1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com um P4 3.0 Prescott

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por xmax, 23 de Junho de 2004. (Respostas: 29; Visualizações: 1695)

1. xmax

xmax Power Member

Pois é pessoal, hoje fui buscar o meu novo computador. Um P4 3.0 Prescott 1 GB de ram 2x512 Kingston Hiper X e uma motherboard Abit AI7.

O problema é que ele esta atingir temperaturas de 65 em full load. É um 3.0 mas está a correr a 3.45, o que n me parece muito. O que acham, isto é normal?

O overclock eu foi feito na loja, mas acho que foi com o programa que vem com a board. estou a pensar em trocar o cpu por um P4 normal ( sem ser Prescott ) acham que isto vai resolver o problema do aquecimento, ou será que há aqui outro prob. qualquer?

Eu tenho visto por ai que é possivel levar um P4 3.0 a 3.7 sem grandes problemas, o que será que se passa com o meu? Tenho uma boa board, boas memorias e uma boa caixa ( termaltake Xaser III ), qual será o problema? Azar? :)

Muito obrigado

2. kanguru

kanguru [email protected] Member

ja ouvi ppl a dizer ke os prescotts deles na akeciam mt, na sei se verdade ou n... o ke está generalizado mesmo é que os prescotts akecem muito mesmo, por isso acredito que isso seja normal, ainda por cima overclockado. Muda para os outros P4 que vais ver que a temp desce, e alem disso são melhores que os prescott.

3. PuNiShEr

PuNiShEr [email protected] Member

Pois, já é sabido q os Prescott akecem mais q um Northwood, devido á sua arquitectura (0,09u, 1mega cache nivel 2, novas instruxoes...).

Tive um 3,0c SLW6K (o xamado stepping maravilha) q "apenas" atingia 3,6 @ vcore default (isto com um sistema watercooling acima da media) por mais vcore q lhe pusexe ele n se mexia mais. Decidi mudar para Prescott (o tao mal amado cpu da intel por tanta gente :007: ), fazendo uma troca c um 2,8E, e digase d passagem q n tou nada arrependido, pois atingo 3,7 mhz @ 1,6v ja pra n falar no maior fsb (264 1:1). Com isto tenho mais performance c um cpu q me foi mais barato.

O unico senao é a temperatura, apesar de ter uma ASUS (é sabido q as ABIT leem a temp de maneira diferente das ASUS,normalmente +8º), agora tenho 48º @ Full Load @ 1,6v :die: (correndo 2 processos de SETI (1 para cada CPU logico)), dantes com o Northwood tinha 38º @ Full Load @ 1,55v.

Por isso, pelo menos pra mim, a temp n é um grande problema como algum ppl pretende kerer parecer (é mais um factor psicologico q com o passar do tempo tem d desaparecer, pois os cpus,devido ao inevitavel aumento de performance teem tendencia a akecer mais), até pk os Prescott tao desenhados para poderem atingir temps mais elevadas q o "antigo" Northwood, para mim desde q tenha melhores performances (como é o caso), a temp passa a ser um factor secundario..

Cumps [[]] :D

4. xmax

xmax Power Member

Tudo bem, mas n achas que 65 em full load é demais? A trabalhar a 3.45. Alias agora nem está a 3.45 mas sim a 3.3 e as temperaturas são as mesmas.

5. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

O PuNiShEr já o disse. As ABIT são conhecidas por darem temps muito elevadas.
    No entanto, não dizes qual é o cooler que estás a usar. E isso é que é preciso saber. Se estás a stock cooler é para mudar sem duvida.
    A ar eu mudava para swiftech 4000 colocava um adaptador de 80-120mm e em cima colocava uma fan de 120mm da noiseblocker:D
    É como tenho no meu segundo PC. No primeiro WC por aqui.
    E a pasta térmica ia para a artic silver 5

6. kanguru

kanguru [email protected] Member

metro, pelo menos nos amd eu diria o contrario, com o mesmo cpu a asus dava-me temps mais altas que a abit, (isto o sensor pq a tem real parece-me a mesma).

ele tem uma caixa thermaltake Xaser III deve trazer uma vulcano 12 ou assim no cpu. Eu acho as temps normais.
    E sim acho que os prescott OC mais, pelo ke vi pessoal ja neste forum a fazer, mas é preciso bom cooling. Só a ar penso que rende mais o northwood.

7. PuNiShEr

8. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

Faz isso. Prescott aquece pra burro.

9. [knap]

[knap] Power Member

Não é por teres uma caixa boa (como tu dixes...xaser é boa? :D ) k vais ockar melhor lol...e essa board tens a certeza k é assim tão boa?
    Os prescott são mesmo assim quentes por natureza 65 em full load n é nd...mts andam perto dos 80 em full load... :P
    Se keres ockar mais isso mete refrigeração de jeito tipo um bom wc...

10. DreamOn

DreamOn Folding Member

Não digas mal da Abit ai7.. :D Para northwood é uma board muito boa, pelo - eu não tenho razões de queixa.. :p
    Troca o cpu se puderes por um 3.0 steping maravilha..

Os prescott sao mesmo assim, não é azar não..

11. Tafinho

Tafinho Power Member

Aos 85º começam a throttlar.

12. xmax

xmax Power Member

Para já queria agradecer a vossa ajuda :)

Em relação ao cooler tenho um Zalman daqueles de cobre e aluminio

A caixa pode n ser do melhor que há mas acho que não é nada má. Tem 7 ventoinhas...

No que respeita a board tb só tenho ouvido dizer bem. Portanto n me pareçe que o problema esteja em algum destes componentes.

Bom mas de qualquer forma já fui à loja e vou trocar o prescott 3.0 por um northwood a 3.2 fico mais descansado assim, e depois vamos ver o que ele dá ;)

13. jvidia

jvidia Power Member

PuNiShEr, os SLW6K são assim tão bons ?!?

É que eu tenho um desses e defacto tenho o bicho a 3.6 (fsb 240 , mem 1:1) @ 1.55v vcore e a AR ! Agora compreendo o pq ... :D

14. Metro

Staff Member

Eu tenho meu a 3750Mhz a água sempre a 100%. Tive que colocar o Vcore a 1.6 na BIOS pq a minha board com este cpu faz undervolt. No asus probe dá 1,55V.
    O do PuNiShEr não saiu muito bom:(
    O meu é excelente.

15. DreamOn

DreamOn Folding Member

É sl6wk..
    jvidia, olha para a minha sig.. ;) 3.8ghz a ar..

16. jvidia

jvidia Power Member

Metro : dá para pores ai os valores que tens na bios para as mems e para o cpu/chipset ?

Tens as mems a 1:1 ??

DreamOn : pois mas tens uma Abit .... acho k com as Asus P4C800 a coisa pia mais fino, ou seja o OC não vai tão longe. Pelo menos na minha não.

Dá para postares ai as defs k tens na bios para as mems e para o cpu/chipset ?

17. Metro

Staff Member

jvidia
    Estou a usar divisor 5:4 (que na asus é 320Mhz) porque não tenho mems para estarem a mais de 225. Sem divisor tinha que as ter a 250Mhz como sabes.
    Assim estão a 200Mhz a 2-2-2-5.
    Com este divisor isso corresponde a 250 de FSB.
    Se não respodi a alguma coisa avisa.

18. jvidia

jvidia Power Member

O meu acima de 3600 tb não gosta muito, mesmo subindo o vcore e com as mens a 5:4. O máximo que consegui foi ir até 3750 (fsb 250) mas muito instavél.

De lembrar que estou a AR, com um Zalman 7000 AlCu @ apenas 2000 RPM's.

Do mal o menos ... assim com o vcore a 1.55v não gera mais calor e tenho as mem's a 1:1 (960Mhz <=> PC3840 !) :001:

19. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

xmax, 3.2 ou 3.0<-- Tem eh k ser SL6WK !!

20. PuNiShEr

Pois jvidia tou a ver q o teu SLW6K tb n saiu la mt bem, deve ser irmao do SLW6k q tive :D como ves ali o cpu do Metro e do DreamOn e d mtos outros users estao a overclokar q nem loucos :001: so msm nos e mais alguns (q sao poucos) é q tivemos azar...

Partilhar esta Página