Problema com Pen

fredsalvado

Power Member
Boas,
Ando com um problema com a pen, tnho uma de dois gigas e quando coloco no Mac aparecem duas drives novas uma bem maior do que a outra e quando estou a passar os ficheiros diz que esta cheia. Mesmo que apague os fiheiros que la estao volta a dizer o mesmo.
Resultado tenho de agarrar no Windows e formatar a dita oq ue nao e nada pratico.
Alguem sabe dizer o que se passa e como contornar este problema?
Cumps
Fred
 
quando apagas um ficheiro no mac ele vai sempre pro lixo (reciclagem). Por isso sempre que apagas um ficheiro numa pen deves esvaziar a reciclagem. Pois esta nao recupera o seu espaço enquanto os ficheiros estiverem na reciclagem.
 
Obrigado pela resposta, e quanto a aparecerem 2 drives uma muito maior do que a outra?
Nao e do meu mac pois ja tentei em 2 e e igual.
 
Um colega meu tem uma pen assim, mas até no windows lhe apareçem duas.

Isso normalmente sao os fabricantes das pens que criam duas partiçoes, uma para guardares os teus dados, a outra teria software da tua pen. Se nao quiseres isso pegua no disk utility e reparticiona a pen.
 
Pois e mas ha mais algo que nao esta bem! Voltei a por a pen no mac depois de a ter formatado no windows e apenas aparece uma. Depois tentei mandar m ficheiro de 130 megas e nao deu disse que a pen nao tinha espaço disponivel! Esta pe tem 1 giga e estava totalmente formatada em windows.
Que raio se passa, assim mas vale nao ter pen :(
 
Pois e mas ha mais algo que nao esta bem! Voltei a por a pen no mac depois de a ter formatado no windows e apenas aparece uma. Depois tentei mandar m ficheiro de 130 megas e nao deu disse que a pen nao tinha espaço disponivel! Esta pe tem 1 giga e estava totalmente formatada em windows.
Que raio se passa, assim mas vale nao ter pen :(

Formatas-te em fat?
 
Nao me recordo se formatei em fat. Mas ia com a intençao de formatar de uma outra maneira e apenas dava na forma quick.
O poblema e que tenho uma nova e acontece o mesmo. Ha alguma maneira de formatar a pen nos mac´s?
 
Mas o melhor é ser em FAT para ter maior compatibilidade, como são dispositivos moveis é melhor.
NTFS limita ao Windows e HFS+ limita ao Mac OS.
(A não ser que se use software de terceiros)
 
Pois a pen esta mesmo marada, hoje estava cheia tentei fazer erase com o disk utility e ficou la tudo na mesma. Porque sera? Tambem me aconteceu ao ligar um disco externo via usb no mac nao me permitia criar uma folder no disco?
Bem sei que ia ter algumas dificuldades de adaptaçao mas isto das pens esta a dar me trabalho!
 
Bom a minha dúvida é a seguinte:

A minha PEN, além de pen é tb leitor de mp3 e rádio, como anda meio marada, visto que tiro umas coisas do PC passo para o MAC e ela quando no MAC não me deixa apagar de lá nada, decido formata-la no MAC em FAT16. A minha dúvida é, se formatar o rádio e o soft pa ler mp3 vai tb a vida? Ja estive na pag do fabricante e nao diz nada, nao veio cd nenhum com a pen? Já me disseram que isso vem numa memoria a parte e que nao e formatado... mas tou um pouco receoso. Alguem pode dar uma dicazita? Ah.. a marca é Omisys
 
Em principio não. O software não está guardado na flash. Está guardado numa EEPROM, que não é afectada pela formatação da flash.
 
.....

sou um recente utilizador do site e de um mackbook. Tenho um problema com as pen, o espaço é sempre afectado quando elemino algo no mac, o que não acontece num pc..A formatação da pen no pc não dá em nada, nem no mac.
Apenas falando no mac,sei que o espaço não é devolvido a pen se n esvaziar a reciclagem no mac, mas retirei a pen e só depois esvaziei a reciclagem. Formatar a pen n mac não sei. Sei que é atravez do disk utility mas n sei o que é nem se tenho no meu pc (penso que sim, acho que é um problema geográfico próprio de quem não é expert). O problema não é da pen, pois ja li algumas coisas sobre isso e também falo por experiência própria.
As dicas que me derem caso respondam são muito bem vindas..
 
...Apenas falando no mac,sei que o espaço não é devolvido a pen se n esvaziar a reciclagem no mac, mas retirei a pen e só depois esvaziei a reciclagem.

Ai está o problema. Retiraste a pen e DEPOIS esvaziaste o lixo.
O "lixo" é uma pasta invisível que existe em cada volume. Um volume é, grosso modo, um "disco". Ou seja, se tiveres três partições, são três volumes. Uma pen é um volume.
Cada um tem o seu próprio "lixo", na forma de uma pasta invisível. Se queres esvaziar o lixo da pen, ela tem de estar montada. Se estiver desligada, os únicos "lixos" esvaziados são os dos volumes que estão montados.

Rui Batista
 
Ai está o problema. Retiraste a pen e DEPOIS esvaziaste o lixo.
O "lixo" é uma pasta invisível que existe em cada volume. Um volume é, grosso modo, um "disco". Ou seja, se tiveres três partições, são três volumes. Uma pen é um volume.
Cada um tem o seu próprio "lixo", na forma de uma pasta invisível. Se queres esvaziar o lixo da pen, ela tem de estar montada. Se estiver desligada, os únicos "lixos" esvaziados são os dos volumes que estão montados.

Rui Batista

Exacto. Já me aconteceu só ter coisas no lixo se o disco externo estive-se montado, sinal disso mesmo, que cada volume tem o seu "lixo".
 
Se se puser os ficheiros invisíveis visíveis esse lixo aparece,inclusivé :) Por acaso nunca fiz isso no mac, mas no windows aparecem em marca de água.
 
Back
Topo