Problema com placa de som em pc antigo

jonhy_doe

Power Member
Boas pessoal, pah tou a tentar arranjar um pc antigo:
- Sistema Operativo : windows xp pro com sp2
- Intel Celeron +/- 600 Mhz
- Placa de som creative CT4810 (E1371)
- Motherboard Via VT82C692BX
- Bios Award Modular Bios V4.51PG
- Placa grafica: Ati 3D Rage pro agp 2x (GT-c202)
- 128 MB RAM
- Leitor de cds creative.
- Disco rigido fujitsu com 4 gigas.

O principal problema depois de alguns testes que fiz, é que quando tento abrir uma musica, o computador crasha, ou seja o som para e faz um som agudo por vezes e o pc freeza completamente.
De inicio quando comecei a testar o pc, o leitor de cds parecia não querer funcionar, mas eu andei a trocar de cabos IDE e etc...e acabou por funcionar.. a placa de som andei a pular de slot pci em slot pci e nada feito...no inicio nem detectava a placa mas depois lá detectou...problema tambem de ser uma placa não muito razoavel lolll, testei com uma SB Live que tenho aqui e tambem acontece o mesmo problema, o pc freeza simplesmente loll.
Hm...testei a memoria e disco rigido com um cd de programas de diagnostisco que me emprestaram...tá tudo OK, pelo que parece...ainda penso que talvez seja algum problema com os IRQ's mas isso não tenho nenhuma experiencia a mexer nisso nem muito conhecimento...
Gostaria de saber se alguem já teve um problema semelhante e se sim, como resolveu...

Obrigadão pessoal, fiquem bem...
Manuel Seromenho
 
cheira-me que essa board deve ter placa de som onboard e que está em "enable" na bios, vais lá e metes disabled que deve resolver, procura por qq cosia como onboard ac-97 ou isso...
o que te está a acontecer quase de certeza é conflito de drivers, daquelas que o windows instala automaticamente para a tua board com as que tu instalaste para a placa pci.
 
hmmm

bem, o pc não tem placa de som onboard...:sad: penso que seja conflito de irq's mas o windows não acusa nada...

abraços...
Manuel Seromenho
 
resolvido...

bem lá resolvi o problema...

- Placa grafica: Ati 3D Rage pro agp 2x (GT-c202)

esta querida placa grafica não se estava a comportar lá mto bem, troquei por uma riva tnt2 32MB e funcionou tudo nice, com video som etc...

conclusão não havia problema nenhum com a placa de som...devia ter testado a placa grafica tb logo de inicio...é a viver que se aprende hehe =)

:lol:

cya
 
Back
Topo