problema com portátil acer travelmate 4001wlmi

placas

Membro
Olá a todos,

Espero estar no fórum correcto.
Tenho um portátil acer travelmate 4001wlmi, que recentemente começou a ter problemas com a imagem. Começou a mostrar uns riscos vermelhos no ecrã que desaparecem só com umas pancadinhas ... Ligando o portátil a um monitor externo, o problema continua, o que me leva a pensar que o problema estará na placa gráfica (que vem na board).

Sugestões para reparação têm? Vale a pena trocar a board? Onde compro uma "barata"?

obrigado
 
Bem vindo.

Se não me engano a memoria de video é partilhada com a memoria de sistema, retira as placas de memoria (devem estar debaixo do pc com uma tampa e 2 parafusos) e testa uma de cada vez e de forma individual.
Como está de limpeza interna esse computador?? (Cpu, Cooler, massa termica e outros?)

Gu@rdian
 
olá,

nunca o abri nem nunca o limpei ... vou testar isso das memórias
aliás, vou testar tudo que me disserem, pq uma board para este portátil custa +- 300€ (usada/reparada....já não vendem novas) e não me apetece nada gastar tanta nota num portátil usado

obrigado pela dica
 
já tirei as memórias alternadamente, o problema continua.
Se fizer pressão sobre uma zona do portátil ele fica a dar bem, o que me lebva a crer que possa ser um mau contacto...
deixem-me dizer uma "burrice", há lpacas gráficas externas..tipo usb?
 
Não existe esse tipo de placas usb ou pcmcia. E mesmo que existam não te resolve a situação.
Em que zona do pc carregas para ficar boa a imagem?
Coloca aí uma foto do ecran do pc e outra com a saida de video no monitor, se possivel claro.

Gu@rdian
 
cá vão as fotos ... dá para ver o poder da mão :)

acer-marado.jpg


acer-curado.jpg
 
Viva.

Isso já ajuda bastante, mas tenho alguns pontos a salientar.
Ou é impressão minha ou o teclado está ligeiramente côncavo? (pode ser erro meu de visão), devido a umas 'festinhas' de mão fechada.
Assim á 1º vista parace ser má dissipação no 'chipset' da placa grafica, ou seja todo o chip que por tendência vai aquecer tem um dissipador de calor em cima para auxiliar no escoamento desse calor.
A pressão que fazes no pc, pode estar a ajudar nessa dissipação (isto é mera hipotese), ou um mau contacto que possa existir também.
No local onde fazes pressão, o que está por baixo? (o cd/dvd ou bateria ou outra coisa)
Daqui em diante, as medidas a tomar no sentido de tentar resolver o teu problema pode implicar a abertura do equipamento, logo convém ter algum conhecimento técnico para isso.
Responde ás questões acima e decide tu se queres avançar (dentro do possivel) a resolução do teu problema.

Boa sorte.

Gu@rdian
 
Desde já obriggado pela ajuda :), e aviso já ques esou pronto para tudo, menos pagar gastar 300 euros numa board usada com garantia de 3 meses apenas (foi o que me disseram que poderia precisar). Por isso não custa tentar , seja o que for.

. O problema parece ser mau contacto porque com pequenas pancadas (pequenas mesmo) o padrão das riscas no ecrã muda logo.
. O teclado é mesmo assim.
. a placa é uma ati radeon 9700
. o cdrom é do lado contrário do que eu bato e a bateria é atrás
 
Viva.

Assim sendo, vamos lá preparar a 'cirurgia' de barriga aberta.
Devo salientar que não assumirei qualquer responsabilidade sobre a intervenção que VAIS fazer no equipamento, tens de ter em mente que algo pode correr mal e tornar a situação pior do que está, o meu esforço será evitar que isso aconteça.

1º Tens de ter algum conhecimento minimo e alguma sensibilidade a desmontar equipamentos, se não o tiveres, aconselho a ficares por aqui.
2º Fazer copias de segurança da informação que tens no pc, da que necessitas e da que não necessitas.
3º Arranjar uma mesa que para possas desmontar a maquina e dispor as peças ao lado do pc á medida que vais desmontando (ajuda bastante na fase da montagem)
4º Uma folha de papel branco para dispores os parafusos que vais retirando da maquina e ao lado do parafuso escreves de onde ele saiu.
5º Remover todos os perifericos de encaixe no pc : cd/dvd, bateria, memoria, disco, modem, wireless e outros que sejam de remoção facil.
6º Em caso de duvida em algo, PÁRA e não mexe.

Se tudo tiver corrido bem até aqui diz algo.

Boa sorte.

Gu@rdian
 
tipo de martelo a usar?

já que ninguém sugere a reparação ... querem sugerir um tipo de martelo que resolva o problema sem levantar muita poeira?
 
Viva.

Já nem me lembrava do 'bicho'.

Antes de mais retira da placa as memorias e modulo wireless, para evitar riscos ao maximo.
Arranja massa térmica, alcool isopropílico (acima dos 90%) , uma pistola de calor (250º - 300º) e uma trincha ou pincel com pelo menos uns 2cm de largura. Um compressor de ar era o ideal, em alternativa uma lata de ar comprimido.

1º - Retira o cpu do sitio dele e coloca de lado.
2º - Com o ar comprimido assoprar bem toda a placa (cuidado com as etiquetas e outras coisas que possam saltar), dos dois lados, verificar debaixo dos sustentadores (pedaço de metal que fica do outro lado da mobo onde vão roscar os parafusos)
3º - CUIDADO COM O PASSO SEGUINTE.
4º - Com a pistola de calor (no maximo a debitar 200º - verificar uma distância segura da placa ao calor emitido) apontar á zona onde se encontra o GPU e á volta dele, isto deve demorar segundos, não mais que isso.
(este passo com o calor serve para tentar eliminar possiveis soldaduras que tenham estalado com a temperatura que o pc terá atingido em momentos maus)
5º - Deixar arrefecer por 20 minutos.
6º - Voltar a limpar a placa toda com o alcool, colocar o cpu COM MASSA TERMICA NOVA, no dissipador do GPU colcocar também massa termica, verificar se mais algum componente que tenha dissipação metálica aplicar massa termica.
7º - Aqui poderá ser efectuado um teste ao pc com o minimo de material montado, apenas para verificar se tudo terá ficado bem. Cuidado com as ligações.

Boa sorte.

Gu@rdian
 
Penso que sim, se atingir a temperatura que acima referi 200º e o feixe de calor possa ser direccionado (a ponta onde sai o calor deverá ser pequena e não abrangente).
Estamos a falar na temperatura que vai aquecer a solda, abaixo disso é desnecessário.
Muito cuidado com este passo, para não queimar as mãos e nada na placa. Atenção não pegar na placa após se ter dado o calor, correndo o risco de deixar a pele dos dedos na placa.

Gu@rdian
 
Back
Topo