Problema com permissões

loster

I'm cool cuz I Fold
Ora bem, mais um problema que me surgiu depois de ter reiniciado a máquina.

capturaecrakt2.png


Quando vou para instalar uma aplicação, seja ela por onde for (consola, ou por ambiente gráfico) não consigo. Pela consola faço:
Código:
fabio@fabio-desktop:~$ sudo apt-get install ktorrent
Password:
fabio@fabio-desktop:~$
Pelo Adicionar/Remover Programas acontece o que está na screenshot.

Nem um simples sudo -i consigo fazer...

Se tentar ir a algum dos menus presentes em "Sistema -> Administração -> Utilizadores e Grupos" por exemplo, ele pede a pass, insiro a pass, mas não abre nada. Se poderem ajudar, agradeço.
 
Acho que tens isso tudo fanado ...

Faz sudo cat /etc/sudoers

Se continuar a não dar nada, é porque esse ficheiro ... desapareceu ...

O ficheiro terá que conter pelo menos o seguinte:

root ALL=(ALL) ALL

onomedoteuutilizador ALL=(ALL) ALL
 
Última edição:
Continua a não dar...

Da lição que tenho tirado de GNU/Linux é que não é preciso de formatar (na maioria do casos) e não quero mesmo fazer isso.

Se o ficheiro desapareceu, como é que consigo resolver o problema?
 
Acrescenta isto:

Código:
root    ALL=(ALL) ALL
USER ALL=(ALL) ALL

EDIT: o ruimoura já tinha dito acima mas pronto :X
 
Acrescenta isto:

Código:
root    ALL=(ALL) ALL
USER ALL=(ALL) ALL
EDIT: o ruimoura já tinha dito acima mas pronto :X

Agora que me lembro. Se ele não tem autorização sudo, não vai conseguir criar o ficheiro.

Terá sim que fazer o setup do utilizador root primeiro, e depois criar o ficheiro como root. Digo eu ...

Para o root, faz "su passwd", para criar a password de root
Depois faz su, mete a password, e como root já podes criar o ficheiro /etc/sudoers e incluires as linhas acima descritas.
 
Tens que fazer mesmo o comando "su passwd" para criar primeiro a password de root. Só depois o "su" para entrares na conta de root. O Ubuntu tem esta mania de não vir com o root configurado ...
 
Por acaso já me ocorreu o "Recovery Mode", e reparei que quando estava a fechar os processos, falho num "Daemon" qualquer coisa. Recovery Mode já feito mas sem sucesso.

capturaecra3vy7.png
 
Nãããããoooo não uses isso... os tipos da canonical com tanto trabalho a educar o people a usar sudo e vocês à mínima oportunidade dizem ao pessoal para definir password do root. lames que vós sindes :P

vá, arranca em "recovery mode" que ele arranca as cenas básicas e dá-te um terminal como root.
Aí fazes um vim/nano/cat/.... ao /etc/sudoers
Mesmo como root não vais conseguir escrever nele, porque ninguém tem permissões de escrita para esse ficheiro.
O processo é fácil: tens de dar permissões de escrita e retira-las assim que acabes de alterar o ficheiro, porque ao correres o "sudo" como utilizador ele vai perceber que alguém alterou as permissões do ficheiro e não te vai deixar executar os comandos na mesma.

Corres
Código:
chmod +w /etc/sudoers
chmod -> change "mode"; +w -> "adicionar" write (escrita); /etc/sudoers -> no commets :P

E abres o ficheiro com o editor que quiseres.
Nas últimas linhas deves de ter pelo menos uma linha
Código:
root    ALL=(ALL) ALL
e provavelmente outra linha parecida a esta
Código:
%«GRUPO_QUALQUER» ALL=(ALL) ALL
Ora, tem atenção que só "contam" as linhas descomentadas (que não começam com pelo menos um #).
Se tiver essa segunda linha tá tudo bem, simplesmente precisas de adicionar o teu «user» a esse grupo, que provavelmente deve de ser o grupo «admin».
Se não tiver, faz como eles disseram e adiciona tu uma segunda linha seja ela como eles disseram (com o teu username) ou como eu disse (com o grupo admin).

Em todos os casos depois de editares (ou não) o ficheiro tens de voltar a deixá-lo com as permissões correctas. Ora, se da outra vez, "adicionaste write" adora, "subtrais write" para ficar na mesma. ;)
Código:
chmod -w /etc/sudoers
Se já lá tinha a tal segunda linha com o nome do tal grupo, agora basta ver se realmente estás nesse grupo.
Fazes
Código:
id «username»
e ele diz-te a lista de grupos em que esse username está incluído.
Muito provavelmente não vai aparecer essa tal grupo que estava no ficheiro. Então adicionas. :P
Código:
usermod -G «nome_do_grupo» «username»
Por último, se te cansares de estar constantemente a pedir a password quando fazes sudo, no ficheiro /etc/sudoers na tal linha que te diz respeito (a do teu grupo, ou a do teu username) adicionas «NOPASSWD:» antes do último ALL. Deve de ficar semelhante a isto:
Código:
«user ou %grupo»    ALL=(ALL) NOPASSWD: ALL

have fun a dar cabo do teu sistema com permissões de root :P

Já agora... rui, ele nunca na vida lá ia com su passwd :P man su -> su - run a shell with substitute user and group IDs... Só pó pikanso :P
 
Já tenho sudo! Obrigado VuDu.

Quando reiniciou, vi que algo estava diferente: não tinha acesso à minha partição FAT32. Reiniciei outra vez e já tinha tudo normal.

Obrigado a todos.
 
muahah fear the mighty power of the recovery mode!! :002:

Decisões da Ubuntu team, não tenho nada a ver com isso... agora ando em Arch e esse tipo de coisas passam-me ao lado :-D, mas já que o Ubuntu é assim, não morre ninguém se respeitarmos esses princípios.
E assim evita dele andar a abrir terminais à maluca como root e depois voltar cá a queixar-se que não tem permissões para escrever na própria home :lol:

:kfold:
 
Back
Topo