Problema com placa gráfica: corrupção selectiva de texturas

__Miguel_

Power Member
Boas, pessoal.

Preciso de uma ajuda, já estou a dar um bocado em doido...

O que se passa é o seguinte: tenho uma X1950Pro da Gigabyte. Nunca me deu problemas, com excepção das dores de ouvidos com que fico depois de jogar (o VF700 Al-Cu está sempre no máximo e faz um basqueiro ENORME).

Desde há coisa de duas semanas que se tem passado uma coisa altamente estranha: em alguns jogos (tipo Legend: Hand Of God, o último que instalei, ou Lego Indiana Jones) dão perfeitamente bem, sem problemas.

Outros (tipo Space Siege) pura e simplesmente não os consigo jogar, porque parte das texturas fica corrompida. Acontece sempre com as texturas do background ou de objectos fixos do cenário (tipo árvores), ficam esticadas até ao infinito em todas as direcções, o que torna virtualmente impossível jogar (Space Siege nem se consegue ver o que é que se está a fazer...).

Outros jogos, que antes estavam bem (Crysis, por exemplo) começaram a ter o mesmo problema, ao passo que por exemplo o Assassin's Creed ficou na mesma.

O exemplo mais caricato é, ainda assim, Spores. Na primeira e última fases do jogo (celular e interestelar), fica tudo bem. Nas intermédias nota-se o mesmo problema que já referi.

Estou a dar em doido porque não consigo perceber se o problema está na gráfica ou em algum software...

De início pensei que fossem os drivers, mas regredindo um por um até aos 8.3 (que sei que funcionavam), está tudo igual.

As únicas outras mudanças de software que houve foram o AV (passou do F-Prot para o NOD - que, por sinal, tem uma firewall tremendamente temperamental...), o anti spyware (o Spybot passou da versão 1.5.2 para a 1.6) e os drivers Ageia (que precisei de instalar para o Legends, e que me deram um trabalhão para pôr a funcionar, os que vêm com o jogo estão avariados...).

Alguém me pode dar alguma luz sobre isto? É que reinstalar o Windows é um bocado complicado nesta altura, tenho falta de espaço em discos para copiar tudo o que preciso... Além disso, se é um problema de hardware, reinstalar o SO não vai adiantar de nada...

Algum software conseguirá fazer testes a ver se está algo mal?

Cumps.

Miguel
 
Da última vez que me aconteceu algo parecido com isso substitui a placa gráfica, uma geforce 2 mx400. No NFSU notava-se por exemplo a estrada toda às cores, mas o carro estava normal. Para verificares se é a placa gráfica que tem algum problema não sei se o ATI Tool ajuda ou não, mas podes experimentar e ver se a imagem que roda não aparece correctamente.
 
Boas, pessoal.

Preciso de uma ajuda, já estou a dar um bocado em doido...

O que se passa é o seguinte: tenho uma X1950Pro da Gigabyte. Nunca me deu problemas, com excepção das dores de ouvidos com que fico depois de jogar (o VF700 Al-Cu está sempre no máximo e faz um basqueiro ENORME).

Desde há coisa de duas semanas que se tem passado uma coisa altamente estranha: em alguns jogos (tipo Legend: Hand Of God, o último que instalei, ou Lego Indiana Jones) dão perfeitamente bem, sem problemas.

Outros (tipo Space Siege) pura e simplesmente não os consigo jogar, porque parte das texturas fica corrompida. Acontece sempre com as texturas do background ou de objectos fixos do cenário (tipo árvores), ficam esticadas até ao infinito em todas as direcções, o que torna virtualmente impossível jogar (Space Siege nem se consegue ver o que é que se está a fazer...).

Outros jogos, que antes estavam bem (Crysis, por exemplo) começaram a ter o mesmo problema, ao passo que por exemplo o Assassin's Creed ficou na mesma.

O exemplo mais caricato é, ainda assim, Spores. Na primeira e última fases do jogo (celular e interestelar), fica tudo bem. Nas intermédias nota-se o mesmo problema que já referi.

Estou a dar em doido porque não consigo perceber se o problema está na gráfica ou em algum software...

De início pensei que fossem os drivers, mas regredindo um por um até aos 8.3 (que sei que funcionavam), está tudo igual.

As únicas outras mudanças de software que houve foram o AV (passou do F-Prot para o NOD - que, por sinal, tem uma firewall tremendamente temperamental...), o anti spyware (o Spybot passou da versão 1.5.2 para a 1.6) e os drivers Ageia (que precisei de instalar para o Legends, e que me deram um trabalhão para pôr a funcionar, os que vêm com o jogo estão avariados...).

Alguém me pode dar alguma luz sobre isto? É que reinstalar o Windows é um bocado complicado nesta altura, tenho falta de espaço em discos para copiar tudo o que preciso... Além disso, se é um problema de hardware, reinstalar o SO não vai adiantar de nada...

Algum software conseguirá fazer testes a ver se está algo mal?

Cumps.

Miguel


Os drivers da NVidia têm um teste de estabilidade, se tiver uma função semelhante nos drivers da ATi pode ser que notes algo de estranho num dos componentes.
 
Da última vez que me aconteceu algo parecido com isso substitui a placa gráfica, uma geforce 2 mx400. No NFSU notava-se por exemplo a estrada toda às cores, mas o carro estava normal. Para verificares se é a placa gráfica que tem algum problema não sei se o ATI Tool ajuda ou não, mas podes experimentar e ver se a imagem que roda não aparece correctamente.
Quer o ATI Tool quer o ATI Tray Tools dão como resultado exactamente a mesma coisa: nada de artefactos, nada de corrupção das texturas.

Os drivers da NVidia têm um teste de estabilidade, se tiver uma função semelhante nos drivers da ATi pode ser que notes algo de estranho num dos componentes.
Que eu saiba, os drivers da ATI não têm nada disso. Mas testes com outro software (ver acima) mostram que, pelo menos aparentemente, a gráfica está bem ao ser acedida directamente.

Entretanto, já que estava numa de testes, fiz testes com o DXdiag. Correu tudo bem, até ao momento em que a placa começou a fazer os testes do Direct3D. Já estão a adivinhar, corrupção das texturas...

Agora resta saber se é um problema do DX9 (só uso XP, esqueci-me de dizer...) ou da parte da placa que faz decode do DX9 (que creio que é exactamente a mesma que faz decode de OpenGL e afins, por isso quase com 100% de certeza que há qualquer coisa de muito errado com o DX9...).

Vou tentar desinstalar e reinstalar o DX9, a ver se o problema resolve.

Entretanto, obrigado pelas respostas rápidas.

Cumps.

Miguel
 
Ah lembrei-me que no meu problema com a geforce 2 mx400 quando ia ao ambiente de trabalho ficava tudo normal. Quando iniciava de novo o jogo passado uns 10min voltava ao mesmo, estrada colorida e alguns menus. Não sei se é também o teu caso, de estar bom e mais tarde piorar para isso que te acontece.
 
Ah lembrei-me que no meu problema com a geforce 2 mx400 quando ia ao ambiente de trabalho ficava tudo normal. Quando iniciava de novo o jogo passado uns 10min voltava ao mesmo, estrada colorida e alguns menus. Não sei se é também o teu caso, de estar bom e mais tarde piorar para isso que te acontece.
No meu caso acontece sempre que são utilizadas texturas (apenas em modo Direct3D, aparentemente), desde o primeiro frame.

Estou a fazer uma revisão também aos ficheiros de sistema do Windows. Entretanto descobri que o Help and Support Center desapareceu :confused:, assim como outros ficheiros de sistema... Muito estranho.

A ver se resolvo isto entre hoje e amanhã, se não vai ser um problema...

Se tiverem mais ideias entretanto, avisem.

Cumps.

Miguel

Bom dia, pessoal.

Só para deixar um update, os testes, reinstalações e limpezas (que incluiram remover o suporte PhysX do PC) que fiz ontem não deram em nada.

Ou seja, neste momento tenho um PC incapaz de correr jogos em modo Direct3D, o que é perfeitamente estranho...

Estou agora a fazer backup das minhas coisas (mais de 100GB só naquela máquina...), logo vou formatar o PC e reinstalar o Windows. Hmpf, seca... Tarde de Domingo perdida, tenho de deixar o PC em condições hoje, não vou estar cá durante a semana...

Se entretanto tiverem mais alguma ideia que evite de estar a reinstalar o SO, agradecia.

Cumps.

Miguel
 
Última edição pelo moderador:
Problema resolvido! Embora não saiba como... lol

Boas, pessoal.

Tal como o título indica, consegui resolver o problema com a reinstalação do SO (que foi uma seca, diga-se...).

Depois de actualizar o SP2 para o SP3 directamente, e de fazer algumas actualizações, já tenho acesso outra vez ao Direct3D em condições.

O problema é que não sei a causa de raiz do problema... Só posso presumir que tenha tido algum virus ou spyware que tenha passado pelos filtros (NOD32 e Spybot), ou então alguma coisa que corrompeu o DX (que não dá para desinstalar e reinstalar, e que é um bocado temperamental nas actualizações...)

Anyway, obrigado novamente pelas ideias.

Podem encerrar.

Cumps.

Miguel
 
Back
Topo