1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com Ubuntu

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Campelo, 9 de Julho de 2005. (Respostas: 26; Visualizações: 2101)

1. Campelo

Campelo 1st Folding then Sex

Boas, li por alto o topico sobre o ubuntu mas nao encontrei nada sobre este problema, nao consigo aceder à net.

Uso router, e como se trata de DHCP pensei que deveria dar mal instalasse a distro, ou depois de configurar a rede. Fiz tudo isto e penso que fiz bem, acho eu lol.

Atraves do broswer consigo aceder ao router, mas paginas de net nem ve-las o que é estranho pois se dá para aceder ao router :confused:

Alguma sugestao?

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Consegues pingar este ip? "ping 66.102.9.147"

O que tens no teu /etc/resolv.conf?

Faz "ifconfig" na linha de comandos e se quizeres posta aqui.

3. acrobat

acrobat Power Member

faz :
    "dhclient eth0" ou eth1 e já ta!

4. Campelo

Nao consigo "pingar" esse ip.

fiz e nao dá à mesma, se ajudar em alguma coisa apareceu-m isto:

E continuo com o mesmo problema, mas nao percebo bem porque porque acho que tá tudo no sitio ou nao? É alguma coisas noutro sitio? Broswer's ou outra cena qualquer?

Thanks.

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Há aí um problema qualquer. O router está a dar-te o mesmo ip do proprio router. Podes ver isso em "bound to 192.168.1.1 -- renewal in 1538 seconds", devia ser 192.168.1.X (X diferente de 1).

Vê o configuração do dhcp no router. Na parte do ip range, o que tens?

P.S. - Podes meter um ip fixo para resolver o problema por enquanto

6. acrobat

acrobat Power Member

ya é provavel que seja o range, mas akilo tb pode ser um endereço por defeito...

7. Campelo

Peço desculpa mas foi mesmo erro ao passar, o ip que aparece ali e mesmo 192.168.1.3 e nao 162.168.1.1

E voltamos ao mesmo lol

no ip fixo deve ficar assim?

ip adress: 192.168.1.1
    Subnet Mask: 255.255.255.0
    Gatway adress: 213.13.72.1

8. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Estranho.

Podes colocar aqui o que te dá os comandos "ifconfig eth0" e "route -n"?

Se quizeres meter um ip fixo, mete um fora do range do servidor de dhcp.

ip adress: 192.168.1.X (sem ser 1 e fora do range do dhcp)
    Subnet Mask: 255.255.255.0
    Gateway: 192.168.1.1

Mete os servidores de dns do teu ISP no /etc/resolv.conf

nameserver x.x.x.x
    nameserver x.x.x.x
    .
    .
    .

9. Campelo

Servers de dns do meu ISP é que nao tou mesmo a ver quais sao, posso ver isso onde?

Edit:
    Já encontrei, já agora pra quem quiser.

Servidores de DNS Sapo adsl
    194.65.5.2
    194.65.3.21

Última edição: 9 de Julho de 2005
  10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Provavelmente procurando no google.
    Mas talvez não precises, provavelmente o router faz cache de dns (não faço ideia) e podes ter só "nameserver 192.168.1.1" no resolv.conf

Mesmo que não tenhas "net" depois de colocares o ip fixo, tenta pingar aquele ip de cima (é um dos ip do google).

11. Campelo

Por ip fixo o tal ip do google ja da pra "pingar", mas continuo sem net. Isto quier dizer que?

Desculpa la tanta pergunta ao mesmo tempo mas pronto. Thanks.

12. acrobat

acrobat Power Member

se consegues pingar o google e n tens net entao pode ser alguma porta no router ke esta fechada! faz um reset ao router ke isso deve-lhe passar, ou entao vai conferir as portas

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O mais provavel é não estares a conseguir resolver nomes.

Que resultado tens quando corres estes dois comandos: "dig www.google.com" e "dig @212.113.161.226 www.google.com"?

P.S. - Se o Ubuntu não tiver o dig instalado, tenta "host www.google.com"

14. Campelo

Já estou no Ubuntu, tenho é de por o ip no firefox claro.

15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Parece-me tudo ok em relação à resolução de nomes.

Continuas a não ter "net"? Quando metes "www.google.com" no browser, dá-te erro? Que erro dá?

Podes tentar com outro browser? (O ubuntu deve ter o Epiphany ou o linx por linha de comandos)

16. Campelo

Quando ponho um nome simplesmente nao acontece nada, já tentei com outro browser e acontece o mesmo :(

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Faz "wget www.google.com/index.html" na linha de comandos, abre o ficheiro index.html que ele te guarda e vê se tem alguma coisa lá dentro.

Sinceramente, não estou a ver que problema poderás estar a ter, já que abres os sites pelo ip e o dig consegue resolver os nomes. :(

18. Campelo

Acho que como seria de esperar, fica lá o codigo fonte de página.

Engraçado que agora ao inciar o Mozilla e como tenho o google como pagina pre defenido, abriu com o nome, mas outros sites já nao abre.

Não percebo mesmo.

19. Campelo

Mudei agora para dhcp e já dá, com os ips claro, só dava com ip fixo, agora dá assim, mas é muito chato isto.

Ninguem tem a menor ideia do que possa ser? Podem-me confirmar se os servidores de dns so sapo sao mesmo aqueles que referi acima?

Thanks

Edit: Li num forum um problema identico ao meu, o user instalou o java e ficou a dar, nao percebi a coisa lol

Nao custa experimentar, fiz download do seguinte ficheiro j2sdk-1.4.2-rc1-linux-i586-gcc3.2.bin, tenho de instalar pela consola certo?

Última edição: 11 de Julho de 2005
  20. instalacao de software

men, para instalares software usa o apt... lê a pagina não oficial do ubuntu em
    http://ubuntuguide.org/
    diz-te lá como instalar montes de apps porreiras.

Partilhar esta Página