Problema com OC de Q6600 em Asus P5Q Deluxe

reiszink

Colaborador
Staff
Boa noite a toda a comunidade.

Como agora tenho mais tempo livre, fui colocar o Q6600 a 3.0Ghz (333x9) como tinha na minha anterior board, uma Asus P5KC.

O problema é que não consigo de maneira nenhuma estabilizar isto nem a 3.0Ghz, coisa que na Asus P5KC nunca aconteceu, não sei o que se passará.

Da primeira vez ele ainda entrou no Windows e aguentou 2 ou 3 minutos, agora nem sequer vai ao Windows, chega ao ponto onde aparece o logo do Vista e blue screen logo, seguido da reinicialização do sistema.

Não sei mesmo o que se passa, 3.0Ghz na Asus P5KC foi um mimo e nesta está-se a tornar frustrante.

Deixo aqui as voltagens na Bios.

Se alguém me puder ajudar ficava muito agradecido, estou a perder a paciência com esta board, já fiz vários ajustes, inclusive já deixei muitos valores em "Auto" e mesmo assim nada.

O vCore real do CPU é de 1.36v.

1150754832.jpg
 
Última edição:
realmente estas boards são mais sensiveis do que as p5k tambem já tive uma e agora tambem tenho uma p5q deluxe, pelo que tu fales devera ser um problema das memorias muda de bios,
tem atenção nesta boards ao ai clocker twister mete -lighter em ,ai transaction booster mete manual e numero 9
 
eu estou a usar a nova bios 1201 na P5Q deluxe e estou estavel com 450*8 com um q6600 go.

tenho as seguintes configs

AI Overclock tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 8.0
FSB Frequency: 450
PCI-E Frequency: 101
FSB Strap to North Bridge: Auto
DRAM Frequency: DDR2-901 MHz
DRAM CLK Skew on Channel A1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel A2: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B2: AUTO
DRAM Timing Control: Manual

1st Information: 5-5-5-15-3-52-6-3
CAS# Latency: 5
DRAM RAS# to CAS# Delay: 5
DRAM RAS# Precharge: 5
DRAM RAS# Activate to Precharge: 15
RAS# to RAS# Delay : AUTO
Row Refresh Cycle Time: AUTO
Write Recovery Time: AUTO
Read to Precharge Time: AUTO

2nd Information : 8-3-5-4-6-4-6
READ to WRITE Delay (S/D): AUTO
Write to Read Delay (S): AUTO
WRITE to READ Delay (D): AUTO
READ to READ Delay (S): AUTO
READ to READ Delay (D): AUTO
WRITE to WRITE Delay (S): AUTO
WRITE to WRITE Delay (D): AUTO

3rd Information : 14-5-1-6-6
WRITE to PRE Delay: AUTO
READ to PRE Delay: AUTO
PRE to PRE Delay: AUTO
ALL PRE to ACT Delay: AUTO
ALL PRE to REF Delay: AUTO

DRAM Static Read Control: Disabled
DRAM Read Training: Auto
MEM. OC Charger: Auto
AI Clock Twister: Auto
AI Transaction Booster: Auto

All Pull-In's: Disabled

CPU Voltage: 1.425 ( 1.416v idle | 1.43 full )
CPU GTL Voltage Reference (0/2): 0.630
CPU GTL Voltage Reference (1/3): 0.670
CPU PLL Voltage: 1.56
FSB Termination Voltage: 1.28
NB Voltage: 1.26
DRAM Voltage: 1.96
NB GTL Reference: 0.630
SBridge Voltage: 1.10
PCIE SATA Voltage: 1.50

Load Line Calibration: Enabled
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew: Auto
NB Clock Skew: Auto
CPU Margin Enhancement: Optimized

**** Advance CPU Settings ****
**************************
CPU Ratio Setting : 8x
C1E Support: Disabled
Max CPUID Value Limit: Disabled
Intel Virtualization Tech: Disabled
CPU TM Function: Disabled
Execute Disable Bit: Disabled
 
eu tão depressa instalei essa bios como mais depressa a tirei ,tive imensas incompativilidades com a minhas rams voltei outra vez a usar 0803.ja que o pc nem arrancava.
em ai transaction booster mete manual e numero 9
 
Obrigado pelas respostas. ;)

Entretanto fui afinando isto e pelo menos já consigo estabilidade em Prime95 e OCCT.

Neste momento estão assim as voltagens:

vCore: 1.375v (1.360v no Windows) CPU VID:1.3250v
vPLL: 1.52v
FSB: 1.26v
vNB: 1.36v

O resto das voltagens (GTL´s e o vSB) estão em "Auto".

Provavelmente ainda dá para descer mais alguma coisa, principalmente o vNB, mas agora fica para amanha, depois posto aqui os novos desenvolvimentos.
 
os quad pedem mesmo vnb
só para teres um termo de comparação com o E6600 fazia 500 fsb com todos os campos da board no minimo(1º valor a seguir ao)

o default é 1.12v, salvo erro
dizem que ajuda tb ajuda a estabilizar quads mexer nos GTL's e outro campo que nao me estou a lembrar, mas se se está ok n mexas
 
Este p45 também não é tão "easy going" como o p35. Pelo menos na maioria das mobos que me têm passado pelas mãos.

De qualquer forma esse vcore parece-me demasiado alto para 3 GHz.

Dá uma vista de olhos aqui.

Vai-te ser útil, uma vez que ainda não conheces bem a board.
 
Última edição:
Estou agora a testar com vNB mais baixo e parece que se aguenta.

Quando vCore, não sei se conseguirei descer muito mais que isto, já é do CPU, ele tem VID de 1.3250v, já na outra board precisei de cerca de 1.36v também, mas de qualquer maneira vou descendo e vendo se ele se aguenta com menos voltagem.
 
Acho que estou perto de atingir os valores finais, corri mais de uma hora de Prime95 e deu tudo sem erros.

As temperaturas estão um pouco mais altas que o costume porque me esqueci hoje de dar mais gás à "bufadeira" do cooler. ;)



Já deu para baixar significativamente as voltagens.

CPU Voltage: 1.375v (Windows: 1.360v idle/1.368v Full)
CPU GTL Voltage Reference (0/2): 0.630v
CPU GTL Voltage Reference (1/3): 0.670v
CPU PLL Voltage: 1.52v
FSB Termination Voltage: 1.26v
NB Voltage: 1.20v
NB GTL Reference: 0.630v
SBridge Voltage: AUTO

Vou agora tentando baixar mais o vCore enquanto ficar estável, os outros valores acho que não é preciso mexer mais.

De qualquer maneira, se acharem por bem dar mais umas dicas sobre os outros valores, agradecia.
 
Volto a reforçar que provavelmente o vcore está alto. Se conseguires reduzir mais um pouco, tambem terás menos calor para dissipar ;)
 
Volto a reforçar que provavelmente o vcore está alto. Se conseguires reduzir mais um pouco, tambem terás menos calor para dissipar ;)

Sim, já ando com o Vcore a 1.28v idle/1.29v full e continua estável, vou continuar a testar mais valores durante esta semana. ;)

As temperaturas também já desceram significativamente, já não passam dos 58º/59º agora.
 
Última edição:
um pouco:offtopic:
vocês podem me dizer como posso mudar a velocidade do meu cpu para uma velocidade ligeiramente mais alta?2.6ghz ou mais.E digam o que tenho de fazer,se tenho de por mais voltagem ou isso,para não fazer asneira.
 
um pouco:offtopic:
vocês podem me dizer como posso mudar a velocidade do meu cpu para uma velocidade ligeiramente mais alta?2.6ghz ou mais.E digam o que tenho de fazer,se tenho de por mais voltagem ou isso,para não fazer asneira.

Le os topicos de iniciação ao overclock no forum e depois quando tiveres alguma duvida especifica, cria uma thread ;)
 
Back
Topo