Problema com transformador

WindWalker

Power Member
Olá!

Pareceu-me o sítio mais indicado para colocar esta dúvida, por isso aqui vai:

Tenho um transformador que tem na etiqueta:
Input AC220V 50Hz
Output DC9.6V 220mA

Só que eu ligo-o à tomada, meço a tensão aos terminais em vazio, e o multímetro lê 15V :wow:

De referir que o transformador só tem ligação à fase e neutro da tomada (portanto, não tem ligação à terra) e que medi a componente AC e deu algo que oscilou entre os 3 e 7V (não devia ter as pontas fixas no multímetro, talvez por isso). Tenho outro transformador de 12V que dá 17V (sem estabilizador, pelo que me disseram é disso, e sem ligação à terra também) mas a componente AC é nula, logo aqui penso que haja algum problema.

Pensei que fosse por estar em vazio, então como tenho um circuito que fiz de carga de um condensador (resistência de 24kOhm em série com condensador 1000uF 16V electrolítico, com polaridade) coloquei o multímetro a medir a tensão no condensador enquanto este carregava.

O condensador carregou até ~17V, então fui medir a tensão nos terminais do transformador (mas sem o desligar do circuito RC) e medi ~19V :eek:

Não percebo o que se passa com o transformador, alguém me pode explicar?


Obrigado.
 
Última edição:
Uma carga de 24kOhm? Heh, isso não é carga nenhuma... bota lá uma resistência de potência de 100~200 Ohm, com 3 Watt, e deixa o condensador...

O valor em AC quase de certeza que não está a ser bem medido porque o multímetro supostamente diz o valor RMS, mas pode estar a ser mal calculado (depende dos €€ gastos nele), no entanto se tem tensão AC na saída pode ser o condensador de estabilização que tenha ido para as couves/ ou esteja ausente.

O valor de tensão nos transformadores em vazio (não estabilizados com reguladores lineares) é sempre superior do que quando se tem este ligado a um aparelho qqr.


Cumprimentos
 
Última edição:
1000uF 16V a trabalhar perto dos 19V? Estás a querer arranjar problemas. :D

Arranja um de 30 V para cima. 2200 uF não era mal jogado. :x2:


[[]]
 
Uma carga de 24kOhm? Heh, isso não é carga nenhuma... bota lá uma resistência de potência de 100~200 Ohm, com 3 Watt, e deixa o condensador...

Não tenho resistências de potência :\

No entanto descobri no meio da tralha uma de 750Ohm 'maior que aquelas miniaturas' (restos sei lá donde que o meu pai tinha no sotão) e usei-a.

O transformador debitou ~18mA e a tensão aos terminais era de ~13.5V, portanto o U = R * I bate certo :)

O valor em AC quase de certeza que não está a ser bem medido porque o multímetro supostamente diz o valor RMS, mas pode estar a ser mal calculado (depende dos €€ gastos nele), no entanto se tem tensão AC na saída pode ser o condensador de estabilização que tenha ido para as couves/ ou esteja ausente.

Se calhar está mesmo a ser mais calculado: eu coloco o multímetro a medir, e (agora) mede ~6.30V e está sempre a descer (não experimentei muito tempo, mas chegou aos 6.1xV nalguns segundos)

Gastei 12.5€, por isso duvido que seja do melhor que anda aí :D

O valor de tensão nos transformadores em vazio (não estabilizados com reguladores lineares) é sempre superior do que quando se tem este ligado a um aparelho qqr.

Neste caso, confere :x2:

1000uF 16V a trabalhar perto dos 19V? Estás a querer arranjar problemas. :D

Arranja um de 30 V para cima. 2200 uF não era mal jogado. :x2:

Foi por pouco tempo :) mas não chegou aos 19V :P

Arranjei um de 2200uF de uma mboard que me deram...mas é de 10V :(
 
Última edição:
Não tenho resistências de potência :\

Tens sim, arranjas uma lâmpada incandescente de 40W e tens uma resistência de 90Ohm/40W, ou então 2 de 60W ligadas em sériee ficas com uma resistência de 130Ohm/120W, LOOOL


No entanto descobri no meio da tralha uma de 750Ohm 'maior que aquelas miniaturas' (restos sei lá donde que o meu pai tinha no sotão) e usei-a.

Continua a ser alta demais...


Em relação ao condensador podes meter 2 de 1000µF/16V em série e ficas com um equivalente a 500µF/32V.


Cumprimentos
 
Tens sim, arranjas uma lâmpada incandescente de 40W e tens uma resistência de 90Ohm/40W, ou então 2 de 60W ligadas em sériee ficas com uma resistência de 130Ohm/120W, LOOOL

Não sei se estas são incandescentes, mas medi a resistência e deu ~99Ohm.

0.03A no multímetro (não usei o sensor de 200mA porque corria o risco de queimar o fusível do multímetro), 12,2V aos terminais do transformador. Ainda assim, para os 9.6V, hmm


Em relação ao condensador podes meter 2 de 1000µF/16V em série e ficas com um equivalente a 500µF/32V.

Eh, nunca tinha pensado nisso :mad:

Com 8 desses (4 blocos em paralelo de 2 em série) já dá para fazer um de 2000uF/32V, então :p


Obrigado.
 
Última edição:
Por falar em coisas estranhas...

Troquei a pilha do multímetro porque o mesmo dava aviso de pilha descarregada, continuou a medir os 0.03A e 99Ohm, mas agora mede 12.6V, e agora a melhor parte: 48mA nos 200mA :002:

Ou é do multímetro ou do transformador, mas suponho que seja o primeiro :P

qual é a marca do transformador e do multimetro?

TY18(35ED), é o que diz na etiqueta.
 
Última edição:
Back
Topo