Problema com router? modem?

J_M

Power Member
Boas, é o seguinte, quando instalei a internet ca em casa comprei um router wireless e liguei-o ao modem. Durante umas semanas tudo bem. Uns tempos depois reparei que ja nao conseguia ligar-me a net, chamei ca a casa o tecnico e ele disse algo do genero "liga o cabo a esta entrada e funciona na mesma". Mexeu nos cabos que ligam o router ao modem e foi-se embora.
A partir daí passei a poder aceder à net com um pc de cada vez. Ou seja, os meus 3 pcs ligam-se à net sem fios, mas apenas um abre sites e liga o messenger. Os outros mostram estar ligados mas nao dao resposta. (No vista, ficam com o simbolo da rede ligado mas nao aparece o "globo"). Se reparar a ligação dizzem-me que nao conseguem ligar-se ao servidor DNS.

Uns meses mais tarde o mesmo tecnico veio cá com um router wireless dele e trocou-o pelo meu, tentamos ligar e estava tudo na mesma, apenas um pc se podia ligar. Foi-me dito então, "o problema nao é do router, é so modem, chame aqui os tecnicos da sua fornecedora de internet".

Dirigi-me lá, expliquei o problema e disseram-me "fizemos aqui testes e está tudo bem com a sua ligação, nao pode ser problema do modem, só se antes tinhamos um bug e o senhor estava a receber vários ip's"

É o raio de uma ligação wireless!!

Ou seja, estou na net, a minha mae quer ir a net no pc dela, eu desactivo a ligação no meu pc, ligo e volto a ligar o router + modem, a minha mae liga-se á rede e ja tem net. Ou seja, o primeiro a ligar-se ao wireless tem net, os outros estao ligados a rede mas não tem internet. E para trocar a net para outro pc preciso de fazer reboot ao modem e ao router, basicamente desligo-lhes a alimentação e volto a ligar de seguida.

Amanha vêm uns tecnicos ca a casa configurar umas coisas e queria aproveitar e se fosse problema do modem falar com eles. Sei que é complicado, mas alguem tem alguma ideia?

O problema nao é dos pcs, qualquer pc que venha ca a casa comporta-se da mesma maneira na rede. Além disso, o meu pc em qualquer lado liga-se às redes wireless sem problema. Preciso é de identificar o problema, modem ou router?

Desculpem pelo longo post, se alguem o tiver lido até ao fim o meu muito obrigado!:001:
 
Última edição:
Boas,

Qual é o router e a ligação adsl?

Cumprimentos

Boas, o router em questão é um OvisLink AirLive WL-5424AR, é um router de 4 Portas. A ideia com que fiquei da primeira vez foi que uma das entradas atrás queimou numa trovoada e o tecnico ligou o cabo noutra.
O que quero dizer é, o router atras tem 5 entradas:
- entrada "1"
- entrada "2"
- entrada "3"
- entrada "4"
- entrada "internet"

As entradas de 1 a 4 têm escrito LAN por baixo.

Fiquei com a ideia, talvez errada, que o cabo que vem do modem inicialmente se ligava na porta "internet". Esta tendo deixado de funcionar, o técnico pegou no cabo e ligou-o à porta "4".
Isso explicaria o porque de apenas um computador de cada vez conseguir aceder ao DNS?

A internet que possuo é da Bragatel, penso que seja 2MB, amanha os tecnicos vêm aqui porque pelo mesmo preço agora ha uns pacotes com net mais rapida e com trafego ilimitado, e na loja disseram que antes de me aumentarem a velocidade da net tinham que enviar uns tecnicos ca a casa.
 
Isso explicaria o porque de apenas um computador de cada vez conseguir aceder ao DNS?

Boas,

Olha isso não explica nada...se tens um router qualquer pc lá ligado "tem livre acesso aos DNs"...mesmo que uma das portas estivesse danificada ainda te restavam 3 e o wireless... e qualquer pc ligado ao router deveria funcionar... tens ai outra coisa estranha...experimenta por os DNS manualmente na ligação...

Cumprimentos.
 
Boas,

Olha isso não explica nada...se tens um router qualquer pc lá ligado "tem livre acesso aos DNs"...mesmo que uma das portas estivesse danificada ainda te restavam 3 e o wireless... e qualquer pc ligado ao router deveria funcionar... tens ai outra coisa estranha...experimenta por os DNS manualmente na ligação...

Cumprimentos.

Por os DNS manualmente? Como faço isso?
 
Testei de outra maneira, o pc ca de casa estava ligado ao wireless e na net, liguei um cabo de rede do meu portatil ao router, pensei "se o wireless nao da em multiplos pcs, com um cabo fisico devo conseguir contornar isso".
Nada, diz que estou ligado mas as paginas nao abrem. Tenho que desligar a net do outro pc e desligar e ligar o router e o modem para ter net no meu.

Não percebo isto
 
Penso que tens windows, no computador que tens net, ou seja que tens dns vai ver qual é... digamos vai a linha de comandos e escreve ipconfig.

Depois deve aparecer. o ip dns.. etc.

apontas tudo bem apontadinho e colocas nos outros sitios manualmente, em vez de atribuir o dns e o ip automaticamente.

senão der assim diz..especifica o que queres ligar com o router..

cumprimentos
 
Última edição:
Vejo quais sao os dados no pc que está ligado e coloco nos outros pcs ca de casa?
Onde coloco esses dados nos outros pcs? No Browser?
Isso não vai fazer com que os outros pc nao se liguem a outras redes?
 
Vejo quais sao os dados no pc que está ligado e coloco nos outros pcs ca de casa?
Onde coloco esses dados nos outros pcs? No Browser?
Isso não vai fazer com que os outros pc nao se liguem a outras redes?

Va uma de cada vez, dizes que ha um pc que consegues ligar é nesse que vais ver qual o dns que esse têm pois e o unico que tem tudo correcto.
Colocas esses nas ligaçoes de rede, propriedades.
Os outros pc's estao ligados a quantas redes? tens quantas redes a funcionar, se tiveres mais que uma já é diferente
 
Va uma de cada vez, dizes que ha um pc que consegues ligar é nesse que vais ver qual o dns que esse têm pois e o unico que tem tudo correcto.
Colocas esses nas ligaçoes de rede, propriedades.
Os outros pc's estao ligados a quantas redes? tens quantas redes a funcionar, se tiveres mais que uma já é diferente

Como mencionei no inicio da thread, qualquer um dos meus 3 pcs cá de casa se consegue ligar á net, mas apenas um de cada vez. Se um estiver na net e eu quiser aceder à net noutro, tenho que desligar o wireless do que está nesse momento ligado, tirar e voltar a por a alimentação do router e do modem e finalmente aceder à net com o pc que quero.

Quando um pc está na net, os outros ligam-se à rede sem problemas mas nao tenho net. Não funciona o browser, o messenger, nada.

Tenho apenas uma rede (um modem e o respectivo router) ca em casa.
 
então é isso que estou a dizer, todos os computadores usam um ip e dns automatico, mas so um consegue aceder a internet, então aquele que consegue vais a linha de comandos e metes ipconfig, dai tiras o ip e dns, e vais meter nos outros computadores que nao funcionam.

Vais ao Painel de controlo, rede, ligações de rede, propriedades, tcp/ip, propriedades, ai colocas o ip e dns fixo e nao automatico como deve estar pré-definido.
 
então é isso que estou a dizer, todos os computadores usam um ip e dns automatico, mas so um consegue aceder a internet, então aquele que consegue vais a linha de comandos e metes ipconfig, dai tiras o ip e dns, e vais meter nos outros computadores que nao funcionam.

Vais ao Painel de controlo, rede, ligações de rede, propriedades, tcp/ip, propriedades, ai colocas o ip e dns fixo e nao automatico como deve estar pré-definido.


Desculpa esta pergunta mas é para ter a certeza.
Com o ipconfig tenho acesso a:
-Sufixo DNS específico da ligação.
-Endereço IPv6 de local de ligação.
-Endereço IPv4
-Mascara de Sub-rede
-Gateway predefinido.

Daqui tiro o DNS e o IPv4?
No PC pede-me como DNS uma serie de números, e eu com o ipconfig obtenho letras "bragatel.pt".
 
Última edição:
Desculpa esta pergunta mas é para ter a certeza.
Com o ipconfig tenho acesso a:
-Sufixo DNS específico da ligação.
-Endereço IPv6 de local de ligação.
-Endereço IPv4
-Mascara de Sub-rede
-Gateway predefinido.

Daqui tiro o DNS e o IPv4?


tira tudo menos o ipv4
tive a ver e também precisas dos outros, se for o que to a pensar, se o endereço ipv6 nao resultar ai tenta o ipv6, porque neste momento nao to a ver a diferença desculpa.
 
tira tudo menos o ipv4
tive a ver e também precisas dos outros, se for o que to a pensar, se o endereço ipv6 nao resultar ai tenta o ipv6, porque neste momento nao to a ver a diferença desculpa.

Desculpe mas:
- Não posso colocar o DNS nos outros pq o ipconfig da-me letras "bragatel.pt".
- Não posso colocar o IPv6 pq são 5 series de letras e números separados por ":".

Os pcs de casa, no campo para preencher têm " . . . ".
 
Desculpe mas:
- Não posso colocar o DNS nos outros pq o ipconfig da-me letras "bragatel.pt".
- Não posso colocar o IPv6 pq são 5 series de letras e números separados por ":".

Os pcs de casa, no campo para preencher têm " . . . ".

Desculpa mas assim não sei, comigo resulta, tambem tive o mesmo problema, mas o meu dns e o meu ip davam numeros e assim que ficaram fixos. Já estava tudo bem.
Desculpa lá não consegui resolver, mas pelo o que vi o maior problema era o router.
Experimenta ligar o modem ao computador directamente, se ligar directamente e dar net o problema e do router(tendo em conta que passado umas semanas avariou), senão der logo no pc é do modem.

Para além disso não sei mais, boa sorte com os tecnicos, espero que resolva. Depois da resolução mete aqui um post para eu ver qual era o problema se faz favor ;)
 
Desculpa mas assim não sei, comigo resulta, tambem tive o mesmo problema, mas o meu dns e o meu ip davam numeros e assim que ficaram fixos. Já estava tudo bem.
Desculpa lá não consegui resolver, mas pelo o que vi o maior problema era o router.
Experimenta ligar o modem ao computador directamente, se ligar directamente e dar net o problema e do router(tendo em conta que passado umas semanas avariou), senão der logo no pc é do modem.

Para além disso não sei mais, boa sorte com os tecnicos, espero que resolva. Depois da resolução mete aqui um post para eu ver qual era o problema se faz favor ;)

Liguei um cabo directamente do modem ao PC, nao dava nada, desliguei e voltei a ligar a alimentação do modem mais 2 vezes, quando reparei, tinha net no pc.
Mas, desligando e desligando as coisas tb tinha net com o router, e nao posso testar ligar o modem a dois pcs pq só tenho 1 cabo e o modem só tem uma entrada.

Que devo fazer?
Gostava de perceber o que está a funcionar mal no conjunto para substituir.
 
o problema deve ser o router!
isto é, ligas o modem á porta WAN do router, e a ligação no interface web do router tem que estar em dhcp, a partir daí ele trata de tudo sozinho, claro excepto a rede wireless (password e companhia).
ao ligares o modem a uma das portas LAN do router, o que ele faz é atribui o IP público ao primeiro pc que se liga á rede, e os outros ficam a ver navios, isto porque o isp só atribui um IP público normalmente.
 
o problema deve ser o router!
isto é, ligas o modem á porta WAN do router, e a ligação no interface web do router tem que estar em dhcp, a partir daí ele trata de tudo sozinho, claro excepto a rede wireless (password e companhia).
ao ligares o modem a uma das portas LAN do router, o que ele faz é atribui o IP público ao primeiro pc que se liga á rede, e os outros ficam a ver navios, isto porque o isp só atribui um IP público normalmente.

Tenho 5 portas no router: Lan1, Lan2, Lan3, Lan4 e Internet. Deveria estar ligado à porta internet não é? Quando a porta deixou de dar trocaram para a LAN1 e foram-se embora.

Devo substituir o router e tudo deverá voltar ao normal?
 
Back
Topo