1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 9:00 (8:00 nos Açores) deste Sábado, 15 de Dezembro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Problema com PC

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Thuga PT, 7 de Junho de 2012. (Respostas: 21; Visualizações: 1273)

1. Thuga PT

Thuga PT Power Member

Boas,
    noutro dia, enquanto jogava o PC começou a ficar com rastos quando algum objecto se movia. Decidi actualizar os drivers mais recentes da NVidia e a instalação falhou. Desde esse momento não conseguia instalar com sucesso qualquer versão das drivers, sendo que todos davam instalação falhada. Usei DriverCleaner por poder ser alguns ficheiros que tivessem ficado corrompidos de instalações anteriores e nada. Como me parecia problema de software e não tinha nada de importante no PC, decidi formatar. Depois de ter formatado consegui instalar as drivers da NVidia sem qualquer problema e quando tudo parecia estar resolvido (ainda consegui jogar um jogo) o problema voltou! Desta vez qualquer coisa que tente produzir gráficos 3D (até o painel de controlo da NVidia, com o símbolo rotativo) faz com que o ecrã comece a ficar com rectângulos quadriculados azuis, vermelhos etc. Quando inicio em modo de segurança ou se não correr nada, o pc não aparenta qualquer problema, mas se for ao youtube e meter um video em 1080p ou 720p a reproduzir um full-screen lá se vai tudo outra vez. :P
    Se deixar algo que está a dar problema a executar, o ecrã começa a piscar e o windows diz que o controlador video falhou e foi recuperado.

Dá-me a sensação que foi a gráfica que foi à vida e que sempre que tento por alguma coisa que "puxe" um bocadito mais ela começa a falhar. Existe alguma maneira de me certificar que o problema é realmente de hardware da gráfica (sem ser experimentar com uma nova (tou a ver se arranjo alguém que me empreste uma para tentar :P)) e se for realmente esse o problema qual me aconselham a comprar para substituir?

Configuração do PC:

MotherBoard: ASUSTek M2N-TE
    Processador: AMD Athlon 64 X2 5000+
    Memórias: 2x 1024MB DDR2 (PC2-5300)
    Placa Gráfica: NVidia GeForce 8500GT 256MB DDR2 (Undefined Vendor)
    Sistema Operativo: Windows Vista Home Premium 32bit

Desde já obgd.

Cumps.

2. pachorao

pachorao Power Member

Boas,

pelo que estás a dizer parece-me que seja problema na gráfica sim,mas cheira-me que seja os condensadores que tenham queimado.Retira a gráfica e vê se não tens os condensadores inchados/abertos.
    Se for o caso nada está perdido porque dá para substituir.

3. Thuga PT

Thuga PT Power Member

Eu ontem já retirei a placa para limpar os contactos e não me pareceu que os condensadores estivessem inchados, mas hoje quando chegar a casa volto a tirar e verifico isso ;)

4. Thuga PT

Thuga PT Power Member

Ja retirei a placa novamente e não me parece mesmo que os condensadores estejam inchados. No entanto tirei umas fotos a cada um. O que acham? A mim parece-me normal.

Reparei que não tinha metido os dados da fonte. Aqui estão:

5. Thuga PT

Thuga PT Power Member

6. vici

vici Power Member

Já vi a fonte, penso que não seja da fonte, apesar de ser fraca.

Cheira-me que a gráfica foi ao ar...

7. Thuga PT

Thuga PT Power Member

Pois, também desconfio que seja isso, no entanto queria ter alguma certeza, para não comprar uma gráfica só para descobrir que era falha nos contactos da MB ou assim ;)

8. vici

vici Power Member

Pelo sim ou pelo não testa só com uma memoria de cada vez se faz o mesmo...

Para saberes que era a realmente a gráfica, tinhas que ter uma emprestada ou usar por exemplo gráfica on board.

Mas aposto muita % na gráfica.

Os drivers da Nvidia sacaste mesmo do site oficial?

9. Thuga PT

Thuga PT Power Member

Ok, a ver se tento com cada uma das memorias isoladas.
    Tenho de ver se arranjo uma, mas não tá fácil :P Quanto a usar a gráfica on-board, não tenho nenhuma saída video na parte de tras da MB. :confused:
    Sim, os drivers saquei mesmo do site da NVidia, até cheguei a tentar com uma versão mais antiga das mesmas para ver se não era alguma incompatibilidade com as novas.

10. Thuga PT

Thuga PT Power Member

Já experimentei com cada uma das RAM's isoladas e continua na mesma. Parece que o problema é mesmo da gráfica, ainda vou continuar a tentar arranjar uma para testar.
    Se se confirmar que é mesmo da gráfica qual acham que compre?
    Tb gostava de fazer um upgrade ao PC, mas nada de mt caro (depende mt, mas tava a pensar 150€ já a contar com a gráfica). Tava a pensar em meter Win7x64(tenho cá uma licença para instalar) e meter mais 2*1GB RAM.

11. vici

vici Power Member

Para upgrade mais valia comprares uma gráfica baratuxa, vendias isso e montavas um de raiz.

12. Thuga PT

Thuga PT Power Member

Epa, mas assim tinha de subir o orçamento, e não posso mesmo. Entretanto arranjam-me uma ATI Radeon HD 5850 para experimentar e ver se assim o pc funciona bem. Vou ter algum problema ao experimentar esta gráfica por causa da fonte ser fraca?

13. vici

vici Power Member

Pois uma HD 5850 tem um TDP bastante elevado para a fonte, se for só usar Idle (entrar no windows) só para ver como está, pode ser que não tenhas problemas, agora se correr algo mais pesado estoiras a fonte e mais alguma coisa junta.

Se realmente for a gráfica, com 150euros podes investir numa HD 6670 com fonte decente.

Edit: Se o problema só surge quando jogas então não arrisques com a HD 5850...

Como deverias trocar de fonte, como tens que trocar podes optar por começar a fazer upgrade ai, então depois com fonte nova faz o teste com a HD 5850, se vires que esta tudo bem é da gráfica, e o restante compras uma jeitosa barata :p

Última edição: 12 de Junho de 2012
  14. Masters

Masters Power Member

Só experimentando é que podes ver,o que pior que te pode acontecer é teres instabilidade.

15. Thuga PT

Thuga PT Power Member

Ok, vou experimentar. Os problemas acontecem nem que seja a abrir um video em 720p fullscreen no youtube. Acho que vou testar aí. ;)
    Depois posto aqui se ficou bem ;)

EDIT: Já agora, que fonte me aconselham se decidir meter uma 6670?

Última edição: 12 de Junho de 2012
  16. Com esses problemas Aposto que a placa é da XFX tive uma igual, mas de 512mb e pifou passado um ano, e não a aceitaram na garantia porque não prestavam suporte em Portugal.

Possivelmente e da placa gráfica, mas aconselhava-te a testares a motherboard tb, pois no meu PC atual, quando faço OC ao CPU "Phenom II x6 1055t" 246x14=3400mhz ou acima desta frequencia acontece-me o mesmo, às vezes os filmes ficam aos quadrados, e ficam com um som irritante, e nos jogos, igual.

Mas com o CPU a esse valor ou mais alto, continuo a conseguir fazer render de vídeos, converte-los para outros formatos entre outra coisas que não usem placa gráfica.

O que estou a tentar dizer, é que apesar de os problemas pareceram da gráfica, podem ser da placa mãe.

Pois este problema que tenho eu não mexo nas configuração da placa gráfica apenas do CPU e da RAM através da bios, e os problemas só aparecem a nivel gráfico. todo o resto funciona sem problemas.

Antes de comprares uma gráfica e fonte nova certifica-te que o problema não e da motherboard.

Se tiveres de comprar uma gráfica nova, não compres XFX, prefiro muito mais a ASUS.

17. ^D^

^D^ Power Member

o problema que falas parece ser da grafica. possivelmente os artefactos da grafica foram á vida! tive uma 6800gt da 3d prophet que me deu o mesmo problema ao fim de 2 anos! so quando comecava a puxar pela grafica é que comecava a dar os mesmos problemas que o teu e passado algum tempo apareciam faixas pretas em pontos do ecra! testa com outra grafica que de certeza vais ver o problema resolvido! se nao keres gastar mesmo nada em graficas compra uma gts450 que encontras em sites de leiloes a preços ao desbarato ou mesmo em lojas de informatica e tens sempre espaço de manobra para comprares uma fonte melhor!

18. Thuga PT

Thuga PT Power Member

Boas, devo esperimentar neste fim-de-semana com a gráfica emprestada. Se for mesmo esse o problema devo-me encaminhar para uma HD 6670. Tenho uma dúvida no entanto, entre estas duas, qual me aconselham?
    esta por 77,9€ ou esta por 75€
    Em relação a essa fonte, pelo que me parece cá em portugal só existe na ***** e já tive IMENSOS problemas com eles, por isso nem pensar que lá volto a comprar nada xD loool mas obrigado pela sugestão ;)
    O que acham da Nox NX Series 520W? É de 520W, mas não sei se as fontes da Nox têem boa qualidade.

Mais uma vez obrigado por toda a ajuda que me têem dado, a minha área é mais a do software, por isso nestes campos ando um bocado à nora :P

Última edição pelo moderador: 15 de Junho de 2012
  19. vici

vici Power Member

Coloquei HD 6670 por ser bastante economica e barata...

Se fores do Porto podes buscar uma por apenas 64euros...

75euros mais um pouco compras uma HD 6770 que é bem superior, e em Full HD será muito melhor.

Se for para usares em monitor Full HD opta por uma HD 6770 + XFX Core Edition 450w vai rondar os 150€

XFX Core edition tem bem mais qualidade e eficiencia do essas Nox.

Partilhar esta Página