Problema com partilha de ficheiros

luigi_00

Membro
Boas

O meu problema é o seguinte:
Não consigo partilhar ficheiros entre os dois computadores que constituem a minha rede...
Ambos os computadores têm instalado o winXP home edition+sp2 e pertencem ao mesmo grupo de trabalho. Defini que pastas é que devem ser partilhadas e corri o assistente de rede em ambos os pc´s. No entanto quando faço "ver computadores na rede" em ambos os computadores, no portatil ele diz-me que o grupo de trabalho é constituido apenas por ele, e no desktop nem sequer é encontrado nenhum computador na rede (nem ele próprio...).

A minha rede é constituida por um router ao qual está ligado o cable modem, o desktop (por cabo de rede) e o laptop (por wireless).

Uso a mesma firewall em ambos os computadores (comodo) e não tenho problemas em nenhum deles na ligação à internet. Em termos de configuração estão os dois bastante parecidos (senão iguais) e é po isso que acho estranho esta "diferença de comportamento".

Provavelmente estou a cometer um erro básico mas de qq forma agradeço qq ajuda que me possam dar!
 
Já me aconteceu isso várias vezes, mas muitas mesmo... as minhas soluções eram as seguintes, desligar o cabo ethernet em ambos os computadores e voltar a conectá-los ou ainda criar de novo a rede, tem de funcionar.
 
Hum...Eu cada vez acho isto mais estranho..
Hoje de manhã andei aqui de volta disto e consegui partilhar pastas entre os dois computadores e que eles se "vissem" na rede...
Depois de ter reiniciado o portatil deixaram de se ver...apesar de não ter problemas em partilhar ficheiros...usando o comando nbtstat -n ambos os pc's vêem o outro e o router...Ou seja, so fazendo "ver computadores no grupo de trabalho" em "os meus locais de rede" é que dá buraco...
Devo estar a cometer um erro básico mas sinceramente não sei qual...lol
Já andei aqui de volta da firewall a criar permissões dentro da rede mas tudo na mesma...
Bem desde que dê para partilhar já não é mau mas estas coisas intrigam-me...

Já agora, e desculpem lá o offtopic, porque é que quando faço iniciar -> painel de controlo -> ferramentas administrativas não aparece lá nada?
 
Última edição:
Primeiro corre o wizard "Configurar uma rede de pequeno escritório ou doméstica".
Se não der provavelmente será a firewall a bloquear. De qualquer maneira podes desinstalar a firewall visto que não precisas dela. Estas atrás de um router que provavelmente tem a NAT configurada.
 
Back
Topo