Problema com touchpad synaptics

Bom voltei a instalar o Windows XP OEM da Toshiba que veio com o PC na tentativa de resolver o problema. Estava convicto de que era isso que o ia resolver e digo estava porque depois de instalar o SO coloquei o CD do Xubuntu e o touchpad não funciona.

Agora estou mesmo sem saber o que fazer abdiquei do Vista e do anterior Xubuntu para resolver o problema mas afinal não se resolveu nada. Começo a pensar que já se trata de um problema de hardware mas ao mesmo tempo parece que não porque no Windows o touchpad funciona lindamente.

Está aqui um problema muito estranho que não parece ter resolução, alguém faz uma ideia do que se pode tratar?
 
Provavelmente já viste isto. Não sei se te ajuda ou não. Tenho visto casos na net em que puseram "on" em vez de "true" no SHMconfig. ficando:
Código:
        Option          "SHMConfig"             "on"
Duvido que isso tenha algum efeito, infelizmente. É realmente muito estranho isso, nunca me aconteceu em portátil nenhum:confused:.

Boa sorte com isso,
Cumprimentos.
 
Provavelmente já viste isto. Não sei se te ajuda ou não. Tenho visto casos na net em que puseram "on" em vez de "true" no SHMconfig. ficando:
Código:
        Option          "SHMConfig"             "on"
Duvido que isso tenha algum efeito, infelizmente. É realmente muito estranho isso, nunca me aconteceu em portátil nenhum:confused:.

Boa sorte com isso,
Cumprimentos.
Pois eu já tentei isso antes e também não resultou.

Eu tenho um outro portátil em que o touchpad funciona perfeitamente nos LiveCD's de todas as distros. Este Toshiba também nunca teve problemas mas de repente isto aconteceu.

Neste momento só tenho o Windows XP instalado e deverá ser assim que vou ficar, infelizmente não posso ter um Linux em que o Touchpad não funciona é como deixar de ter portátil.
 
Experimenta um liveCD velho... para poderes experimentar um kernel mais antigo..
Actualmentena minha "colecção" o que mais antigo tenho é o Fedora 8 mas não é LiveCD. Vou procurar por aí o Ubuntu 7.10 que foi o que usei durante muito tempo e vou tentar. Mas não me parece que isso vá resultar visto que o touchpad funcionou sempre em distros sendo novas ou velhas.
 
Eu descobri em algumas pesquisas, que uma das causas para este problema estranhissimo pode ser um conflito das distros Linux com os módulos ACPI do portátil. Como devem saber existe a tecla Fn que aliada a outros F's permite executar operações como mudar o brilho, etc.

Ora as teclas Fn+F9 são as que permitem ligar/desligar o touchpad, então eu tentei usa-las no LiveCD do Ubuntu mas não funcionaram. Mas por exemplo as teclas Fn+F8/F7 funcionam e permitem-me aumentar ou diminuir o brilho.

Poderá ser isto verdade? Pode haver mesmo um conflito das distros Linux com os modulos ACPI? Ou até com a BIOS...
 
As minhas teclas Fn do brilho funcionam mas do touchpad/etc não.
Penso que as Teclas FN não deverão ter nada a ver.

Vendo na página do Ubuntu:
Troubleshooting

Determine Whether a Touchpad Is Configured
To check if a touchpad is configured, open a terminal and check your /etc/X11/xorg.conf file by typing the following:
grep Iden /etc/X11/xorg.confIf one of the lines is:
Identifier "Synaptics Touchpad"
then you have a Synaptics Touchpad configured. If not, see Adding a Synaptics Touchpad to the X Server Configuration.
Que te aparece aí?

Já agora, mexeste na Bios?
 
Bom com esse comando aparece isto

Código:
ubuntu@ubuntu:~$ grep Iden /etc/X11/xorg.conf
    Identifier    "Generic Keyboard"
    Identifier    "Configured Mouse"
    Identifier    "Synaptics Touchpad"
    Identifier    "Configured Video Device"
    Identifier    "Configured Monitor"
    Identifier    "Default Screen"
    Identifier    "Default Layout"
Parece que tudo está bom, mas o touchpad é que misteriosamente não dá qualquer sinal de vida.
 
Há qualquer de estranho, repara o que acontece com este comando
Código:
ubuntu@ubuntu:~$ synclient TouchpadOff=0
Can't access shared memory area. SHMConfig disabled?
No entanto eu tenho o SHMConfig activado no Xorg.conf...
 
Há qualquer de estranho, repara o que acontece com este comando
Código:
ubuntu@ubuntu:~$ synclient TouchpadOff=0
Can't access shared memory area. SHMConfig disabled?
No entanto eu tenho o SHMConfig activado no Xorg.conf...

Se calhar o "InputDevice" que está a ser reconhecido não é esse?
 
Já experimentaste meter o SHM nesse? Não explica porque não funciona no liveCD, mas este problema há muito que deixou de fazer sentido...
O problema não faz mesmo nenhum sentido e eu nem a causa dele sei, só sei que o problema acontece desde a desinstalação do Windows XP OEM.

Andamos aqui a moer a cabeça mas nunca vamos conseguir chegar á causa ou sequer a uma resolução porque no meu ponto de vista é um problema no hardware.

Agora so tenho o Windows XP instalado e é assim que vai ficar não quero moer mais a cabeça a tentar resolver algo que parece impossível.
 
Última edição:
Bom o problema foi resolvido após mais de 3 meses.

Instalei o Windows Vista e o problema manteve-se e o touchpad já não funcionava no Vista e eu sem saber o que fazer, então decidi instalar algo chamado Toshiba Value Added Package do site da Toshiba Europeu (não do Português) o Touchpad começou a funcionar tanto no Vista como em Linux.

Eu bem disse que o problema estava no Windows era estranho mas é verdade. A BIOS deste PC deve estar contacto com as drivers do Windows e isso vai influenciar todos os SO's.

Agora pergunto se após isto será possivel eu instalar apenas e só o Linux neste PC visto que o Value Added Package não vai estar lá.
 
Back
Topo