Problema com Tuniq Tower 120

AtronAch

Power Member
Boas,

Comprei recentemente uma tuniq tower 120 em conjunto com e6750 e asus p5k.

mas encontrei um problema, o controlador da fan nao parece funcionar (ta sempre a 2000). eu penso que instalei aquilo bem, sera alguma opçao da mobo que tenha de desligar? sera que é o controller que ta estragado? tb nao consigo mudar o speed da fan com nenhum software, tentei o software que vem com a mobo e speedfan, nenhum funca.

agradeço alguma luz sobre o assunto
 
o rly? so rodar? lol

eu bem rodo mas a ventoinha continua sempre a 2000RPM , confirmando pela BIOS e pelo som,sempre gande cagaçal.

eu ja tentei td, desligar as opçoes na mobo, a nao ser que me teja a escapar alguma, se alguem tiver uma ideia do que possa ser visto que nao tb nao a consigo controlar por software..

thanks
 
Exacatamente. Eu tb tenho um controlador desses e da primeira vez tb tive de aguentar 3 dias com isso sempre no maximo e sei bem o q é isso. verifica as ligaçoes i tudo isso. AS vezes podes ter queimado o controlador. Eu da primeira vez q liguei começou a deitar fumo pq tava a ser ligado com a voltagem errada. Tive de arranjar um adaptador. AS tantas tu ja o queimas t i nem sabes. LOL

Cumps
 
o controlador que tenho é o que vem com o cooler.

ligaçao errada acho que nao fiz, o conector que liga a mobo tem 3 pinos, o que ta na mobo tem 4 , liguei aos ultimos 3.

o conector que liga a fan ao controlador, so da pa ligar de uma maneira, tentei ligar dps "ao contrario" mas nem da pa encaixar, por isso so pode ser daquela maneira.

mlgue3l, o que queres dizer com voltagem errada? nao mexi em voltagem nenhuma, aquilo so tem 2 sitios onde ligar e no manual nao falam nada disso.

tou agora com o stock cooler, vou mandar o tuniq pa tras.

com o stock ja csg alterar o speed atraves de software, mas penso que é devido a este ter os 4 pinos.


btw, aviso a quem tem um destes, vao-se ver gregos se algum quiserem-no tirar, a parte de tras que cola a mobo, onde se enroscam os parafusos, bem, aquilo deve ser super cola 3...
 
Boas. Olha tas a ver. Tens de arranjar um conector macho ou lá o q é q ligue do controlador ao cooler. Qeres q t mande uma foto como está o meu? Isso não pode ser assim ligar nos tres ultimos.
 
No meu caso é tao simples kanto isso, o controlador e um zalman, so nao sei se liga aos 3 ultimos da board ou aos 3 primeiros, sei k so dava para ligar duma maneira por causa do encaixe. mas se e isso o problema, pq nao ligas a outro sitio na board? deve ter mais ligacoes para fans de 3 pinos...
 
Exacto. No meu caso eu liguei um adaptador do controlador ate ao coller.

Controlador--Adaptador femea--Coler

Agr n sei s é este o teu problema.
 
sim, no meu tb so dava pa ligar duma maneira por causa do encaxe.

e qt ao adaptador, o do controlador é macho e o do cooler é femea, é td bastante straightforward.

mas se quiseres manda ai a foto pa confirmar.

pa teres uma ideia, a minha mobo é esta, e tinha o cooler ligado a mobo assim

http://www.iamxtreme.net/coolaler/ASUSP5KC/6.JPG

e o fio que liga a fan ao controlador é este

http://images.planetamd64.com/phatsob/tuniq/tower_120/tower_120008.jpg

que é femea e o do controlador é macho, nao era preciso adaptador nenhum, nem no manual fala em nada disso.
 
AtronAch: o link da motherboard, a imagem do cooler não é o tuniq

Eu tenho a board P5K que é praticamente igual à tua e comprei o tuniq tower 120 e deparei-me com um problema.

A disposicao do cpu na board obriga-me a montar o tuniq na vertical e com isso faz sobressair o cooler da board um pouco para cima e com isso bate-me na fonte alimentacao, ou seja, nao ha distancia suficiente entre onde termina a board e onde comeca a fonte. Podes dizer-me que tipo de caixa tens ?
 
nao tenho esse problema, ta td ok, e o prob que tinha no inicio desta thread tb ja ta resolvido mandaram-me outro controlador da ventoinha.

a caixa que tenho é uma Thermaltake Volcano.
 
Tive à procura no site da Thermaltake e não existe nenhuma chamada Volcano mas sim um cooler. Podes dizer-me mais especificamente qual é ou indicar o link da caixa?
É uma mid-tower ou full-tower ?
 
Soprano existem varios modelos, não me disseste se é full-tower ou mid-tower. Seja como for acabei por pedir uma full-tower NZXT Zero. A caixa é simplesmente espetacular, não tem LCD frontal com as temperaturas é uma pena mas isso vê-se com o Everest. Com as 4 ventoinhas no painel lateral arrefecem a board e todos os componentes da caixa já que o Tuniq Tower 120 praticamente so arrefece o CPU. A NZXT LEXA Blue/Red tambem é muito boa e bonita em lateral com painel frontal LCD de temperaturas mas é uma mid-tower.
 
Pelo que foi referido, tinhas isso bem colocado. Era problema do controlador. Eu tive mais azar... Enfim, ja esta resolvido e tudo montado. Agora, eu queria era arranjar umas molas iguais as que vinham com o Tuniq. O meu cota disse-me que teriam de ter a mesma forca daquelas mas onde encontro iguais? Tambem tenho o Tuniq quase, quase encostado a fonte mas ainda tem espaco. Reparei que tinha colocado a fan a mandar ar para o lado contrario as rams. Foi so retirar a caixa que a segura e vira-la ao contrario para mandar ar para elas. :D
 
Back
Topo