica e aquilo ate corre melhor e tudo =P Quando vier o Inverno abro a janela e deixo a brisa fresca entrar... claro que quando eu tiver na escola senão congelo em casa... mas o pior de tudo é a humidade... já lixei algum hardware á pala disso.... tenho de investir num desumificador... só que essa porcaria consome mais que os 750w da fonte do meu PC =/ bahhhh CUMPS
 
Será mesmo da massa térmica ? Pensei que 66ºC fosse vá lá, aceitável num processador destes. Num caso "normal" com o zalman no max. e sem oc em IDLE ele fica a 54ºC/53ºC. Nesse caso vou mesmo mudar de massa térmica. A que tenho agora é a que veio da zalman ... Tenho de limpar o cooler do cpu, o cooler da gráfica e se chegar meto Artic Silver 5 em amabos.

Mais ideias ?

Abraço

P.S. Será que vou reparar assim tanta diferença?
 
Última edição:
66º para um Prescott é aceitavel.... os Prescott mesmo a 70 ou 80º trabalham como se nada se passa-se... mas comparando as tuas temps com as minhas.... isso inda vái uma grande diferença. Faz uma coisa... mete o CPU com o clock original e regista as temperaturas... mas durante um espaço de 48h.... depois volta a fazer o OC e faz a mesma coisa... Depois é só veres as diferenças... O meu Prescott tem uma diferença de 6º do Clock original para OC, o que no meu ver não é muito vendo que nunca passei dos 55º É melhor mesmo passares Artic Silver nisso... e já agora verifica a tua fonte... tenho uma igual á tua mas de 750w... as vezes a fonte é manhosa... digo isto porque a minha já está Zombie e as vezez é com cada shock que ate os neons do PC se acendem sozinhos por uns segundos.... arranja um UPS e verifica se está tudo bem com a fonte. CUMPS
 
Obrigado pelas dicas pessoal, estou a pensar comprar mesmo uma Artic Silver 5, tenho uma excelente perfomance no computador mas preço que realmente "sinto" a diferença de 3.0 para 3.2. Neste momento e depois de ter limpo e posto uma massa térmica nova, mas ainda da zalman no cpu, fiquei com uma temp. de 46ºC/48ºC em IDLE. Em FULL ainda não testei. Devia ser mesmo falta de massa térmica no entanto a Artic Silver 5 é a minha próxima compra.

Quanto á fonte não tenho tido problemas, as vezes aquece um pouco mas nunca nada de exageros, quando desligo a fonte e mudo de ficha ou assim é normal haver as tais "descargas" mas isso é regular sendo ela uma fonte de 450W.

Abraço
 
Back
Topo